segunda-feira, 8 de março de 2010

A Nova Grade do SBT é boa, mas pode melhorar


Com uma semana todos os programas do SBT já foram exibidos, sejam os novos programas que entraram na grade ou os mais antigos que tiveram alteração de data e horário devido aos ajustes na programação que a emissora tanto alardeou para o mês de março de 2010. E com a exibição e as mudanças vistas já é possível fazer uma análise calma e sensata das decisões da cúpula do SBT.

A primeira conclusão a que se pode chegar é que a Nova Grade é interessante, além de muito mais organizada e clara aos telespectadores, o que é uma vantagem e tanto se considerarmos que a emissora tem longa tradição de não apresentar muita organização na disposição de seus programas ao longo da grade. A Linha de Shows as 10 de noite tem por objetivo principal receber migração com o fim da novela das 8 e isso deu muito certo em anos anteriores e também em outras Redes de TV.

A grande questão e esse é um ponto fundamental, é que os programas se repetem, e isso, não há dúvida irá prejudicar os números de audiência. O SBT ainda não entendeu que alguns de seus programas precisam de descanso entre temporadas exatamente como ocorre em outros países. O Qual é o Seu Talento - que agora é apresentado todas às segundas - tem um grande potencial, mas sem descanso, faz com que o público perca o interesse, pois mal acaba uma temporada e já se inicia as audições da outra. O mesmo ocorre com o ótimo Esquadrão da Moda, com um diferencial, o Esquadrão é mais ágil, mais prática, o que o torna bem mais atraente, mesmo que sem descanso.

Nos novos programas o SBT acertou em cheio no formato e errou de forma retumbante nas datas. Conexão Repórter é, de longe, o melhor jornalístico que já passou pela emissora nos últimos anos. Com o selo de Roberto Cabrini, um dos mais competentes jornalistas investigativos deste país, o programa é ágil, interessante, e muito aprofundado. A estréia foi excelente em termos de conteúdo, porém, a data está equivocada. Quinta-feira não é dia para um programa como este, uma vez que, ao longo de todo o ano irá disputar espaço com a Linha de Show de maior audiência da Rede Globo, A Grande Família, o que torna inviável uma grande audiência. Cabrini e seu programa deveriam estar aos domingos, as 7 da noite, batendo de frente com Domingo Espetacular da Record, sem dúvida chegaria a liderança.

O mesmo problema ocorre com Aventura Selvagem. O programa é bom e Richard Ramussem sabe dar o tom correto para o estilo. O grande diferencial do formato, na verdade, é o apresentador que é extremamente ousado e mostra de um jeito absolutamente diferente a vida animal, tornando o programa charmoso e bem divertido. Novamente o SBT desperdiça o potencial ao colocar Aventura Selvagem aos sábados, quando certamente poderia colocá-lo às quintas, no lugar de Conexão Repórter. Entenda: Aventura Selvagem não tem pretensões de liderança, mas poderia facilmente atingir dois dígitos de média e ser vice-líder na quinta, e Conexão Repórter aos domingos iria disputar a liderança.

E ainda existe a novela Uma Rosa com Amor que, como eu já disse, apresenta elementos muito interessantes, mas vai levar um tempo até o público se acostumar com produções de teledramaturgia no SBT, por isso a audiência tende a crescer aos poucos. De qualquer forma, a nova grade é interessante e muito importante para esta nova fase da Rede e, aos poucos, deve trazer resultados. Porém, os resultados mais significativos deverão aparecer apenas em Abril, quando acaba a novela Bela a Feia, na Rede Record e o público deve migrar, como acontece sempre em início de nova novela e é aí que o SBT deve apresentar excelentes programas para conquistar o público e retomar a vice-liderança. Se é que isso é possível.


*Este texto também está disponível no site Famosidades, do MSN Entretenimentos. O melhor site sobre o mundo dos famosos.

1 Quebraram tudo:

@tvxtv disse...

:D

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira