quarta-feira, 10 de março de 2010

Record e SBT unidas... no caminho errado

A idéia do título é sugestiva. Se pensarmos que a 2ª e 3ª maiores emissoras do país juntas, não chegam a audiência da Rede Globo que continua liderando, talvez uma junção se tornasse interessante, mas evidentemente inviável e não é sobre isto que este texto vai tratar, mas sobre a unidade da Record e do SBT em reclamar, reclamar e reclamar ao invés de trabalhar.

Ninguém se esqueceu ainda do estardalhaço que a Rede Record fez ao produzir em seu principal jornalístico, o Domingo Espetacular, uma grande reportagem 'denunciando' o sistema de medição feito pelo Ibope. Na ocasião a emissora fez questão de mostrar o que ela enxergava como inúmeras falhas e distorções no sistema da empresa. A Rede divulgou nota informando que, por não acreditar e confiar no sistema do Ibope iria, a partir daquele momento, parar de se basear nos números. Algumas semanas depois o que vimos? A emissora divulgando releases para a Imprensa mostrando os bons resultados de audiência de seus programas, ou seja, quando o número é satisfatório deve ser utilizado, quando não é deve ser denunciado.

A emissora foi duramente criticada pela mídia e por telespectadores que freqüentam o mundo virtual. Alguns desses, fãs assumidos do SBT, zombavam da Record afirmando que a emissora não sabia aceitar uma derrota. Porém, o caminho do SBT não é tão diferente. Ontem, durante exibição do filme Harry Potter e a Ordem da Fênix (5º filme da saga e ainda inédito na TV aberta até então), a emissora certamente esperava grandes resultados em audiência como normalmente ocorre quando um filme da franquia vai ao ar. Mas não foi o que aconteceu, Harry Potter obteve apenas 8 pontos de média contra 11 de Bela, a Feia e 10 de A História de Ester.

Então, o que um diretor do SBT fez? Foi para o twitter reclamar do Ibope. Sensacional, não? Segundo o diretor - que para piorar ainda apagou o twitt depois - mesmo que o SBT comprasse os direitos de exibição de Avatar e divulgasse amplamente o dia da exibição, daria 06 pontos e "lá" daria 65. Engraçado é que não vimos este diretor reclamando dos números do Ibope quando o Sílvio Santos venceu o Gugu, ou quando, em alguns domingos, a Eliana chegou a liderança. quando o filme A Fantástica Fábrica de Chocolates chegou a picos de liderança e deu 13 pontos de média, ele também não reclamou.

Ou seja, a Record e o SBT se atracam, as vezes até de forma exagerada, brigam com todas as suas armas - algumas até pífias - na busca pela consolidação da vice-liderança entre as emissoras abertas do país, mas o que se vê, é que nem uma nem a outra merece esta posição. Ao invés de seus diretores irem trabalhar para melhorar os números de audiência, eles preferem sentar e reclamar de protecionismo às rivais.

E há uma explicação perfeitamente lógica para o resultado da audiência do filme. Início de ano letivo, crianças dormindo cedo para ir ao colégio e, principalmente, os cortes abusivos que a direção da emissora fez sabe Deus por que quase que descaracterizando o roteiro.

Este é um dos motivos - e não o principal, mas importante - pelo qual a cada dia mais a Rede Globo segue tranqüila em seu reinado absoluto como líder da preferência do público. As concorrentes mais reclamam do que trabalham, uma pena.


1 Quebraram tudo:

Pranch disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira