quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A reação da Rede Record


Desde meados do segundo semestre de 2009 a mídia vem tratando a exaustão da disputa entre Rede Record e SBT pela preferência da audiência. Desde então, o que tem se visto é a emissora de Sílvio Santos muito mais organizada do que era, tentando trabalhar com profissionalismo e, dentro dos padrões da própria Rede, responsabilidade e respeito pelo público.

Com tudo isso, a opinião era quase unânime de que em poucos meses o SBT se aproximaria da Rede Record para, em seguida, retomar o posto de 2º maior emissora do país. A tarefa parecia a cada dia mais facilitada pela própria emissora dos Bispos que não cansava de cometer erros, mudanças e o que se via era falta de estratégia permanente na Grade de programação.

Mas isso mudou. Não sei se tarde demais, mas a Rede Record parece ter finalmente acordado e está disposta a se afastar novamente do SBT e se manter como a 2ª maior emissora do Brasil. A tarefa não é fácil e, sem dúvida a briga será boa, porque a direção de ambas as emissoras parece disposta a criar todo tipo de estratégia em busca de pontos de audiência - não que isso seja necessariamente bom.

Após um começo de ano triunfante para o SBT que chegou a voltar a ter a 2ª maior audiência na média-dia, o que se tem visto nos últimos dias é uma franca reação da Record. Uma grade mais organizada - ainda que cheia de produtos enlatados por toda a programação - e que parece compreender melhor seu telespectador para conseguir sugar alguns pontos de audiência em horário de fragilidade das concorrentes.

Com a baixa audiência de Tempos Modernos, nova novela das 7 da Rede Globo, a Record tem se especializado em colocar no ar plantões jornalísticos que chegam a marcar 12 e ate 15 pontos - considerado alto para o horário. Além disso o Jornal da Record que chegou a momentos ruins voltou a vice-liderança folgada com dois dígitos nos números.

CSI parece também ter sido um acerto - considerando exclusivamente os números de audiência - pois a Record cresceu bastante no horário e recuperou a vice-liderança que já era consolidada do SBT nesta faixa. Além disso, o crescimento da série impulsionou toda a grade da emissora que - a partir daí - marca dois dígitos em toda a programação com A Fazenda, Bela a Feia e Poder Paralelo, prova de boa estratégia.

Na noite de quarta-feira o terror voltou a Rede Globo. Apresentando partidas de futebol - Campeonato Paulista para São Paulo - a emissora sofre com o Ibope desde o ano de 2008. Ontem, por exemplo, A Fazenda registrou média de 16 pontos, melhor média da 2ª edição do Reality, um feito se considerarmos que o programa mal chegava aos dois dígitos. Bela a Feia também foi um sucesso retumbante com 14 pontos de média, batendo seu próprio recorde. E Poder Paralelo, mesmo sendo exibida das 23h16 às 0h05 conseguiu manter-se nos 12 pontos de média.

Ainda não é possível dizer que a reação da Rede Record é homogênea e vá trazer resultados diários. O Plantão da emissora vem dando audiência satisfatória em virtude dos alagamentos que tomam conta de São Paulo e, isso, uma hora acaba. A Fazenda e as novelas somente apresentam bons números às quartas-feiras, disputando com o futebol, e nos outros dias voltam ao normal. E CSI começa a preocupar. Após 03 episódios a série já não tem a vice-liderança tão assegurada assim. Na segunda venceu a adversária Gossip Girl por 11 a 6, na terça foi 10 a 7 e ontem já foi 10 a 9. Gossi Girl vem crescendo e pode sim voltar a vice-liderança.

De qualquer forma, a expectativa é de que novas mudanças ocorram nos próximos meses na emissora da IURD e deixe a grade mais agradável para o telespectador. Com isso, o SBT também promove mudanças e a briga continua, mas dessa vez, com a Record viva.

2 Quebraram tudo:

Gabriel Borba disse...

Daniel
A Record parece que acordou depois de um sono profundo, onde parecia pouco se importar com os que deveriam lhe ser mais caros: os telespectadores.
Concordo contigo que a grade parece um pouco mais organizada, e acho que vai melhorar com o fim de A Fazenda e a redução de novelas (como tu mesmo disseste provavelmente será apenas uma). Por um lado a produção da emissora cai, mas por outro fica com uma programação "mais limpa". Acho que tem que parar com esta história de colocar coisas boas (no sentido de audiência pelo menos) em horário de Corujão.
Um abraço.

Cícerojr(spnjrwinchester) disse...

num gosto da record. ja gostei mto ja defendi com unhas e dentes mas hj nao

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira