segunda-feira, 15 de março de 2010

Uma Rosa com Amor é apenas razoável


Desde que estreou, há duas semanas, a novela Uma Rosa com Amor, do SBT, já teve 12 capítulos exibidos, sendo portanto, possível fazer uma análise mais coerente e centrada sobre os mais diversos elementos que rodeiam a trama de Vicente Sesso adaptada por Tiago Santiago.

Em primeiro lugar é preciso dizer que a novela, ao menos em seu início, não tem pegada. É uma história frágil, simplória e que, para os dias atuais em que o telespectador busca novidades e tramas ágeis, certamente não chama a atenção. Um folhetim absolutamente água com açúcar em seu núcleo principal, o que acaba por prejudicar todo o andamento da história, uma vez que não há um eixo forte para manter os trilhos. Em doze capítulos, a trama ainda não aconteceu, não houve nenhuma grande cena entre os protagonistas e nem nada que chamasse a atenção do público para, de fato, querer assistir todos os dias.

Não sei até que ponto existe liberdade de adaptação para os dias atuais por parte de Tiago Santiago, mas o que ocorre até o momento, infelizmente, é uma transferência de personagens de novela de época para os dias atuais, o que não tinha como dar certo, uma vez que, ao assistir as cenas, a impressão que se tem é de que aquelas pessoas não são reais, não pertencem a época em que vivem.

Ainda assim, o núcleo do casarão vem segurando muito bem o folhetim. As histórias são muito mais atraentes, divertidas e até com apelo dramático maior. Personagens mais interessantes foram construídos e podem chamar a atenção do público por seu carisma e história. Os grandes destaques têm sido, sem dúvida alguma, Betty Faria, que vem dando um banho de interpretação em um trabalho em que ela está nitidamente inspirada e Jussara Freire, divertidíssima e acertando o tom de sua personagem, apesar dos trejeitos serem idênticos a de Dona Tosca, personagem vivida pela própria atriz na novela Belíssima.

O ideal para Tiago Santiago devia ser investir fundo no humor dos personagens do casarão, abusar dos clichês e criar tipos, criar frases e bordões que cairiam na boca do povo, talvez assim a novela engrene na audiência.

O elenco não vem prejudicando a trama como alguns andam dizendo, a maior parte ao contrário, vem muito bem e fazendo o que é possível com seus personagens que são, em sua maioria superficiais e sem muitos conflitos, portanto não é possível realizar grandes composições.

O que mais chama a atenção em Uma Rosa com Amor, contudo, é o fato de a novela ainda não ter dado o selo Tiago Santiago. Todos conhecem o autor por suas situações absolutamente didáticas e texto meloso, o que ainda não ocorreu na trama e isso, acreditem, já é uma vitória e tanto, se considerarmos os últimos trabalhos do autor.

De qualquer forma, Uma Rosa com Amor não vem bem na audiência, patinando entre os 4 e 6 pontos, porém, não há de se considerar nada catastrófico, afinal, o horário é novo para o SBT em novelas e o público precisa se reacostumar. Acredito na possibilidade de aumento de audiência nos próximos capítulos, devido ao carisma do núcleo de humor da trama. A novela não é ruim, mas ainda não se mostrou boa, apenas razoável.

Este texto também está disponível no MSN Entretenimentos, através do site Famosidades, principal site sobre o mundo dos famosos no Brasil.


0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira