sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Record erra com a Nova Grade


Não é oficial, mas muitos sites especializados em Televisão dão como certa a nova grade da Record em virtude da estréia de A Fazenda 2. Na Grade de domingo, quando estréia o Reality, a emissora aposta em um grande filme de manhã (King Kong) para impulsionar o Tudo é Possível, que começa ao meio-dia. As três da tarde é vez de Domingo Espetacular entrar no ar e as 7 da Noite, Programa do Gugu, para então, as 10 da noite, começar A Fazenda.

Se essa grade estiver correta, há um erro grotesco aí. Domingo Espetacular as três da tarde é pedido para traço na audiência. O horário não tem absolutamente nada a ver com o formato do programa e a Record não vai conseguir nem os 6 pontos que normalmente consegue nesse horário. Quem vai ser beneficiada neste domingo é Eliana, que além de enfrentar a concorrência fraca do Domingo Espetacular, enfrenta Faustão até as 16:45, pois o futebol começa as 5 e não as 4. É possível que seja o dia de Eliana.

A noite, o horário de A Fazenda me parece correto, porém é complicado fazer qualquer prognóstico, já que esse horário está muito bem consolidado. Cada emissora tem seu público fiel, tanto que Sílvio Santos tem os mesmos 10 pontos todo domingo, Fantástico vem melhorando e Pânico na TV continua fenômeno. É possível que, após a curiosidade da estréia, o Reality obtenha o mesmo desempenho fraco do Programa do Gugu.

Durante a semana, novo erro. já começa mudando o horário das novelas, OUTRA VEZ. Bela, a Feia entra no ar às 8:30 da noite, em seguida, 9:30 vem A Fazenda e depois, Poder Paralelo. Aparentemente Poder Paralelo não vai ter mudança em seu horário, mas como essa grade não vai funcionar, é evidente que isso será modificado. Colocar A Fazenda no horário de Sobrenatural, que tem público fiel e de Viver a Vida, que mesmo traçando, não vai perder mais audiência, é loucura.

A Record além de esgotar seu melhor produto em 2009, fazendo a segunda versão de A Fazenda num mesmo ano, erra ao montar a grade para receber o Reality. Quem agradece, é a concorrência.

**********************************

Já votou nos melhores do ano? O 1º Troféu TVxTV vai eleger os melhores da TV brasileira em 2009, se não votou, não deixe de votar. E não se esqueça de deixar seu nome e email nos comentários do post para concorrer aos DVD's de A Muralha e de Hilda Furacão. Clique Aqui veja os indicados e vote.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cama de Gato ensina Viver a Vida


Cama de Gato continua sendo a melhor novela em exibição da Rede Globo e caminha a passos largos para ser a melhor novela das seis da Globo na década, desbancando as badaladas novelas de Walcyr Carrasco.

Mas, como era previsto, por conta do horário de verão, a novela sofreu uma queda significativa de audiência nas duas últimas semanas. Após começar bem, registrando audiência média entre 26 e 29, a novela caiu bastante ficando entre 23 e 25 por duas semanas consecutivas.

E eis então que as autoras de Cama de Gato mostraram como se faz uma novela reagir na audiência. A trama que já começou muito mais ágil do que qualquer outra da Globo no ano, aumentou ainda mais a agilidade e as histórias começaram a acontecer rapidamente. A dupla de autoras criou situações que deixaram o público ansiosos e aflitos para ver o desenrolar, como Gustavo (Marcos Palmeira) voltando a Aromas (mesmo escondido) e ficando lá preso, precisando da ajuda de Rose (Camila Pitanga) para sair. Ou o golpe de Verônica (Paola Oliveira) em Alcino (Carmo Dalla Vecchia) inventando uma gravidez pra conseguir casar com ele.

Enfim, a semana da novela está eletrizante, o gancho do episódio de ontem com Verônica tocando a campainha da casa de Rose para conhecer o "primo Vicente" foi espetacular e, como dizem por aí, a novela tem ganchos incríveis até nos intervalos de blocos, o que é raríssimo em novelas.

Com tanta coisa acontecendo simultaneamente com os protagonistas, era evidente que as histórias paralelas seriam deixadas um pouco de lado, mas foi necessário para consolidar a audiência da trama. Resultado? Na segunda-feira a novela deu 24, na terça pulou para 26 e hoje já deu 27,3 de prévia e deve consolidar em 28 (os números saem apenas amanhã).

Mais do que recuperar-se e voltar para os números iniciais que são ótimos, a novela mostra para Viver a Vida, a novela das oito, como se faz para levar a audiência toda para a emissora. Manoel Carlos e Jayme Monjardim deveriam ter uma aula com as autoras de Cama de Gato para aprender como se faz uma novela.

*******************************

Preciso fazer uma pequena observação: Paola Oliveira está cada dia melhor no papel de Verônica. Tem tudo para se consolidar como uma das melhores vilãs do horário.

******************************

Já votou nos melhores do ano? O 1º Troféu TVxTV vai eleger os melhores da TV brasileira em 2009, se não votou, não deixe de votar. E não se esqueça de deixar seu nome e email nos comentários do post para concorrer aos DVD's de A Muralha e de Hilda Furacão. Clique Aqui veja os indicados e vote.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Poder Paralelo: Existe vida fora da Globo




Que "Poder Paralelo" é a melhor novela desde que a Record retomou seus trabalhos de teledramaturgia, com a pífia "Metamorphoses", isso ninguém tem dúvida. Desde que estreou a novela de Lauro César Muniz dá provas de que contém todos os elementos necessários para ser um grande trabalho.

E a cada capítulo que vai ao ar a novela mostra ser muito bem amarrada, com uma trama muito consistente em que o autor tem cada núcleo nas mãos e pode levar para onde quiser porque sabe como conduzir suas histórias.

A trama é baseada em "Vendetta", livro de sucesso de Lauro César, mas certamente com menos acontecimentos, já que a novela exige muito mais elementos dramáticos e o autor até o momento soube criar esses elementos como ninguém.

Está certo que "Poder Paralelo" nem de longe lembra uma novela tradicional, afinal não tem a mocinha tradicional, o mocinho tradicional e muito menos o vilão tradicional. Ali todos são mocinhos e vilões, tudo tem dois lados. O que torna a trama muito mais interessante. A falta de romantismo e a substituição disso por suspense e ação, diferentemente do que tentou fazer "Vidas Opostas", da mesma Record, em nada diminui a qualidade da trama. Pois ali os tiros, as perseguições e as mortes não são por acaso, não estão ali como muleta para obter audiência fácil, tudo isso faz parte do âmago da história.

Lauro César desafiou a todos e mostrou que é possível sim contar uma história de máfia no Brasil, tema batido e já contado sob todos os ângulos no mundo afora após o sucesso do filme "O Poderoso Chefão". Aliás, "Poder Paralelo" carrega elementos de alguns trabalhos sobre mafiosos, mas é uma novela, com elementos dramáticos que a afastam completamente de trabalhos anteriores sobre máfia.

Na última semana a novela melhorou ainda mais. Desde que o autor decidiu criar um assassino misterioso a trama ganhou em emoção. As seqüências das últimas aparições da Mama Freda e a descoberta de sua morte pela família Castelamare renderam cenas impressionantes. No capítulo de segunda-feira (9), no velório de Freda, vimos diálogos excepcionais e situações incríveis, saídas da cabeça de um gênio chamado Lauro César Muniz.

"Poder Paralelo", que tem destaques também na atuação como Petrônio Gontijo, Tuca Andrada, entre outros, viu Gabriel Braga Nunes crescer como ator tendo em mãos seu melhor e mais difícil personagem, Tony Castelamare. Mas falar de atuação é dizer que "Poder Paralelo" tem um destaque que se chama Patrícia França, que dá show na pele da sofrida Nina, e uma única dona, ninguém menos que Paloma Duarte, arrasadora, sensacional, brilhante, na pele de Fernanda Lira.




Enfim, "Poder Paralelo" veio para TV para dar mostras que existe sim vida fora da Globo. Aliás, essa é a melhor novela de 2009 anos-luz à frente de qualquer outra produção, seja global ou não.

*************************

Não deixe de participar do 1º Troféu TVxTV que premia os melhores da TV aberta do Brasil. Vote nos indicados, deixe seu comentário no post e concorra a DVD's de Hilda Furacão e A Muralha. Clique Aqui leia o regulamento e vote.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

3 Milhões na Lata do Lixo


Quanto tempo faz que Gugu Liberato estreou na Rede Record? Pouco mais de um mês. E, desde a estréia o animador não consegue emplacar os resultados esperados pela emissora da Barra Funda quando o contratou a peso de ouro, tirando o "maior ibope do SBT em muito tempo".

Desde sua estréia, o Programa do Gugu conseguiu em apenas uma oportunidade incomodar o Fantástico da Rede Globo, no domingo retrasado, quando chegou a ficar empatado na média prévia - quando saíram os dados consolidados a Revista Eletrônica da Globo liderou - e, pior, ele sempre é incomodado pelos concorrentes.

Na aparição de Ronaldo, Fenômeno no Programa Sílvio Santos, o Programa do Gugu armou uma verdadeira estratégia de guerra na tentativa de impedir o crescimento do SBT, em partes deu resultado, mas não impediu que Sílvio Santos liderasse a audiência por alguns minutos e na média ambos ficaram muito próximos.

Aliás, desde que estreou Gugu não consegue abrir muita diferença para Sílvio Santos, exceção feita ao domingo retrasado, a diferença é sempre de pouco mais de um ponto ou até menos, dependendo do dia. Quando foi contratado e ao ser anunciado o horário do programa, Gugu soltou a frase que deve ir para os anais da TV como o mico do ano: "Não estou preocupado com o Programa Sílvio Santos, estamos mirando a liderança da audiência".

Neste último domingo o resultado foi pífio, perdeu durante vários momentos para o Programa Sílvio Santos e na média geral ficou menos de um ponto a frente da atração do SBT. Mais do que isso, no confronto direto com o Pânico na TV, o Programa do Gugu ficou em terceiro lugar no ibope.

Muitas pessoas já falam que a Rede Record está extremamente insatisfeita com os resultados de Gugu Liberato e cogita-se inclusive em mudá-lo para as tardes durante a exibição de A Fazenda - o que seria mais um erro. De qualquer forma enquanto o diretor do programa, o "seu" Homero, fica batendo boca no twitter com fãs do SBT, ele deveria trabalhar e procurar formas de fazer o programa ter um resultado melhor, porque enquanto isso não acontecer, os 3 milhões de reais de salário para o Gugu estão sendo jogados na lata do lixo.



*Já votou nos melhores da TV aberta em 2009? Vote agora no 1º Troféu TVxTV e concorra a DVD´s de A Muralha e de Hilda Furacão. Leia o post abaixo deste e saiba como participar. Vote agora, não perca esta chance.

domingo, 8 de novembro de 2009

Troféu TV x TV




Chegou o grande dia. Hoje começa a votação do 1º Troféu TVxTV que vai premiar os melhores da TV Brasileira em 2009. Serão duas premiações, a 1ª eleita pelos internautas que votarão durante 30 dias para escolher seus preferidos em 18 Categorias. A 2ª será composta por um júri técnico de 10 pessoas que escolherão também os melhores. Ao final da votação o Blog irá divulgar os vencedores pelo voto popular e pelo voto técnico.

Os participantes do voto popular que quiserem concorrer aos DVD's das minisséries A Muralha e Hilda Furacão, além de votar, deverão deixar um comentário EXCLUSIVAMENTE NESTE POST com seu nome e email, confirmando a votação. Apenas quem deixar o comentário neste post concorrerá ao prêmio que será sorteado ao final da promoção.

Os integrantes do júri técnico também poderão votar com os internautas, porém eles não concorrerão ao prêmio por motivos óbvios.

A votação vai até 8 de dezembro e o resultado será divulgado no dia 09 de dezembro de 2009. Vote agora:

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira