sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A falta de criatividade e de inteligência

Existem vários tipos de pessoas que escrevem sobre televisão. Na verdade, atualmente, muita gente gosta de escrever sobre o tema por se tratar de um assunto fascinante e que chama a atenção de boa parte da população brasileira, já que são poucos os brasileiros que não são apaixonados por este veículo de comunicação de massa que comanda ainda nosso país.

A crítica especializada tem crescido ano após ano, basta olharmos com atenção para Jornais e Revistas que cada vez mais dão espaço maior para o tema. Jornalistas se especificam para falar exclusivamente do universo da televisão, com críticas e análises sobre programas, personagens e produções. Isso mostra o quanto existe público para este tipo de texto.

Basta olharmos atualmente para a quantidade de blogs e sites que falam sobre TV. A maior parte destes são de pessoas "normais" com outros empregos e que utilizam o espaço para falar daquilo que gostam, sem compromisso com o profissionalismo - no sentido técnico e financeiro da palavra. E nesta onda, surgem os problemas, que não são pequenos.

Eu estou neste blog desde abril e tudo que escrevo o faço com prazer e com o máximo senso crítico possível. Considero que colocar a minha opinião sobre qualquer tema para outras pessoas lerem exige um exercício de reflexão e, o melhor que se pode fazer, é dar sua opinião de forma clara e específica, sem rodeios.

Produzir um texto, mesmo que para um blog simples, como o meu, não é fácil. É preciso cuidado, escolher as palavras corretas e, antes disso, demanda tempo, não apenas para produzir o texto, mas só se pode falar daquilo que se conhece, portanto, é necessário assistir ao máximo televisão para estar sempre antenado.

E aí o que acontece? Pessoas sedentas por serem inseridas neste mundo virtual de sites e blogs, desrespeitam completamente você e seu espaço, simplesmente acessando o site (no meu caso o blog) e copiando descaradamente aquilo que está escrito sem dar o menor sinal de respeito. Essas pessoas vem utilizando categoricamente os textos do meu blog sem minha autorização e sem colocar este espaço como fonte.

Ou seja, elas se apoderam de um texto que levou tempo para ser escrito, que exigiu trabalho sério e colocam em seus blogs e sites - na maior parte das vezes de qualidade duvidosa - e assinam o texto como se fossem delas próprias. Além de mostrar a falta de criatividade que elas têm, isso é crime e todos os servidores para blogs e sites punem os proprietários que utilizam este artifício, até porque os direitos sobre o texto são de quem o escreve.

Estou utilizando este espaço que a priori deveria ser exclusivamente para falar de TV, simplesmente porque cansei de acessar esses blogs e sites e me deparar com meus textos, sem fonte, sem autorização prévia. A partir de agora, cada vez que um texto meu for utilizado sem prévia autorização e sem citar este espaço como fonte, eu irei denunciar o blog e, enquanto não conseguir tirar o referido blog do ar, não irei sossegar.

Acho que é válido outras pessoas falarem sobre o universo da TV. Há espaço para todos, há público para todos. Mas se você quer fazer um blog, fazer um site, seja inteligente, crie seus próprios textos. O que você está fazendo é feio, muito feio.

Quero deixar claro que há exceções. Muitas pessoas me procuraram pedindo autorização para publicar meus textos e eu dei autorização de bom grado. Essas pessoas, além de serem extremamente educadas, ainda ajudam a divulgar o blog em seus sites, portanto é uma parceria válida e muito importante. A essas pessoas, vai o meu agradecimento.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira