sexta-feira, 9 de abril de 2010

Lamentável: Som e Fúria não terá segunda temporada


A produtora O2 Filmes, anunciou publicamente que a série Som e Fúria não terá uma segunda temporada, ao menos não na Rede Globo. A decisão partiu da própria emissora que não considerou viável produzir uma segunda temporada de uma série que não emplacou no Ibope, apesar de ter sido a mais elogiada pela crítica ao longo de todo 2009.

Som e Fúria, com roteiro e direção geral do premiado cineasta brasileiro Fernando Meireles, foi inspirada numa série canadense e contava a história do grupo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, mostrando ensaios, produção e também as vidas particulares das pessoas envolvidas nesse mundo tão complexo e que é conhecido por muitas poucas pessoas. Trazia como protagonista Felipe Camargo que encarnou divinamente bem o papel de Dante, ator frustrado que teve um trauma quando atuava e que dirige um grupo pequeno de teatro até se deparar com o papel de assumir a direção do grupo do Teatro Municipal.

A série foi muito elogiada pela crítica por mostrar um ritmo completamente diferente do que a TV brasileira está acostumada. Drama, humor, romance, tudo estava envolvido na produção de Som e Fúria que apresentava situações dramática bem teatrais, mas que se encaixavam com perfeição na tela da televisão. Nomes de peso no elenco como Pedro Paulo Rangel, Andréa Beltrão e Dan Stulback.

A Rede Globo ao cancelar esta série - uma das melhores já produzidas no país e completamente diferente de tudo que a emissora vem produzindo nos últimos anos - comete um erro crasso, exatamente o mesmo erro que as menores emissoras cometem. Definir sua programação, baseando-se exclusivamente no Ibope. É evidente que por ser muito mais clássica, Som e Fúria não teria um grande retorno na audiência, mas os prêmios e a crítica valeriam a pena o investimento em uma segunda temporada.

Segundo pessoas ligadas a produtora, ainda há quem queira produzir, não agora, a segunda temporada da série de forma independente, ou seja, sem o apoio da Globo. Como fazer isso é que não se sabe, já que boa parte do elenco é contratado da emissora. O jeito é suspirar fundo e lamentar o fim precoce da melhor produção de 2009.


3 Quebraram tudo:

Daivison Tavares disse...

Que pena a Globo não produzir a segunda temporada de Som e Fúria.Uma séria tão intensa e fantástica com toques de humor.Se a audiência não foi satisfatória é porque o público não soube reconhecer a grandeza do projeto.
É realmete lamentável.

Thiago Monteiro disse...

Pra mim, desde de O AUTO DA COMPADECIDA não tinha me deslumbrado tanto com uma série produzida pela televisão brasileira, é uma pena que a Globo prefira fazer segundas temporadas de trash's como "Cinquentinha" ao invés de dar uma chance a essa obra prima.

E também houve grande descaso com a série, entrando tarde na programação e tendo seus episódios editados. E por falar nisso, alguém já viu o DVD (se é que já saiu) e por acaso existe bastante cenas inéditas adicionadas?

Paulo Jr. disse...

ótimo. poder paralelo teve começo, meio e fim. esticar mais seria um erro e mancharia a obra.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira