sábado, 3 de outubro de 2009

Resultado da Enquete e Final

Vai aí o resultado da enquete: "Qual o seu autor preferido de novelas? - parte 2"

1º Gilberto Braga - 30%

2º João Emanuel Carneiro - 25%

2º Walcyr Carrasco - 25%


4º Benedito Rui Barbosa - 14%

5º Carlos Lombardi - 3%

Como tivemos um empate no 2º lugar, então três autores irão para a grande final, juntando-se aos dois melhores da primeira enquete (Sílvio de Abreu e Glória Perez).

Vote ali do lado, qual o seu autor preferido de novelas?

Paraíso e suas conquistas


Definitivamente dá pra entender o motivo de a Globo ser líder de audiência e preferência do público em cada área da TV. Especificamente na dramaturgia, isso fica claro porque a emissora sabe acertar nos mínimos detalhes, inclusive ao saber exatamente qual o tipo de público que está com a televisão ligada em determinado horário.

Após sofrer muito com constantes quedas de audiência que começou com Eterna Magia e se arrastou por Desejo Proibido, Ciranda de Pedra e Negócio da China, esta última acabou de afundar o horário com audiência abaixo dos 20 pontos em alguns capítulos, a Rede Globo decidiu parar de apostar e trazer de volta o formato mais simples, o amor meloso, sem grandes mudanças, pois o que o público do horário quer ver, segundo entendia a direção da emissora, é um grande e lindo amor.

Foi isso que Paraíso fez, uma novela que já havia sido produzida e feito grande sucesso nos anos 80, foi novamente produzida, com os mesmos personagens, com o mesmo charme e com um texto redondinho. Nada de muito extraordinário. O público não foi brindado com seqüência de cenas que vão entrar para a história da TV, muito menos com personagens tão fortes que serão inesquecíveis. A novela acertou justamente por não ter nada disso, ela acertou por levar de volta ao horário a simplicidade, mostrar pessoas simples e reais que tudo que querem na vida é serem feliz, nem mais nem menos.

O elenco era espetacular? Não. Natália Dill pecou como a protagonista Santinha, não chegou a comprometer a personagem, longe disso, mas ela não encontrou a melhor forma para compo-la, isso é fato. Outros personagens acabaram ficando um pouco exagerados e outros tiveram destaque demais para atuação de menos (né Daniel?). Em compensação, alguns do elenco deram banho de interpretação e o destaque maior da companhia foi Cássia Kiss que não apenas interpretou, mas encarnou muito bem sua personagem, conseguindo o que poucas personagens conseguem, arrancar emoção e gargalhadas dos telespectadores.

Paraíso sai de cena com o horário das 6 parcialmente recuperado, fechando com 27 de média, quase 6 a mais que sua antecessora e a 3 da meta que a Globo impõe ao horário, mas nesses últimos capítulos esteve sempre próxima dos 30 pontos. Essa recuperação é prova de que não existe crise de audiência na Globo e que nenhuma outra emissora se aproxima, mas prova de que com um bom trabalho, o público volta a ver novelas. Simples assim.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Flash Forward - "White to Play"



* Texto com spoiler

Após o eletrizante episódio piloto, Flash Forward voltou em seu 2º episódio e os fãs ansiosos querendo muitas respostas, ávidos por novas informações da série que, pelo jeito, chegou para ficar.

Em "White to Play", 2º episódio da série, vemos uma sequência muito mais lenta de acontecimentos. Nada tão instigante como no episódio de estréia, mas também pudera, seria impossível que a série mantesse o mesmo ritmo alucinado para sempre, até porque não é este o objetivo.

Vemos no episódio o drama de cada personagem e a forma como eles estão lidando com o fato de que sabem seu futuro. Mark está numa situação muito interessante para a série, afinal, como ele mesmo disse: "No trabalho eu luto para que estas visões sejam mesmo do futuro e aqui em casa, eu rezo para que não".

Essa frase é emblemática, pois sozinha nos remete exatamente a situação de cada um dos personagens. Afinal, será mesmo que a "sabedoria" é um dom, como disse o médico amigo da Dra. Olívia? Ou saber que seu futuro não é tão bom ou então estar com alguém que você nunca tenha visto antes, é realmente uma bênção? Essas questões passam pela cabeça de cada um dos personagens.

O início do episódio foi absolutamente sinistro. A imagem de todas as crianças deitadas no chão, numa quadra e parque de diversão duma escola, em pleno "apagão", com uma música sinistra sendo cantada por crianças ao fundo enquanto Charlie ficava lá, de pé, olhando para elas, foi realmente impactante. Mesmo que logo depois o episódio mostre que tudo não passou de uma brincadeira chamada de "apagão", criada pelas crianças. Boa tacada.

O episódio definitivamente centrou-se nos conflitos humanos. Mark e a esposa lutando para que o futuro não seja real e eles não se separem, enquanto isso Olívia se desespera ao conhecer o estranho de sua visão e perceber que, de fato, o futuro está acontecendo.

Ainda temos Noh, o policial "coreano" que não viu nada. Meio clichê o fato da policial de Utah que não viu nada também morrer pouco depois, isso me irritou um pouco, confesso, mas nada que atrapalhasse a sequência.

E também existe a investigação e como existe. Já são, afinal de contas, dois os suspeitos de terem participado do "apagão". O suspeito zero - como o FBI chama o homem que estava calmamente andando pelo estádio enquanto todos "dormiam" - e o D. Gibbons, homem que clonou o cartão de uma protestante simpática e muito divertida.

A seqüência em que Mark e seu parceiro perseguem Gibbons na fábrica fechada de bonecas é muito interessante e bem feita e, novamente, vemos o flash forward de Mark acontecendo, quando a foto de uma boneca queimada é vista.

O episódio foi muito bom, não como o piloto, mas com outro enfoque. Ainda assim ficou acima do que eu esperava, novamente e ganhou mais fôlego, dando provas que veio para ficar.

Novamente Flash Forward deixou um gancho excpecional para o fim do episódio. Afinal, por que Charlie - a filha de Mark - falou: "D. Gibbons é um cara mau"? Se ela viu Dylan, o menino autista que Olívia salvou no episódio de estreia e filho do sujeito de sua visão, significa dizer que ela e Dylan estavam juntos com esse tal Gibbons? Só o futuro, ou um Flash Forward dirá.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Um exagero chamado Aline


Estreou nesta quinta-feira na Rede Globo a nova série brasileira, "Aline". Série que foi testada primeiramente como Especial de Fim de Ano e a direção da emissora decidiu apostar no formato para alguns episódios. Aline é protagonizada por Maria Flor e conta a história da personagem que dá nome a série, uma moça tresloucada, de bem com a vida e que tem dois namorados, vivendo com ambos num apartamento e mostrando que a relação dos três segue em perfeita harmonia.

Assim como foi no Especial de fim de ano, o primeiro episódio dessa temporada inicial de Aline conseguiu ter um enredo muito próximo ao enredo que imortalizou a personagem nas tirinhas de humor, o que por si só já é um feito, afinal levar uma personagem complexa como Aline para a TV e conseguir manter todo o sentido de inocência e sensualidade simultâneos vivos, é um feito.

A série estreou mostrando todo o exagero possível para uma história. Todos os tipos de exageros estão ali, ou seja, a série lida com o inimaginável, com o que não é possível, e para isso não cair na fantasia exagerada e tosca é muito difícil, principalmente quando se usa elementos como a direção usou, como mostrar a imaginação de Aline.

Isso em qualquer outra série seria um defeito, não em Aline. Essa característica singular da série em exagerar tudo é, na verdade, a grande tacada dos roteiristas e que prendem a atenção do telespectador durante todo o episódio. Ao telespectador não importa muito saber que ela e seus namorados não estão com dinheiro para pagar as dívidas, também não importa muito que a publicação do livro contando o diário dela tenha sido exagerado. O que importa mesmo ao público, é ver Aline e suas excepcionais tiradas, respostas bem dadas e, em alguns momentos principalmente, seus devaneios.

É difícil analisar todos os personagens apenas pelo primeiro episódio. Me parece que os dois namorados de Aline vão funcionar muito bem na série, mesmo com dois atores que podem a qualquer momento comprometer o desempenho, mas isso ainda não aconteceu neste episódio. Os pais da menina são personagens que mereciam por si só uma série, excelentes histórias e divinas atuações.

Mas o melhor mesmo é Maria Flor. Ela encarnou a personagem com uma desenvoltura que impressiona e mostra sua maturidade como atriz. Maria Flor já coleciona bons papéis, como na novela Belíssima, em que esteve muito bem. Mas em 2009 teve uma participação apenas discreta na 1ª fase de Som & Fúria. Agora, como Aline, Maria Flor deve roubar a cena e já começou a fazer isso, num ano em que a Rede Globo não teve nenhum grande destaque feminino em atuação, Maria Flor pode salvar 2009.

Emissoras & Curiosidades

1 - É impressão minha ou de fato a Luciana Gimenez tem cometido um número menor e impressionante de gafes durante seu programa, o Superpop? Eu não costumo assistir ao programa, mas sempre ouvia comentários sobre as bizarrices da apresentadora e já faz muito tempo que não ouço nada a respeito.

2 - A TV Gazeta continua sendo uma das emissoras mais charmosas para se assistir quando o assunto é entretenimento para donas-de-cas. O programa Mulheres com a apresentação da Cátia Fonseca conquista o público feminino e a Cátia continua impressionando pela sua simpatia.

3 - É incrível como a TV Cultura contiua com ótimos programas para o público infantil e continua obtendo alguns resultados excelentes em audiência. É o caso do desenho Doug que já marcou gerações passadas de crianças e continua fazendo sucesso entre a garotada. Enquanto isso, as emissoras maiores insistem em desenhos que só expõem as crianças à cenas de violência.

4 - A BAND ao que parece se perde quando o assunto é programação, mas acerta quando aposta em futebol, aliás, a emissora deveria voltar a investir em peso no esporte. A programação da emissora é pífia, somente acertando nos esportes. E a audiência tem dado retorno com a transmissão de jogos do Brasileirão e da Copa do Mundo de Futebol Jr.

5 - O SBT acertou em cheio com Harper's Island, tanto que roubou a vice-liderança de audiência no horário, deixando o maior investimento da Rede Record, "Bela, a Feia" em terceiro lugar. Vamos ver se a audiência vai corresponder agora, com a nova série, "Supernatural". A série é excelente, tem grande potencial, mas já não é inédita, como a outra era.

6 - O que se tem para assistir na Record? Cada vez mais eu percebo que a emissora que chegou a incomodar a Globo com uma programação invejável, se perdeu a tal ponto que não há praticamente um único programa ali que se salve. Exceção feita a ótima novela Poder Paralelo e a um ou outro programa.

7 - Viver a Vida continua perdida e a cada dia perde mais audiência, o sinal amarelo já deveria estar ligado, mas com a calma do autor, duvido que esteja. Enquanto isso, Caras e Bocas segue excelente, lembrando os melhores tempos de Walcyr Carrasco que segue inspiradíssimo.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

CQC e a nova integrante


Eu fui um dos que criticaram duramente o CQC durante o processo eliminatório para escolher o 8º elemento do programa, ou seja, o novo integrante que passaria a compor o elenco. Praticamente em todas as segunda-feiras havia um motivo diferente para se criticar o processo.

Algumas críticas eram baseados em fatos que nem tinham ligação direta com o concurso em si, como o fato de alguns concorrentes conhecerem a direção do programa e se relacionarem bem com alguém do elenco, essa falta de critério por si só manchou toda a competição, principalmente se levarmos em conta que ótimos candidatos ficaram para trás enquanto outros nem tão bons foram ficando.

O que mais me incomodou nesse processo todo foi o fato de que "uma voz do além" comunicava a Marcelo Tas quem era o classificado para a próxima fase, ou seja, o público nunca sabia qual o critério para definir qual dos candidatos deveria continuar e qual deveria deixar a competição e isso é deplorável em qualquer concurso que queira ser levado a sério.

Com tantos problemas assim, duas mulheres chegaram a grande final da competição, isso também já foi um sinal, afinal, o CQC só tem homens e duas mulheres na final significa dizer que desde o princípio a direção sabia que queria uma mulher para integrar o elenco, então era muito mais prático ter inscrito apenas mulheres, ne?

Mônica e Carol que não tem nada a ver com isso, chegaram a final e, concordemos ou não com as escolhas, ambas são ótimas e talentosas, é preciso reconhecer. Mônica venceu e causou a sensação de injustiça e até raiva em alguns fãs do programa. Uns consideraram a decisão baseada apenas no fato de que ela é mais bonita que Carol e outros acharam argumentos mais preocupantes, como o fato do diretor do CQC seguir apenas ela no Twitter.

Eu confesso que desde o princípio senti Carol muito mais espontânea que Mônica, o que para um programa com o formato como o CQC é algo importante. Mas é preciso reconhecer que nessa final um critério pode ter sido levado em conta. As matérias preparadas por ambas apenas para a final. Como um todo, na competição toda, Carol esteve bem melhor, mas exclusivamente nas matérias apresentadas na segunda-feira, é inegável que Mônica se deu muito melhor, esteve sempre melhor preparada, com tiradas mais inteligentes e engraçadas. Carol quase sempre caia no humor piegas, o que chegou a me incomodar.

Pela final, exclusivamente, preciso reconhecer que Mônica mereceu ser a 8ª integrante do CQC.

************************************************

Só um pequeno comentário sobre Viver a Vida. O Manoel Carlos enlouqueceu completamente, ne? Passaram-se 5 meses desde que começou a novela até hoje, pouco mais de suas semanas depois e sem ter UMA ÚNICA passagem de tempo. Além do que, virou maluquice os dias na novela: Quando a Mia ligou lembrando Marcos do aniversário de Luciana, Helena cogitou que ambos pudessem antecipar a volta para chegarem no sábado, dia do aniversário. Marcos foi contra, disse que voltariam no domingo e chegariam na segunda, ou seja, deixariam Paris um dia depois do aniversário de Luciana. Acontece que houve o aniversário, Luciana dormiu, acordou, viveu o dia todo, assim como Helena e Marcos em Paris e eles não voltaram, vão voltar somente no OUTRO dia. Erro grostesco.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Viver a Vida é um Porre


Após duas semanas, ou seja, 12 capítulos de Viver a Vida já é possível se construir uma crítica baseada puramente na história pretendida por Manoel Carlos, como se faz em toda novela, após essa quantidade de capítulos já há um esqueleto muito bem desenhado da construção de uma trama.

E a trama de Viver a Vida me surpreendeu. Em duas semanas ela se mostrou muito mais fraca do que eu esperava. Foram 12 capítulos modorrentos, arrastados, cheio de situações desnecessárias e falas absolutamente dispensáveis na construção de uma boa história. A maior parte da cena em que Manoel Carlos tenta inserir situações do cotidiano humano, ele acaba errando colocando cenas que são sim do cotidiano, mas que não acrescenta absolutamente nada a trama, estando ali apenas para aumentar o tamanho do capítulo.

Outro problema grave detectado nos primeiros capítulos da novela são os recorrentes clichês. Principalmente nos três primeiros capítulos, Manoel Carlos colocou todos os clichês possíveis e imagináveis para uma novela. O exagero dos clichês foi tanto que, em determinado momento, deu vontade de desligar a TV. Um exemplo clássico desses clichês foi a protagonista Helena (Taís Araújo) permitir com que sua concorrente nas passarelas, Luciana (Aline Morais) fechasse o desfile em búzios. E o que aconteceu? O mais óbvio, Luciana cai durante o desfile. A cena, além de tudo, foi mal dirigida e o público ficou assistindo com cara de idiota.

E os personagens? Ah, os personagens de Manoel Carlos. Todos são raros, estereotipados e sem nada a contar, com raras exceções. A Helena de Taís Araújo que era para ser a melhor das Helenas, até o momento tem sido a mais insuportável delas. Uma heroína típica e com todos os estereótipos possíveis para uma protagonista e o mesmo acontece com Marcos (José Mayer).

Mas há exceções. Lília Cabral segue dando um show de atuação como tem se tornado corriqueiro em seus trabalhos e, além de tudo, sua personagem ajuda – e muito. Thereza é até agora, disparada, a melhor personagem da trama.

Nas histórias em si, eu gosto da história de Ariane (Christine Fernandes), me parece que ali pode render um núcleo interessante para a novela, mas só o tempo dirá se o autor também não vai errar a mão ali.

Enfim, Viver a Vida começou, mas ainda não disse a que veio e, se formos comparar com as novelas anteriores, o saldo ainda é pior. Caminho das Índias estava muito bem após suas duas primeiras semanas, mesmo tendo se perdido completamente depois e A Favorita já mostrava que seria uma das melhores novelas já produzidas depois de 12 capítulos. Viver a Vida, ao contrário, pode ser uma das piores.

* Artigo publicado também no site Famosidades. Clique aqui e conheça as notícias do mundo dos famosos.

domingo, 27 de setembro de 2009

Piores Atores Brasileiros de Todos os Tempos

Dando continuidade a nossa série de listas de Melhores e Piores que o Blog realiza em parceria com 9 amigos, chegou a vez de elegermos os 10 Piores Atores Brasileiros de todos os tempos. Pedimos desculpas por não termos postado a lista no sábado, como é tradição, mas um problema técnico nos impediu. Confira agora a lista:

10 - Márcio Garcia - 1970



O sonho de toda pessoa que trabalha com televisão é um dia poder ter um programa só seu. Foi assim que Márcio Garcia definiu o motivo de sua mudança de emissora quando trocou a Globo pela Record para comandar um programa nas tardes de sábado.
Márcio Garcia na verdade começou sua carreira como apresentador na MTV sempre recebendo excelentes críticas por sua desinibição na frente das câmeras. Esses ótimos trabalhos o levaram de mala e cuia para a principal emissora do país, a Globo, mas para ser ator e ali iniciou a carreira que o coloca nessa lista.
São 10 novelas ao todo e a crítica é unânime em afirmar que desde Tropicaliente, em 1994 que o ator faz as mesmas expressões, seja qual for a situação, e isso provoca certa irritação por parte do público que normalmente rejeita seus personagens.
Mesmo assim, Márcio não pode dizer que tem grandes papéis em seu currículo, sempre com papéis discretos até mais da metade da carreira como Luis Carlos em Anjo Mau ou um motorista de táxi em Era Uma Vez, o ator recebeu sua grande chance na novela Celebridade, sendo um dos vilões, fazendo o inesquecível par com Cláudia Abreu, a dupla ficou marcada, principalmente pelo talento de Cláudia, mas ali ele também foi muito criticado.
Seu último trabalho foi uma mancha em sua carreira. Bahuan, em Caminho das Índias, iniciou a novela como protagonista e foi perdendo espaço, no último capítulo, o personagem aparece uma única vez sem direito sequer a uma fala. Com tantos trabalhos fracos e fiascando, Márcio Garcia fica em 10º lugar na nossa lista.

9 Erik Marmo - 1976



Todo rosto bonitinho que começa em Malhação tende a fazer certo sucesso na Globo até depois ser completamente esquecido e receber apenas pequenos papéis, disse certa vez um diretor. É o que parece que deve acontecer com Erik Marmo.
O jovem que acreditava ser um bom ator tentou a sorte na TV Globo fazendo inúmeros testes para todos os papéis. Depois de alguns anos de frustração, o ator finalmente conseguiu um bom papel, interpretar Sócrates, um jovem homossexual que sofre com o preconceito em Malhação 2000. O papel chamou a atenção pelo apelo social e o ator acabou ficando muito conhecido naquela fase da história, o que chamou a atenção de algumas pessoas.
Depois disso o ator ainda participou do seriado Sandy e Júnior interpretando João Pedro, ali as críticas começaram a serem despejadas sobre ele, principalmente em virtude de seus trejeitos e sua empostação vocal que sempre era péssima.
Mesmo assim, Erik ganhou prestígio na Globo e conseguiu um papel relativamente grande em sua primeira novela, Mulheres Apaixonadas, interpretando o apaixonado Cláudio, o ator fez par com Carolina Dieckman. A crítica estraçalhou com o trabalho do ator, muitas vezes considerando-o como o mais fraco de todo o elenco da novela.
Outras novelas vieram, mas nenhum papel com o mesmo apelo e força de Cláudio e, aos poucos, o jovem ator começou a cair no esquecimento, seu último papel relativamente grande foi em Alma Gêmea quando interpretou Hélio, mesmo assim, antes da novela aceitou papéis menores.
Seu mais recente trabalho foi em Três Irmãs, encarnando o delegado Dr. Rios, entrando já do meio para o final da novela e também foi muito criticado por sua atuação caricata do policial boa pinta que acabou ficando muito exagerada. Com tantas atuações fracas, Eirk Marmo merece o nosso 9º lugar.

8 - Fábio Júnior - 1953



Um dos maiores cantores do país que recebeu certa vez um convite para ser galã de novela, pois tinha grande sucesso junto ao público feminino, aceitou e se considerou ator. Essa é a história da vida na teledramaturgia de Fábio Júnior.
Um dos cantores mais conhecidos do país, idolatrado pelos fãs e querido principalmente pelas mulheres que o consideram, ainda hoje, como um dos maiores símbolos sexuais masculinos do Brasil, Fábio Júnior tem também uma extensa - e pífia - carreira como ator.
Foram mais de 10 trabalhos entre novelas e séries na carreira de Fábio Júnior, o que o coloca como um ator, de fato. Sua estréia foi em 1969 em O Feijão e o Sonho e ali o cantor se considerou seguro, mesmo com 16 anos. Voltou a fazer novela quase 10 anos depois em Nina e ali já foi muito criticado por não saber decidir o que queria e também por sua atuação fraca.
Fez algumas novelas memoráveis como a primeira versão de Cabocla, também fez Malu Mulher, Roque Santeiro, novelas muito elogiadas pela crítica, mas mesmo assim, sempre saia alguma nota sobre a atuação canastrona de Fábio Júnior.
O ápice da carreira do "ator" foi em 1996, quando ele protagonizou Antônio Alves, o taxista, uma novela divertida até, mas com um protagonista que não conseguia segurar o personagem e acabou sendo muito criticado.
Fábio Júnior é cantor e como ator tem uma trajetória pífia, por isso ele aparece em 8º lugar na nossa lista.

7 - José Mayer - 1949



Um dos principais galãs da Rede Globo. Sempre que uma novela tem um papel do homem machão que vai pegar boa parte do elenco feminino da novela, quem é escalado? José Mayer, claro.
É impressionante a capacidade que José Mayer tem em aceitar sempre os mesmos papéis em qualquer novela, não se sabe se porque são os únicos papéis que ele sabe interpretar ou se porque é o único tipo de convite que recebe e, é melhor estes do que nenhum, mas a verdade é que a crítica considera o ator fraco simplesmente porque ele não muda, é sempre o mesmo, apenas com nomes diferentes.
E o começo da carreira do ator era promissora, sua primeira novela, Malu Mulher ele recebeu grandes críticas por seu trabalho, se destacando na trama e conseguindo bons resultados.
Mas escolhas erradas fizeram com que José Mayer nunca recebesse um grande papel, nunca tivesse um grande momento como um vilão, por exemplo, ou então um protagonista completamente diferente do machão que ele sempre interpreta, seduzindo todas as mulheres.
Isso começou a piorar quando o ator passou a aceitar trabalhar em todas as novelas de Manoel Carlos sempre com o mesmo papel. Ele esteve em História de Amor, Laços de Família, Mulheres Apaixonadas, Páginas da Vida e, agora, em Viver a Vida, nunca mudando uma vírgula no estilo de seus personagens.
Em A Favorita, parecia que o ator mudaria completamente, interpretando um lunático, mas que nada, na trama ele fez par simplesmente com Juliana Paes, Cláudia Raia e Giulia Gam.
Atualmente ele é o protagonista de Viver a Vida, interpretando Marcos, o sedutor que traía a esposa com todas, inclusive "com a vizinha bunduda" e, divorciado, se encantou com Helena, interpretada por Taís Araújo. Ah, e vai se envolver ainda com a vilã de Giovanna Antonelli, é mole?
Com uma carreira dessas é impossível não observar que José Mayer é um homem de sorte, afinal, trabalhou ao lado de todas as beldades brasileiras, mas atuar que é bom, nada. Por isso ele aparece em 7º lugar na nossa lista.

6 - Marcos Palmeira - 1963



Uma surpresa. Afinal, Marcos Palmeira sempre foi o queridinho da Globo e, em muitas novelas, o queridinho do grande público, conseguindo até bons resultados, o que acaba por surpreender vê-lo nessa lista.
Muitos são acostumados com Marcos Palmeira na televisão, mas o que poucos sabem é que ele fez menos novelas do que filmes ao longo de sua carreira, o que mostra que o ator prefere o cinema a televisão e, talvez por isso, sua colocação nessa lista possa ser considerada injusta.
Mesmo assim, é preciso se dizer também que o ator não está em nenhum grande filme da história do cinema nacional, sempre em trabalhos medianos e fracos, com roteiros duvidosos, o que também acaba por prejudicar seu currículo.
Na TV, são novelas desde 1987 quando estreou com destaque em Mandala, conquistando pela crítica a fama de "o mais novo galã do Brasil", mesmo sendo muito jovem. No ano seguinte esteve na que, ainda hoje, é considerada uma das maiores novelas de todos os tempos, Vale Tudo, sem grande destaque.
Também fez Pantanal, Amazônia, Renascer e Irmãos Coragem, todas seguidamente e sempre com destaque. Mas a partir daí a crítica começou a observar que as atuações de Marcos Palmeira eram sempre apagadas, fracas e sem vida, como em Torre de Babel, Andando nas Nuvens e, principalmente com seu protagonista Guma em Porto dos Milagres.
Seu outro protagonista também foi muito criticado por ser apagado, Fernando Amorim de Celebridade passou toda a novela sendo alvo de crítica por todo o público.
O último trabalho do ator foi na novela Três Irmãs, na pele do médico Bento, mas ele poderá ser visto novamente a partir do dia 05 de outubro como um dos protagonistas da novela Cama de Gato.
Com escolhas ruins, personagens fracos e filmes não mais que medianos, Marcos Palmeiras conseguiu destaque em nossa lista, ficando em 6º lugar.

5º - Thiago Lacerda - 1978



Os galãs da nova geração da Globo normalmente só precisam ser considerados bonitos pelo grande público, não precisam ter talento. Assim definiu certa vez um famoso autor de novelas e essa definição bem que se enxaixa a Thiago Lacerda.
Mais um ator que começou a carreira na novela teen Malhação, após inúmeras tentativas para pontas em novelas e também alguns comerciais para TV, o ator conseguiu sua oportunidade em Malhação no ano de 1997 na pele de Lula, mas sem grande destaque são poucas as pessoas que lembram de sua participação nessa fase da história.
No ano seguinte, Thiago recebeu seu primeiro papel para novela, atuando no remake de Pecado Capital, escrita por Glória Perez, o ator interpretou Vicente, e já ali começou a ser criticado, mas também pudera, nessa novela todos foram criticados.
Sua grande oportunidade foi mesmo na trama de Benedito Rui Barbosa com enorme sucesso no país, Terra Nostra. Lacerda protagonizou a trama vivendo o italiano Mateo e, ao lado de Ana Paula Arósio, fez o público suspirar com as cenas de amor entre o casal, mesmo assim, o ator não foi elogiado, uma das críticas era que ele exagerava no sotaque e sua expressão sempre dava a impressão de estar sorrindo.
Essas críticas passaram a perseguir o ator que começou a ser tido como o "sorrisinho" da TV, uma vez que não importasse a cena, ele sempre passava a impressão de estar com um sorriso largo no rosto. Seus papéis foram diminuindo de tamanho conforme o tempo foi passando como em O Beijo do Vampiro e América. Em Páginas da Vida recebeu um papel relativamente grande, mas nem de longe chegava perto dos protagonistas.
Voltou a protagonizar uma história na pífia Eterna Magia, na pele de Conrado, fez par com Malu Mader na novela que desabou a audiência do horário das 6 da Rede Globo e que, ainda hoje, luta para se recuperar.
Thiago Lacerda volta a TV em Viver a Vida na pele de Bruno e, dizem, lembrando muito seu papel em Páginas da Vida, e sempre com a mesma expressão de felicidade exagerada no rosto, por tudo isso ele aparece em 5º lugar na nossa lista.

4º - Fábio Assunção - 1971



Um dos principais galãs da Globo. Desde sempre interpretando os papéis mais fortes das novelas em que trabalha e quase sempre também recebendo as piores críticas, esse é Fábio Assunção.
Fábio afirma que sempre quis ser ator e nunca nega que seu sonho era chegar a Rede Globo e conseguir papéis de destaque, o que acabou acontecendo, muito mais pelo seu carisma com o público feminino do que propriamente por seu talento, como pode se verificar em quase todas as suas atuações.
Ele começou na TV atuando em uma novela de peso, "Meu bem, meu mal" e logo em seguido esteve na novela mais inovadora da história da TV, "Vamp" e em ambas recebeu elogios discretos apenas. A partir daí, as críticas começaram, afirmando que Fábio Assunção sempre mostrava o mesmo rosto, atuação abaixo da média e personagens pouco profundos, isso em Pátria Minha, O Rei do Gado e Por Amor.
Em seu primeiro protagonista em Força de um Desejo, novela impecável, ele também foi muito criticado por não saber conduzir seu personagem pelo melhor caminho para uma atuação mais forte.
O melhor momento do ator, contudo, foi em Celebridade, na pele do perverso Renato Mendes, Fábio Assunção protagonizou momentos históricos da TV ao lado da também vilã Laura (Cláudia Abreu), ali todas as críticas foram esquecidas e ele foi muito elogiado.
Mas foi só nessa novela, depois, em Coração de Estudante, mais um mocinho sem sal e insuportavelmente irritante, o mesmo aconteceu em Paraíso Tropical e, mais recentemente em Negócio da china, personagens parecidos e que tinham a cara de Fábio Assunção, por isso nada mais justo que ele seja considerado o 4º pior ator brasileiro.

3º - Reynaldo Gianecchini - 1972



Esse é um pouco diferente, não é o típico ator que sobrevive por ter um rosto bonitinho, vai além. É o modelo bonitinho que recebe convite e acha que realmente tem talento para sobreviver no mundo da TV e, o pior, sobrevive. História manjada entre as mulheres, mas que aconteceu com Reynaldo Gianecchini.
Impossível não lembrar também que ele era apenas um modelo comum no Brasil, sem grande destaque na mídia, mas tinha em seu currículo a facilidade de conhecer todos no meio, já que era o namorado de Marília Gabriela e, evidentemente, isso facilitou e muito sua entrada para a TV.
Seu primeiro trabalho foi logo como protagonistas, coisas que só alguns diretores da Globo podem explicar, o motivo para um modelo sem estudo, sem preparo, sem nada, é convidado para protagonizar uma novela em horário nobre.
Gianecchini foi duramente criticado por estragar cenas que poderiam ser antológicas na excelente Laços de Família, ao interpretar o mocinho Edu, que primeiro se envolve nada menos que com Vera Fisher para depois se apaixonar pela filha, interpretada por Carolina Dieckman.
Mesmo sendo tão duramente criticado, o ator continuou a fazer televisão, abandonando definitivamente a carreira de ator. Esteve em As Filhas da Mãe, no ano seguinte e novamente foi duramente criticado. A principal crítica nem era por algo específico, mas porque o ator não sabia se comportar nem criar nada para seus personagens, ele apenas vomitava os textos sem dar nenhuma expressividade às cenas.
Isso continuou em Esperança, quando ele foi Toni e também em outro sucesso da TV, apesar do protagonista, em Da Cor do Pecado, ele interpretou os gêmeos Paco e Apolo, a novela de maior audiência da história do horário das 7 foi muito elogiada, mas Reynaldo sempre lembrado como o modelo que insistia em tentar ser ator.
A crítica se rendeu a seu trabalho na novela Belíssima, quando o ator encarnou o divertidíssimo mecânico Pascoal e, ao lado de Cláudia Raia, protagonizava as cenas mais divertidas em muito tempo do horário nobre. Ali Reynaldo ganhou o respeito do público e dos especialistas em TV.
Tudo isso foi por água abaixo em seu próximo trabalho. A mesma voz sem vida, a mesma cara de paisagem, a mesma interpretação jocosa, esse foi Dante em Sete Pecados, novela das 7 que não pegou.
O ator depois da novela decidiu se afastar da TV e viajar para os EUA para estudar interpretação e todos nós esperamos que ele, de fato, tenha aprendido a interpretar um pouco melhor, enquanto isso ele fica em 3º lugar da nossa lista.

2º - Luigi Baricelli - 1971



Um ator que não queria ser ator e que mudou o nome por causa de um personagem. Luiz Baricelli é seu nome, e ele queria mesmo estudar processamento de dados, até ser convidado para fazer uma série independente e interpretar um personagem de nome Luigi, e a partir daí não sair mais da carreira e adotar o nome artístico.
Seu primeiro trabalho foi na TV Manchete, na série O Guarani, interpretando Diogo, ali ele já foi um tanto quanto criticado, mas por não prejudicar a trama, acabou mesmo passando batido.
Já na Globo, o ator estreou em novelas vivendo Zelito, em Deus nos Acuda, também papel sem grande repercussão. Depois disso rodou para ganhar experiência fazendo "47.5 uma onda no ar" e também a novelinha teen, Malhação, sempre sendo muito criticado porque suas atuações eram discretas, não prejudicavam, mas também não ajudavam.
Em Laços de Família sua grande chance interpretando Fred e o ator falhou copiosamente. Foi um dos mais criticados ao lado de Gianechini, porque seu personagem era raso e ele não contribuía em nada para o crescimento, ao contrário, as vezes dava a impressão de que fazia aquilo obrigado.
Mas seus dois piores momentos nas novelas ainda estavam por vir. Em 2005 na pele de Raul no mega sucesso Alma Gêmea, o ator foi um dos vilões mais caricatas de todos os tempos, irritando inclusive o público, que normalmente gosta de vilões. Não satisfeito, ele repetiu a dose em 2006 em seu último trabalho de novelas em O Profeto, um vilão caricata e sem o menor senso de realidade não chamou a atenção do telespectador.
Desde então, Luigi se afastou das novelas, fez participações nas séries da Globo, esteve a frente do Caminhão do Faustão, e atualmente trabalha na apresentação do Vídeo Show, aliás, muito melhor apresentador do que ator, diga-se.
Com tantos trabalhos ruins, Luigi Baricelli fica em 2º lugar como um dos piores atores brasileiros de todos os tempos.

1º - Dado Dolabella - 1980



O mais jovem da nossa lista e também certamente o mais fraco. A vantagem de Dado Dolabella para todos os outros seria de que ele ainda tem muito pela frente e pode aprender, mas, em se tratando dele, é improvável que isso ocorra.
Um ator que aparece mais na mídia por conta de seus problemas pessoais, brigas com namoradas, agressão a empregada, show de horrores em programas de TV, não pode nem ser levado a sério, mas ele insiste que é um ator sério e profissional, por isso é julgado como tal.
Adivinhem onde ele estreou? Muito bem, em Malhação, como praticamente todos os atores dessa geração. Em 2001 ele encarnou Robson e despontava como um promissor galã global que poderia ser trabalhado e vir a ser um bom ator, infelizmente não foi o que aconteceu.
Esteve em du Sexo Frágil, interpretando Gerônimo já sendo criticado por não saber dar o tom correto de humor ao personagem e na minissérie A Casa das Sete Mulheres começaram as pesadas críticas ao trabalho do ator. Encarnando Bento Filho, o ator não soube criar o personagem e acabou deixando-o fora dos eixos em comparação com outros, sempre sendo lembrado como o pior do elenco.
Em seguida, Dado fez Senhora do Destino, sucesso de audiência e perseguida pelos especialistas, a novela deu uma grande participação ao ator que não correspondeu, dando a impressão de estar interpretando ele mesmo e não um personagem. Depois disso o ator se perdeu na vida pessoal e passou a ter mais destaque nas páginas policiais do que por suas atuações, ainda assim foi protagonista de Cristal no SBT e, sem a estrutura da Globo, suas limitações ficaram ainda mais claras e ele fez talvez o trabalho mais pífio dos últimos anos para um protagonista.
Atualmente Dado Dolabella está na Rede Record e venceu o Reality Show A Fazenda, trunfo da emissora na tentativa de melhorar sua imagem e torná-lo o novo galã da emissora, mas com sem saber atuar, fica difícil, ne? Com essa história, Dado Dolabella foi eleito pelo blog como o pior ator de todos os tempos.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira