sábado, 26 de setembro de 2009

Flash Forward "No More Good Days"


Estreou essa semana nos EUA e, claro, em nossos computadores, a série que prometeu ser a sensação das estreias em 2009. "Flash Forward" que, pelo nome, foi confundido com um "spin off" de Lost, mas na verdade não é, depois de muita ansiedade ao redor do mundo e muita badalação estreou com 12 milhões de telespectadores nos EUA, número considerado bom pela crítica americana.

A série mesmo antes de estrear foi chamada de "a substituta de Lost" e isso por si só causou grande curiosidade em boa parte do público. Flash Forward conta a história de um apagão que acontece simultaneamente em todas as pessoas do mundo que simplesmente caem desacordadas ao mesmo tempo e ficam assim por 2 minutos e 17 segundos causando com isso destruição, acidentes e muita - muita mesmo - morte. Mas não é apenas isso, as pessoa não caíram dormindo, nesse período de tempo, o consciente delas dá um salto no tempo, e elas vivenciam acontecimentos futuros de suas vidas.

A premissa da série é muito inteligente e eu confesso que estava curioso para ver o resultado disso no episódio piloto. Me surpreendi, a estreia da série foi muito acima das minhas expectativas. De longe a melhor estréia de 2009. Um roteiro impecável, histórias emocionantes e - mesmo com uma história bizarra - os roteiristas souberam dar um realismo incrível para cada seqüência.

Como em Lost, a série é cercada de mistérios, cheia de perguntas já no primeiro episódio, mas também como em Lost, o que parece que vai encantar o público, não é necessariamente os mistérios, mas sim os dramas vividos por cada personagem que viram seus futuros e não sabem o que fazer com eles, afinal cada um tem uma expectativa diferente de futuro a partir dessa visão.

Não sei se Flash Forward poderá realmente ser substituta de Lost, que acaba no ano que vem, mas que tem potencial, ah, isso eu não tenho dúvidas. Depois de muito tempo, uma série me conquistou por completo em sua estréia. Eu recomendo!

**************************

Gostei da escolha de elenco, todos mandaram muito bem nessa estreia e foi muito fofo ver a Penny de Lost num dos papéis principais da série. Ela continua com uma atuação impecável como Olívia Benford

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Resultado da Enquete

O Blog está fazendo uma enquete em três partes e a pergunta é: "Qual seu autor de novelas favorito?" A primeira parte vai classificar os dois mais votados, na segunda parte, novos nomes e também se classificam os mais votados e na última parte os quatro melhores disputam o seu voto. Confira o resultado da primeira parte:

1º Sílvio de Abreu: 28%

2º Glória Perez: 25%


3º Manoel Carlos: 23%

4º Aguinaldo Silva: 14%

5º Lauro César Muniz: 7%

Os dois primeiros estão classificados para a final. Vote agora na segunda parte da enquete.

*Excepcionalmente a Lista de Melhores e Piores que o blog faz semanalmente, será publicada neste domingo.

O Poder do Futebol

Muito se tem falado que o terror da Globo tem sido nas quartas-feiras a noite e nos domingos a tarde, quando o futebol está no ar. Segundo algumas pessoas, são esses os horários em que a emissora mais poderosa do Brasil, sofre para se manter na liderança e acaba perdendo muito de seus telespectadores.

O que se mostra na prática é justamente o oposto. É um fato indiscutível o poder que o futebol tem no quesito audiência e acaba sendo uma grande arma para as emissoras que detém os direitos de transmissão sobre os jogos.

A Rede Globo, de fato, sofre as vezes quando escolhe partidas erradas para serem transmitidas. Normalmente quando uma equipe paulista enfrenta um time muito inferior e que o telespectador sabe que o jogo não vai ter muita emoção e que normalmente o resultado é meio óbvio, mas no geral, a Globo consegue grandes audiências com o futebol. Na quarta-feira a noite, em dia de transmissão de Campeonato Brasileiro, quando não é um jogo decisivo, a transmissão gira em torno de 30 pontos, número alto pelo horário. No domingo, a transmissão chega a aproximadamente 22 pontos, número bem mais alto que a média do Faustão, por exemplo.

E a Band? Ela obtém suas maiores audiências quando está transmitindo futebol, chegando a casa dos 7 a 8 pontos com as partidas, mesmo normalmente mostrando o mesmo jogo que a Rede Globo, o que prova que o resultado é muito positivo.

A Rede Record quando detinha os direitos de transmissão da UEFA Champions League também conseguia resultados expressivos chegando em algumas ocasiões a liderança da audiência, o que para a emissora é um grande resultado, principalmente porque os jogos eram durante o dia e em dia de semana.

Mesmo que algumas pessoas ignorem o poder de audiência do futebol, o fato é que essa é uma grande arma e que a Rede Globo tem usado com maestria para se manter distante da concorrência e frear o crescimento de alguns programas.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Enlatados e Audiência

Tanto a Record quanto o SBT que atualmente protagonizam uma disputa extremamente acirrada pelo segundo lugar de audiência no país têm em suas grades produtos enlatados - e não falo de filmes ou desenhos animados, mas de séries - e esses enlatados normalmente são criticados por ser uma forma simples de obter audiência sem dar a oportunidade de emprego para roteiristas, atores, atrizes e outros profissionais dentro do próprio país.

Talvez isso seja verdade, porém é impossível ignorar o fato de que esses produtos dão resultados, tanto no quesito audiência quanto no quesito faturamento, mas como o faturamento poucas vezes é divulgado, não faz sentido ficarmos aqui debatendo isso, portanto, é melhor nos atermos na audiência.

Um exemplo disso foram as inúmeras críticas que jorraram ao SBT quando a emissora divulgou que exibiria séries americanas em sua grade nobre, colocando em plena disputa com a principal audiência da Globo, a novela das 8. Muitos falaram que a idéia iria fiascar e, até agora o que se viu foi a série Harper's Island ganhar fôlego a cada episódio e já roubar de Bela, a Feia o segundo lugar na preferência do público no horário. O que precisa ainda verificar é se o horário terá fôlego por longo tempo, principalmente quando as séries forem sendo substituídas, a próxima, já divulgada pelo SBT, será Supernatural.

A Record também faz sucesso em audiência com suas séries enlatadas. As franquias de CSI e House ocupam com folga a vice-liderança de audiência no final da noite, o que ajuda - e muito - na média/dia da emissora fazendo ela ainda figurar como vice-líder de preferência. A emissora acertou ao comprar os direitos dessas séries que são sucesso no mundo todo e não seria diferente no Brasil.

Até a Globo exibe enlatados de sucesso, claro que de forma totalmente diferente. A emissora utiliza as férias de diversos programas - como o Programa do Jô - e no início de cada ano exibe as temporadas de Lost, 24 Horas e Prison Break, também conseguindo bons resultados.

O fato, queiram os críticos ou não, é que o formato de séries americanas é um sucesso no mundo e as emissoras brasileiras aparentemente sabem se aproveitar disso na briga ferrenha pela audiência.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Caminho da Record


A Record quando lançou o desafio de chegar a liderança em alguns anos - isso em 2007 - parecia uma piada, mas quando a emissora começou seu investimento no jornalismo e na teledramaturgia ficou claro que o desafio era sério, talvez inalcançável, mas ao menos dava para perceber que uma emissora iria tentar acabar com o império global.

A facilidade como a emissora dos bispos tomou o segundo lugar do SBT foi assustadora. Uma emissora como o SBT, popular, tradicional e que em alguns momentos da história chegou a incomodar a poderosa Rede Globo, estava simplesmente sucumbindo diante da força da Record e parecia que o fim do SBT se aproximava, como já havia ocorrido com outras no Brasil como a TV Tupi e a TV Manchete.

Mas aí a soberba - pecado, que um bispo evangélico não deveria ter - assolou membros da Igreja Universal e da Rede Record e a emissora se desesperou em busca pela liderança urgente e então passou a apostar em audiência fácil. Substituiu programas de qualidade por lixos televisivos, começou a tentar a todo custo copiar a grade de programação de sucesso da Globo e perdeu completamente a identidade.

As novela tiveram uma queda assustadora de qualidade - não que alguma novela da Record tenha sido uma obra-prima, exceção feita a Essas Mulheres e a atual Poder Paralelo - mas a emissora passou a apostar na violência dentro das novelas, como na horrível Vidas Opostas, que atrai audiência, mas afasta o público fiel e de qualidade.

Em 2009 a emissora entrou em queda, após inúmeros erros de estratégia, como lançar o pífio programa Geraldo Brasil e também ao apostar exaustivamente no Reality Show A Fazenda em detrimento da programação. Além disso, uma grade voadora torna a cada dia a rede motivo de piadas e chacotas, inclusive entre telespectadores.

É provável que em algum momento a Rede Globo tenha se preocupado com a Record, principalmente em momento de crescimento da emissora, quando suas novelas chegavam a 20 pontos de média e seus programas sempre conseguiam dois dígitos, não é mais o caso.

A Fazenda foi, provavelmente, o último grande sucesso da emissora porque cada vez mais temos a impressão que a Record não está a caminho da liderança, mas está a caminho do terceiro lugar.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

O que acontece com o CQC?


Não é de hoje que venho notando algo estranho no CQC. Desde que a segunda temporada estreou na Band em 2009, para mim, está claro que há algo diferente na equipe do programa revelação de 2008 e eleito por praticamente todos os prêmios como o melhor programa de humor do ano passado.

Não é que a fórmula esteja esgotada, muito longe disso, afinal o método de entrevistas inteligentes, falar sobre os principais temas do país, não há como se esgotar, principalmente num país como o Brasil que só a política por si só já é tema de piadas.

O problema está na forma como tudo isso vem sendo conduzido. As tiradas dos membros do programa já não aparentam ser mais tão brilhantes como eram em 2008. Quando entrevistam personalidades que já foram entrevistadas antes eles fazem as mesmas perguntas, as mesmas piadas que não tem mais graça. É como se o estoque de perguntas inconvenientes e tiradas geniais simplesmente tivesse acabado, e se for isso, é realmente uma pena.

A cada quadro que assistimos do CQC mais dá pra ter a certeza que faltam boas pautas, criativas e principalmente boa vontade e mais esforço por parte da equipe, caso queira ter uma vida longa na TV fazendo este tipo de programa. Porque não é fácil arrancar risadas semanalmente fazendo as mesmas piadas.

A apresentação também já cansou. Sempre o mesmo joguinho roteirizado e cada vez mais robótico dos três apresentadores. É como se após o problema que levou o programa a ser gravado houvesse gerado uma proibição interna por parte da emissora para que o trio não mais pudesse improvisar. Fato é que as piadinhas de nenhum deles têm mais graça, principalmente porque quase sempre sabemos onde vai dar.

O concurso para o 8º membro do CQC também está mais para uma piada do programa. Injustiças astronômicas já foram cometidas ao longo da competição, suspeitas e mais suspeitas de cartas marcadas recaem sobre a competição. E a cada eliminatória mais ficava claro que nem de longe a intenção era escolher o melhor candidato. Infelizmente, porque apareceram candidatos realmente muito bons, mas que já ficaram pelo caminho num critério que só o CQC saberia explicar.

No programa dessa semana, uma idéia "brilhante" fez com que o candidato que todos esperavam continuar fosse eliminado, só para que pudessem dizer: "Olha, não tem cartas marcadas". Depois de tanta injustiça na escolha, não é um programa que vai mudar o conceito.

O que pode acontecer para uma terceira temporada? Um programa que a cada semana mais sem graça fica e, se depender da direção com este concurso, vai ficar também sem nenhuma credibilidade.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O mau e o bom de Domingo


Com essas mudanças que as emissoras sofreram, a programação de domingo na TV aberta brasileira foi completamente afetada e o público teve que se reorganizar para escolher quais seus programas prediletos. Agora, algum tempo depois, já é possível fazer uma análise de tudo isso.

E o que se vê claramente é que a falta de qualidade reina e impera com força aos domingos na TV aberta. A começar pelo horrível Domingo Legal que se inicia no SBT logo na hora do almoço. É preciso reconhecer que Celso Portiolli tem carisma, sabe conduzir muito bem um programa e transmite uma alegria até maior que o próprio Gugu, mas ainda assim, o programa é fraco. Tudo graças aos quadros mal escolhidos, a uma direção infeliz e a insistência pela apelação. O quadro “Piscina Maluca” beira o ridículo, tanto pela exploração quanto pelo horário em que é exibida, a direção do programa devia ter bom senso. Tudo ali é forçado e mal feito, a audiência corresponde provavelmente porque o brasileiro adora esse tipo de lixo.

Quer mais coisa ruim? Veja na Record o Tudo é Possível. Esse ao menos não explora coisas negativas todos os domingos. É bem verdade que as vezes utiliza as mulheres frutas e homens sarados para tentar melhorar a audiência pífia que nunca chega aos dois dígitos. Mas na maior parte das vezes, o programa é um nada. Ana Hickman tem minha simpatia, mas ela soa falsa num programa deste formato e com quadros tão sem graças que ninguém sente vontade de assistir. Tudo é Possível é como se não existisse na programação, porque não desperta o interesse de ninguém.

E o Programa do Gugu? Gugu mudou de canal e teve a chance de sua vida de se reinventar, mostrar a sua grande capacidade de comunicação que o colocou no topo dos domingos por muitas semanas em determinado momento. Mas ele preferiu continuar igual, inclusive levando os quadros de seu antigo programa no SBT para a Record, apenas mudando o nome. Como o Domingo Legal permaneceu na programação do SBT, assistir ao Programa do Gugu é como rever o Domingo Legal, mas com outra apresentação e em outro canal. Além do que, um telespectador mais atento percebe que Gugu está infeliz, parece que perdeu o ânimo de apresentar.

O Domingão do Faustão continua como sempre foi, fraco. Faustão só tem a audiência que tem graças ao elenco de peso que pode contar no programa. Ele se aproveitar da estrutura global para utilizar boa parte do elenco das novelas, telejornais e programas para se manter líder de audiência, porque se fosse depender exclusivamente dos quadros, pobre Faustão, a maioria de seus quadros beiram o ridículo.

Mas o domingo tem salvação, e ela se chama Eliana. Desde que estreou de volta no SBT, Eliana vem dando um show. Com inovações, quadros super interessantes e bem bolados, Eliana conquistou ao pouco a atenção do público e já conseguiu o que poucos imaginavam. Uma audiência sólida. Para se ter uma idéia, Eliana nesses domingos, já venceu a primeira parte do Faustão de ponta a ponta, numa ocasião. Em outra oportunidade venceu todo o primeiro tempo do futebol, o que é uma façanha. E agora, ontem, Eliana liderou a audiência depois do futebol, deixando o Faustão com sua melhor parte do programa para trás. E ela merece, afinal, atualmente, Eliana é a dona do domingo.

* Este artigo também estará disponível no site Famosidades, parceiro do blog. Visite o site e veja as principais notícias do mundo dos famosos.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira