sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A Inversão de Valores na Teledramaturgia Nacional

Há um bom tempo é possível se fazer uma análise quase sociológica em referência ao comportamento do cidadão brasileiro diante dos produtos apresentados a ele pela TV aberta do país ao longo dos últimos anos. Esta análise seria quase comportamental ao se verificar os produtos de grande audiência em cada emissora, pois dá uma amostragem do que o público gosta em cada um dos canais abertos.

Essa análise, porém, seria preocupante, pois mostraria com clareza que o telespectador brasileiro em pleno século 21 ainda não sabe assistir televisão. Esta afirmação é forte, mas elementar ao se verificar que produtos popularescos - e não necessariamente populares - dão excelente audiência em detrimento de produtos mais elaborados, mais cuidados e com qualidade infinitamente superior.

O motivo disso? É difícil dizer, como é difícil saber o porque as emissoras preferem conquistar audiência assim, de forma mais fácil, sem exigir o menor senso de reflexão e compreensão da responsabilidade que é colocar um programa no ar, pois ele será visto por milhões de pessoas e - evidentemente - irá influenciar boa parte desse público.

Um clássico exemplo disso é o que acontece atualmente na teledramaturgia do Brasil. Uma inversão de valores que chega a ser assustadora. Comecemos pela Rede Record, que vem investindo na área nos últimos anos. A própria emissora mostra a falta de noção ao dar uma atenção exacerbada a um de seus produtos em detrimento do outro. Bela a Feia é tratada como a principal novela da Rede e ninguém faz questão de esconder isso nos corredores da Barra Funda.

A direção geral colocou grande expectativa neste produto, criando uma meta irreal de 20 pontos de média de audiência para a novela. Após patinar muito nos números do Ibope e sofrer com constantes mudanças de horário, a novela engrenou alavancada por CSI. Em mais uma mudança de horário, atualmente Bela é exibida entre as 22h15 e 23h00, a novela ganhou público e vem alcançando média satisfatória.



Porém, aí começa o problema. Essas mutações na programação jogaram a melhor novela da história recente da Record, Poder Paralelo, para quase a madrugada - a trama vem sendo transmitida entre 23h15 e 00h10 - horário infeliz para um texto de tamanha qualidade. A Record inverteu completamente as suas tramas, dando prioridade a novela errada e o público fez o mesmo. Ultimamente, Bela a Feia vem conquistando audiência similar a Poder Paralelo, o que, em matéria de qualidade, é quase uma heresia.

E se olharmos de forma mais ampla, o problema cresce. Lembremos que as maiores audiências da emissora foram com tramas absolutamente fracas como Vidas Opostas.

Este problema também acontece com a Rede Globo, mesmo ela não mexendo em sua grade de programação é possível notar a inversão de valores do público da emissora ao longo dos últimos anos. Por exemplo: a novela mais vista da década é também uma das piores, Senhora do Destino, enquanto a melhor novela da década está entre as 3 piores audiência neste período, A Favorita.



Não precisamos analisar a década toda para perceber o problema. Um olhar mais recente mostra isso. No horário das 6, a trama Paraíso, de Benedito Ruy Barbosa recolocou o público diante da TV no horário e fechou com uma audiência mais satisfatória que suas antecessoras. A trama não é ruim, mas está longe de ser ágil, com roteiro de qualidade e situações dramáticas fortes. Sua sucessora, Cama de Gato, apresenta tudo isso e certamente é muito melhor que Paraíso, mesmo assim, patina na audiência conquistando bons e maus resultados frequentemente.

O horário das 7 é ainda pior. Após engrenar uma sequência de novelas com audiência preocupante, a emissora carioca conseguiu recuperar-se completamente no horário ao exibir a divertida Caras e Bocas. Novela de Walcyr Carrasco que apostou nas situações inusitadas e no humor pastelão, vazio, além dos bordões para colocar o público diante da TV, deu certo. Atualmente, Tempos Modernos, a mais inovadora novela da década, que conta uma história deliciosa, conta com um roteiro bacana, bem bolado e humor ácido e inteligente, tem a pior audiência da história do horário. Dá pra entender?

Dá. Isso em última análise, deixa claro que a TV aberta brasileira exibe produtos de qualidade duvidosa simplesmente porque é exatamente isso que o público quer ver. Ou seja, o gosto do telespectador brasileiro é duvidoso. Simples assim.

9 Quebraram tudo:

Unknown disse...

Concordo plenamente. A Favorita foi uma novela inovadora e inesquecível, com tudo muito bem feito, tinha um texto maravilhoso, uma direção fantástica e um elenco coeso e não rendeu aquilo que se esperava, pois até sua estréia foi atrapalhada pela triste "Os Mutantes" da Rede Record. Enquanto a Tempos Modernos não concordo, pois, a trama é um pouco sem nexo e muitas pessoas não a entendem, acham a trama superficial de mais. Acho que se o excelente Bosco Brasil revesse isso a trama seria um sucesso.

Ivy disse...

Quem sou eu pra dar opinião em TV, coisa que hoje já quase não assisto, a não ser os tele jornais...Porque? Ora, as novelas, por mais bem elaboradas que sejam e com ótimos atores como o Brasil tem, só traz tramas e puxações de tapete. Vamos dizer que o povo anda cansado de ver a mesma coisa em todo canto. Quando vamos para a frente da TV em horários de novelas, queremos sim textos inteligentes, trabalhos bem feitos...Mas acho que acima de tudo queremos entretenimento e não mais tensão do que já nos sujeitamos no dia a dia.
Cama de Gato? Atores que adoro e fiquei toda empolgada no início.Tem qualidade,sim. Mas quem aguenta uma Verõnica se dando bem o tempo todo? Quem aguenta a ver a coisa não deslanchar nunca? Sei lá! Precisamos sim de um pouco de romantismo,de religiosidade,de calma do interior.Por isto que Paraíso, embora tenha deixado a desejar em muitas questões acabou emplacando. Era uma delícia assistir a trama simples, ouvir músicas lindas bem brasileiras, ver paisagens maravilhosas! Quem mais assiste TV hoje em dia? Não serão os interioranos? Pois. Nós gostamos de coisas mais simples...
E Caminho das Indias? Glória Perez sempre soube fazer telenovelas, vamos dizer. Informativa,agregando valores. O Manoel Carlos também sempre fez ótimas novelas, mas nesta se equivocou. Apesar da hitória da Luciana ser interessante, há muitos personagens cansativos.Parece que desta vez ele nâo conseguiu sair do lugar comum...Sei lá, tá tudo muito sem sal.
Pra quem não assiste, já dei opinião demais, não achas?


Um abraço

Ed Cavalcante (POST SÉRIES) disse...

Tirnado os elogios que voc~e dirige a "Tempos Modernos", concordo com tudo. A globo mudou a estrutura da grade de novelas justamente porque percebeu a mudança do seu público. Antigamente o horário das seis era reservado às novelas de época. Hoje em dia, parte do público que assiste novelas nesse horário é composto por adolescentes que permanecem diante da tv depois de ver Malhação. Isso aniquilou as novelas de época. Sobre a inversão de valores a que Ivete se referiu no seu comentário,o caso mais clássico dessa deterioração foi o final de "Caminho das Índias" em que todo mundo que fez coisa errada se deu bem:

-Raul Cadore: roubou e enganou a família e ficou livre.
-Gopal: ajudou Raul mesmo sabendo da sua culpa e ficou livre.
-Yivone: psicopata, ladra, uma golpista de primeira. Terminou livre.
-Julinha: se meteu com bandidos, planejou a morte do tio e terminou livre.
-Radesh: a personificação do malandro 171. Enganou um monte de gente no brasil e na Índia. Terminou livre.
-Ramiro Cadore: forjou o assalto no qual seu irmão foi baleado. Não teve punição por esse crime.
-Namit (Pai do Radesh: fingiu ser marajá na farsa do dote. Terminou livre.

No caso do Radesh, os crimes dele eram colocados de forma folclórica, todo mundo achava engraçado. A inversão de valores começa por aí. É o Brasil!

Daivison Tavares disse...

Eu acredito que as emissoras de Tv devem sim apostar no que o público gosta de assistir não importando se o humor é inteligente,pastelão,ácido...Sei lá.Porque a finalidade de uma emissora de Tv é colocar no ar um produto que o público brasileiro goste e tenha prazer de se sentar na frente de talevisão e se sentir a vontade para dar boas risadas(não importando o tipo de humor)ou até se emocionar mesmo que seja a cena mais esdrúxula do mundo.Eu não diria que o povo brasileiro tem um gosto duvidoso,estranho ou coisa parecida,o povo brasileiro tem sua personalidade,seu jeito de assistir que pode ser diferente,mas acaba se tornando sua marca registrada.Os autores e redes de Tv não podem simplesmente investir naquilo que eles acham que é cultura,que é humor inteligente e que não agrada ao público.Se há essa inversão de valores é porque o povo está mostrando o seu gosto e as emissoras estão atendendo ao gosto do público,porque se não atendessem estavam sendo idiotas e perdendo o seu público por convenções hipócritas.

@tvxtv disse...

Daivison você está equivocado em seu ponto de vista. Num país em que quase 70% da população é formado por analfabetos funcionais é impossível você dizer que a TV coloca o que o povo gosta. O povo gosta de histórias rasa, sub-cultura porque é isso que lhe é oferecido há muitos anos. E porque isso é oferecido desde que a TV chegou no Brasil não se deve mudar? É um equívoco pensar assim, porque com pensamentos desse tipo o brasileiro nunca vai sair do senso comum.

Anônimo disse...

nossa textos enormes, comentários enormes!

Anônimo disse...

traço paralelo só piora, a novela é cansativa!
eu só assisto quando não tem opção!

Daivison Tavares disse...

Agradeço por você ter colocado sua opinião sobre meu comentário,mas ainda acho que a Tv tem que colocar no ar o que o povo gosta.Colocar o que o povo gosta não quer dizer que as emissoras não podem inovar.Podem inovar sim,mas dentro dos padrões locais,aqui no caso o Brasil.Mas Daniel agradeço por você expor sua opinião sobre meu cometário.


Ah uma pequena observaçãozinha:Comentários enormes é para quem tem o que escrever e tem talento para pensar,melhor de que só criticar e deixar comentários que não contribuem para nada.

Anônimo disse...

comentários enormes são chatos, textos enormes só é legal quando dá informação, não opinião!
e eu comentário porque eu expresso o que eu não gosto ou não. Agora sou obrigado a gostar de comentários e textos gigantes!
Respeite a opinião das pessoas

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira