sábado, 13 de fevereiro de 2010

As melhores novelas da década

Chegou o dia do blog realizar aquela lista que todos gostam tanto. Hoje, vou colocar aqui as 10 melhores novelas da década. Minha inteira opinião, portanto minha responsabilidade. Pra falar a verdade fiquei chocado ao ver a relação das novelas da década e chegar a conclusão que achar 10 novelas acima da média foi impossível. Na verdade apenas as 5 primeiras são excelentes. As outras são boas, mas não apareceriam entre as melhores de todos os tempos - nem entre os 30 primeiros lugares. Década difícil essa. Vamos a lista:

10 - As filhas da Mãe - 2001
De: Sílvio de Abreu



Novela que não correspondeu nos números de audiência. A própria Globo detectou que a novela era muito vista pelas classes A e B e rejeitada pelas C,D e E. Complexa, com uma trama complicada e cheia de piadas satirizadas e clássicas, a obra não envolveu o público e acabou sendo esquecida em pouco tempo. Mesmo assim, é um dos trabalhos de destaque de Sílvio de Abreu, mostrando um humor ácido, inteligente e diferente. Uma grande inovação para o segmento de novelas. O elenco todo esteve muito bem, mas os destaques foram mesmo para mais um banho de atuação de Fernanda Montenegro e Raul Cortez, e Andréa Beltrão e Cláudia Raia que roubaram a cena.

9 - Paraíso Tropical - 2007
De: Gilberto Braga e Ricardo Linhares



Novela parecida com todas do autor. Marca registrada de Gilberto Braga desde Vale Tudo. E de novo deu certo, só pra variar um pouco. Trama inteligente, cheia de mistério, bom humor, mostrando personagens confusos e, as vezes, estranho, mas cheios de vida. O autor não inovou em nada, manteve o mesmo estilo misterioso, com vilões pérfidos e mocinhos bobos que sempre deu resultado. O público aprovou. Os destaques ficaram mesmo por conta de Camila Pitanga e Wagner Moura que fizeram o público dar grandes risadas em suas cenas "di catiguria".

8 - Essas Mulheres - 2005
De: Marcílio Moraes



Uma das primeiras novelas da nova fase da Rede Record que realmente dava para assistir. Marcílio Moraes acertou em cheio a juntar três das principais personagens femininas da literatura brasileira. O autor soube dosar com maestria a personalidade de cada uma delas, principalmente de Aurélia Camargo, diva de José de Alencar no livro Senhora. A novela foi um grande acerto da emissora e ainda hoje é lembrada pelos fãs com saudades, graças a sua qualidade técnica, de texto, de elenco e de tudo. Uma baita novela. Destaque absoluto para Christine Fernandes, a dona da novela que deu uma aula de interpretação dando vida a Aurélia. Ela foi exatamente como imaginávamos a personagem ao ler o livro.

7 - Cobras e Lagartos - 2006
De: João Emanuel Carneiro



Após engrenar o maior sucesso de todos os tempos no horário das 7, com Da Cor do Pecado, João Emanuel Carneiro voltava com uma trama diferente. Alegre, divertida, com história super leve, Cobras e Lagartos conquistou o público logo de cara por seu jeito divertido de ver a vida. Personagens simples, mas ao mesmo tempo com histórias super interessantes e que se aproximavam muito do real chamou a atenção e tornou a novela o 2º maior sucesso do horário e, graças a isso, o autor foi promovido ao horário nobre. Os destaques da trama ficaram por conta de Lázaro Ramos e Taís Araújo que formaram a dupla mais divertida da novela e das novelas em muito tempo, com cenas hilárias e muito inteligentes.

6 - Alma Gêmea - 2005
De: Walcyr Carrasco



Uma trama espírita que carregaria o estigma de ser comparada a excepcional A Viagem. Alma Gêmea se livrou logo disso ao se mostrar uma trama diferente, de humor e cheia de situações bizarras. Humor pastelão, texto infantil, situações fantasiosas. Tudo isso conquistou o público que aprovou o jeito de se fazer novela com a marca Walcyr Carrasco de ser. O sucesso da trama fez com que ela se tornasse um fenômeno de audiência, maior do horário das 6 e chegasse a incríveis 50 pontos de audiência em alguns capítulos. O destaque absoluto da novela foi Flávia Alessandra que interpretou a pérfida Cristina e soube com maestria criar trejeitos e emoções para a vilã. A novela atualmente está sendo exibida no Vale a Pena ver de Novo e novamente é fenômeno de audiência.

5 - Celebridade - 2003
De: Gilberto Braga



O mesmo texto utilizado para falar de Paraíso Tropical se encaixaria com perfeição para Celebridade. Enredo muito semelhante e a mesma fórmula que Gilberto Braga utiliza em toda a carreira de autor, e sempre funciona, parece incrível. Celebridade conquistou o público com seus muitos e infindáveis núcleos, com todo tipo de personagem e, principalmente por seus vilões, porque os mocinhos foram - como em toda novela do autor - ignorados pelo grande público. O elemento "Quem matou?" foi utilizado novamente e com sucesso. O que atrapalhou e derrubou a colocação da novela foi o último capítulo infeliz e cheio de erros. Destaques para a dupla de vilões, Cláudia Abreu e Fábio Assunção. Ainda hoje, muita gente considera Laura Prudente da Costa a maior vilã das novelas brasileiras. Pra sempre cachorrona.

4 - Cama de Gato - 2009
De: Duca Rachid e Thelma Guedes



A novela das 6 que está no ar atualmente tem muita qualidade. Impressiona pela agilidade e pode ainda subir posições neste ranking quando a trama terminar. Ágil, surpreendente para o horário Cama de Gato mostrou que é possível criar uma trama envolvente, cheia de personagens complexos, com complexidade mesmo no horário das 6. Destaque para o quarteto de protagonistas Camila Pitanga (vivendo Rose), Marcos Palmeira (no papel de Gustavo Brandão), Paola Oliveira (como Verônica) e Carmo Dalla Vecchia (interpretando Alcino) que se encaixaram perfeitamente e tem uma química que impressiona. É certamente uma das gratas surpresas do horário, essa novela.

3 - Belíssima - 2005
De: Sílvio de Abreu



Uma novela com a assinatura de Sílvio de Abreu. Tinha como não ser sucesso? Desde o primeiro capítulo uma mistura de suspense, pornochanchada e humor pastelão tornou Belíssimo um sucesso imediato e febre entre o público. Cansado do tal "Quem matou?", Sílvio de Abreu mais uma vez inovou ao criar algo muito mais complexo. Um vilão que estava por trás de um plano maquiavélico para roubar tudo da protagonista e sem aparecer. A novela foi febre no país, a trilha sonora, as roupas, o jeito de falar, tudo caiu no gosto popular de forma incrível e, talvez, foi a última novela a conseguir isso no país. Destaques foram muitos: Glória Pires e sua protagonista complexa, Tony Ramos dando show, Cláudia Abreu incorporando a mocinha chorosa, Irene Ravache com o personagem mais divertido da história das novelas. Mas a novela teve uma dona, Fernanda Montenegro em sua primeira grande vilã na TV. Bia Falcão foi amada, idolatrada e mesmo fora da novela por quase três meses, continuou sendo o centro das atenções.

2 - Poder Paralelo - 2009
De: Lauro César Muniz



A segunda novela da Rede Record na lista. A melhor novela da história da emissora. Mostrou um Lauro César Muniz inspiradíssimo ao criar personagens complexos, tramas difíceis e texto primoroso. A novela é baseada no livro "Honra ou Vendetta" do jornalista Sílvio Lancellote e apresenta o mundo da máfia com raízes na Itália, mas completamente infiltrada no Brasil. Uma novela ágil, violenta, sem pudores, mas sem apelações. Lauro César mostrou ser possível criar uma novela que se aproximava da qualidade do Cinema. Um elenco que estava feliz, pela primeira vez na Record um elenco realmente bom, mas a novela foi toda de Paloma Duarte, interpretando Fernanda Lyra, a personagem de sua vida, a atriz deu - e ainda dá - um banho de atuação que a coloca entre as principais atrizes do país na atualiadade.

1 - A Favorita - 2008
De: João Emannuel Carneiro



A novela mais excepcional de todos os tempos tinha realmente que ser a melhor novela da década. A trama mais inovadora da TV, ao não apresentar mocinha ou vilã no início, ao deixar o telespectador na dúvida, ao mostrar dubiedade e, após todos fazerem sua escolha, mostrar uma mocinha sofredora e uma vilã tórrida, cruel e muito, muito mesmo, divertida. A Favorita foi a primeira - e a única - novela da Rede Globo impossível de se perder, tal o ritmo alucinante da trama. A primeira novela da TV brasileira sem barriga, seguiu um ritmo maluco, ágil, e intenso que fez com que nos apaixonássemos pelo jeito de João Emanuel Carneiro escrever mistério. Todo o elenco foi o destaque da trama, ninguém esteve abaixo, todos dando conta do recado e fazendo da obra um grande sucesso, mas não podemos nos esquecer da maior vilã de todos os tempos, Flora Pereira da Silva. Patrícia Pilar mostrou porque é respeitada no país como uma grande atriz, roubou a cena, foi aplaudida de pé e venceu todas as premiações do Brasil por este trabalho. A melhor novela, sempre.

22 Quebraram tudo:

Carlos disse...

Chocolate com Pimenta você enfiou onde, hein?

@tvxtv disse...

Onde devia estar. Fora da lista. O estilo Walcyr Carrasco de ser só ficou legal em Alma Gêmea, dali em diante a gente ri, se diverte, mas não é mais nada de excepcional.

Jose disse...

Só concordo com A Favorita, Belíssima e Essas Mulheres. Também trocaria Alma Gêmea por Chocolate com Pimenta sem um pingo de dúvida.

Unknown disse...

Realmente... Foram novelas ótimas mesmo...menos poder paralelo, o restante está muito bem colocado, atenção especial para paraíso tropical e cobras e lagratos.
Lendo os comentários anteriores também senti falta de chocolate com pimenta, novela ótima, muito bem feita. Ô Daniel dá um desconto vai ..kkk
abraço!

Carlos disse...

HAHA! Vai, todo mundo prefere Chocolate com Pimenta!! Não tem como questionar, foi uma das 10 melhores da década, de longe!! Ah, o Cravo e a Rosa é de que ano?

ed primo disse...

Puxa vida, eu já fiquei muito feliz com a sua lista coloando uma novela totalmente diferente e ágil, com uma linguagem quase de sitcom e muito eficiente. Eu falo da injustiçada "As Filhas da Mãe", uma parceria de Silvio de Abreu e Jorge Fernando que estava em seu auge de criatividade mas que infelizmente não conquistou o público, tenho certeza que se ela fosse feita nos dias de hoje, seria um verdadeiro sucesso!!!! Destaque para ótima abertura e o tema, as interpretações de Fernandona, Andréa Beltrão (que eu adoraria ver em uma novela), Regina Casé e Claudia Raia!!!! "A Favorita" mereceu o 1° lugar pois o esperto João Emanuel Carneiro fez uma novela diferente de todas as outras feitas pela Globo, e tinha esse frescor de linguagem que a gente não está acostumado a ver em uma novela, e claro, Patrícia Pillar foi realmente inesquecível, e inesquecível aqui é exatamente imenso porque achava que a atriz só tinha extirpe de fazer pápéis bonzinhos!!!! Agora, infelizmente, as únicas novelas assistiveis do Walcyr pra mim foram "O Cravo e a Rosa" e "Chocolate com Pimenta", eu realmente não gosto do estilo do autor, acho que ele força muito em cliches desnecessários, e o campeão pra mim desses artifícios quase mexicanos é o atual sucesso do Vale a Pena Ver de Novo: "Alma Gêmea". Gente, vocês tem idéia que eu já tive um pesadelo horrível com a Serena e aquele jeito robo e o olhar de retardada falando pra mim: "Me dá um abraço, lá na mata eu faço isso, mas tinha outro nome..." !!!! Hahahahahhahahahahahahahhhahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahah

Anônimo disse...

BELÍSSIMA PARA MIM DEVERIA SER A PRIMEIRA COLOCADA, PARA MIM BELÍSSIMA DEVERIA ESTAR EM PRIMEIRA!
PODER PARALELO EU NEM COLOCARIA!

@tvxtv disse...

Carlin, sorry, mas você e a galera podem ter suas listas, a vontade. Mas esta lista é pessoal e, pra mim, exclusivamente pra mim, Chocolate com Pimenta não merece.

O Cravo e a Rosa foi exibida no ano 2000, portanto, década passada.

Cristal disse...

Concordo com várias colocações, principalmente A Favorita, Cobras e Lagartos e As Filhas da Mãe. Confesso que prefiro Chocolate com Pimenta a Alma Gêmea... Embora Cristina seja uma vilã fantástica, é triste comparar as protagonistas de Mariana Ximenes e Priscila Fantin.

Só acho um pouco precipitado colocar duas novelas que ainda estão no ar. Principalmente Cama de Gato, que ainda está tão longe do seu fim.

Saudades de O Cravo e a Rosa... Mas sendo de 2000, claro que não poderia entrar.

Chrystian Wilson Pereira disse...

Muito boa a lista!!

Estive olhando o seu blog, e você realmente não gosta do Aguinaldo Silva. Você tem um olhar crítico televisivo excepcional, concordo com muitas resenhas de novelas, séries e programas que são feitas por aqui. Mas quanto ao Aguinaldo, eu discordo. Não acho que "Senhora do Destino" tenha sido uma novela ruim por causa de vilões caricatos nem devido aos seus erros cronológicos.

Ela foi uma novela alucinante, divertida, com trama bem bolada, ágil. É um estilo diferente de "A Favorita" (com a qual eu concordo, foi o melhor novela dramática à qual eu já assisti.). "Senhora" foi popularesca, para ficar na boca do povo mesmo, e isso dá realmente o brilho da novela. Merecia, na minha opinião, estar na lista.

"Belíssima" merecia o segundo lugar!!!!! Os núcleos secundários eram melhores do que os de "A Favorita"... E estou com você, Chocolate com Pimenta não foi excepcional mesmo. "Alma Gêmea" teve um texto belíssimo, apesar da atuação fraca de Fantin. Melhor novela do Carrasco. E mais uma coisa, "Paraíso Tropical" podia ser trocada por "Da Cor do Pecado".

Parabéns pelo BLOG!!! Estarei sempre aqui agora! Admiro-o por expor tão bem a sua opinião. É o que muitas vezes falta na internet, textos bem bolados, resenhas argumentativas, a opinião de quem realmente gosta de TV... Parabéns!

Daivison Tavares disse...

Eu particularmente não concordo com uma boa parte da lista,mas como você mesmo diz que a lista é inspirada na sua opinião não se pode criticar.
Eu mesmo colocaria Caminho da Índias e Páginas da vida,mas alguns sites dizem que são uma das piores novelas.Então como a lista é de sua inteira opinião essas duas novelas que eu citei acima são de minha opinião também.
E eu colocaria no lugar de As filhas Da Mãe,O Profeta e no lugar de Poder Paralelo eu colocaria Duas Caras,apesar do núcleo da Portelinha.
Abraço e essas substituações são de minha inteira opinião.

Destroyer disse...

Nossa...mas a atuação de Priscila Fantin nessa Alma Gêmea é de doer, não é não????
Pelo menos eu, não suporto...Agora a Flávia Alessandra deu show mesmo!!

E sobre A Favorita, sem comentários...A melhor novela da década mesmo, até meu pai que não gosta de novelas, não podia perder nem um capítulo sequer,hahahaahahaha...

Jamile disse...

chocolate com pimenta e alma gemea são um ARRASO as melhores com certeza

spirit teen disse...

tah faltando chocolate com pimenta,celebridades e senhora do destino

Nelson Lima disse...

gostei muito da lista, acho alma gemea muito melhor que chocolate com pimenta tbm!!
mais falto uma das melhores de todos os tempos..
senhora do destito deveris esta entre as 5 primeiras... tbm ñ gostei de essas mulheres com tanta outra novela boa da decada da cor do pecado, caminhos da india,cara e bocas,vidas opostas.....

gabriela disse...

a favorita foi a melhor e claro ne, pq nossa sinceraente quem nao acreditou q a flora era boazinha? , particulamente eu nao,

Carmem Horan disse...

Caras e boca foi ótima, faltou só essa! e para mim recor nao faz novela boa, novela boa só na globo mesmo...

Anônimo disse...

Caras e Bocas
Senhora do destino
Chocolate Com pimenta
Da Cor do Pecado
e Páginas da Vida

E Alma Gêmea foi muito melhor que chocolate com pimenta olha na audiência que todos vão ver.

Yuri Silva disse...

lista impecável!

rodryygo disse...

adorei a sua lista e alma gemea foi um arraso de novela
melhor ovela do mundo juno com chocolate com pimenta

Unknown disse...

Ridicula essa lista!!!
cadê as novelas boas de verdade?
aí eu so vi de bom: celebridade, cobras e lagartos,a favorita,alma gemea e paraiso tropical.
ushuhsuhsu

Unknown disse...

Ridicula essa lista!!!
cadê as novelas boas de verdade?
aí eu so vi de bom: celebridade, cobras e lagartos,a favorita,alma gemea e paraiso tropical.
ushuhsuhsu

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira