sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Lost: What Kate Does

*Texto com spoiler


O 3º episódio de Lost exibido nos EUA nesta semana - e claro que em todos os computadores brasileiros dos fãs da série - trouxe certa polêmica entre os admiradores da série. Muitos não gostaram do episódio, outros acharam bem interessante a visão dos roteiristas e a forma de se mostrar os fatos - eu estou entre os últimos.

É evidente que "What Kate Does" nem de longe foi o episódio eletrizante, cercado de respostas e novas perguntas como foi a estréia da 6ª e última temporada de Lost. Porém, o charme da série mais vista no mundo em todos os tempos, ao menos pra mim, nunca foi saber o que é a ilha, o que é o monstro de fumaça, e tantos outros mistérios que cercam o roteiro. Lost, ao meu ver, é muito mais que uma série de ficção, é uma série de conflitos humanos, de relações profundas, complexas com pessoas diferentes e iguais ao mesmo tempo e este episódio mais uma vez mostrou isso com maestria.

Está muito interessante enxergar a personagem sob dois primas - aliás como sempre foi na série - e sob dois primas paralelos, diversos, porém aparentemente conectados. A Kate super fugitiva do mal, ladra de táxis, sequestradoras de moças grávidas continua cool como era na longínqua 1ª temporada. Porém, entra o destino, mais uma vez o destino - lembram dele? Tão falado na 2ª temporada - e a série mais uma vez mostra ser impossível vencer o destino.

Kate e Claire novamente se conhecem, numa situação absolutamente inusitada, e, o lado bom de Kate impera novamente - assim como na ilha - e ela volta para ajudar Claire. As duas novamente conectadas, as duas novamente lado a lado num momento tão próximo do filho de Claire nascer. Exatamente como na ilha, no momento das contrações, era Kate quem estava próxima.

Lost mostra o poder do destino, seja no passado, seja no presente, seja no futuro e, agora, seja em dimensões paralelas, é impossível mudar o seu destino, é impossível vencer aquilo que está traçado. Na Ilha, a grande redenção de Kate foi ajudar Claire no parto de Aaron - aliás, ver Claire gritar o nome "Aaron" no momento das contrações, meio sem querer, foi muito legal - e agora, novamente ela estava lá, para se redimir também.

A série trata de forma interessante duas crianças redentoras. Walt foi para Michael a redenção de uma pessoa frustrada, sem futuro, sem vida. Agora, Aaron foi também a redenção da criminosa Kate e, pelo visto, na outra dimensão, também será. E foi muito legal ver Ethan como o médico super agradável de Claire. Ver o Ethan fora da ilha, em outra dimensão, significa dizer que Ben, Juliet e cia também estão em LA sãos e salvos?

Enquanto isso, na Ilha, tudo continua muito chato. Os Outros - que não são os mesmos, mas continuam sendo os Outros - nem de longe se comparam a Ben, Juliet e sua turma cool. O Jack, aliás, bem que poderia ser afogado naquele lago que salvou o Sayd, nesta temporada ele está ainda mais chato.

O momento Ilha foi salvo por duas situações. Sawyer chorando com a caixinha nas mãos e lembrando de Juliet para, em seguida dizer a Kate que iria pedir Juliet em casamento. Um dos momentos mais marcantes da série, sem nenhuma dúvida. E os segundos finais, a volta de Claire, o reaparecimento da personagem na ilha, possuída pelo espírito da Rosseau.

De qualquer forma "What Kate Does" trouxe não respostas para os mistérios da série, mas trouxe respostas para as personagens. Respostas para Kate, respostas para Jack, repostas para Jim. E, justamente esse diferencial, tornou o episódio tão atraente.

5 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

me cansa assistir Lost!
eu não tenho paciência!
desistir já na segunda temporada

Carlos disse...

Ai, esse episodio foi chato e ponto final, nao adianta florear as situações da Kate e da Claire porque foram muito chatinhas, o episodio foi salvo por duas falas do Miles e o do Hurley, pelo Sawyer chorando, pela volta da Claire Rousseau e pelo Ethan!! Mais nada!! Episodio chato e que fez muitos dormirem!!!

ed primo disse...

Ai como eu queria ler esse post que vc escreveu sobre 'Lost' mas eu sou um desfavorecido e não tenho tv a cabo!!! Mas beleza não tem problema. Eu quero dizer que eu adoro o seu blog e a sua maneira de escrever!!!! Eu queria ressaltar aqui, e ver se vc concorda comigo, mas das poucas coisas boas que tem em "Viver a Vida" (acredite, eu odeio essa novela), estou me surpreendendo com a atriz Camila Morgado, que eu não fazia idéia de como ela é uma ótima atriz de comédia, acho que ela está com o personagem certo na novela errada!!!!! Abraços

@tvxtv disse...

Ed Primo a maior parte da população brasileira não tem TV a Cabo, mas se você postou aqui, ou tem internet ou está num lan house. Se tem internet, existe Lost para baixar, já com episódios legendados. É só procurar em qualquer comunidade da série no orkut e você encontra.

Obrigado pelos elogios ao blog. Sobre Camila Morgado eu sempre soube que ela era uma grande atriz, desde os tempos do filme Olga, que ela se destacou muito. Realmente ela vem bem no núcleo dela em Viver a Vida, aliás, as personagens dela, da Betina e do Gustavo são as únicas que eu realmente gosto de ver.

Anônimo disse...

eu também gosto de Camila Morgado, desde América (?) eu gosto muito dela, além dela ser linda e talentosa.
Agora a talentosa Drica Moraes está com leucemia... que pena, né?

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira