sábado, 29 de agosto de 2009

Os Piores Atores Internacionais de Todos os Tempos

Está ficando redundante, mas é a mais pura verdade. Qualquer lista que se preze é mais fácil de se criar os melhores do que os piores, principalmente quando o assunto é TV, porque a demanda para piores - com o perdão da sinceridade - é muito maior, sem nenhuma sombra de dúvida. Mesmo assim, nosso seleto grupo de 10 pessoas escolheram os Piores Atores Internacionais de Todos os Tempos e com a curiosidade de ter apenas nomes conhecidos por superproduções, o que deve criar polêmicas em torno de nossa escolha. Mas uma lista sem polêmica não tem graça. Vamos a ela:

10 – Martin Lawrence – 1965



Um bom ator se define alem da interpretação, evidentemente, por suas escolhas. E as escolhas de Martin Lawrence sempre foram ruins. É raríssimo conseguir escolher na filmografia dele algum trabalho que por si só seja considerado ao menos um bom filme. Em meio a tantos filmes ruins, é óbvio que sua interpretação acabaria por ficar manchada e comprometida.
De qualquer forma, ele nunca teve também uma atuação de destaque nos filmes em que trabalhou, sempre exagerando nos papéis, criando tipos que normalmente não existem e trejeitos forçados que quase nunca tinham a menor graça.
Filmes como Vovo...zona (1 e 2) e Segurança Nacional comprometeria a carreira de qualquer ator, mas um grande ator consegue ter uma atuação ao menos discreta e sem comprometer-se quando o roteiro é ruim, Martin Lawrence não teve esse poder nos filmes que trabalhou.
O que comprova sua falta de talento para a atuação é o filme Os Bad Boys que não chega a ser um primor, mas é um dos poucos elogiáveis de sua filmografia, mas inclusive neste filme, ele está mal, na verdade de todo o elenco ele é um dos piores.
Sem grandes trabalhos como ator, ele também é diretor e produtor, mas não é dos mais amados pelo público americano e mundial, por isso Martin Lawrence abre nossa lista no 10º lugar.

9 – Antônio Banderas – 1960



Ator consagrado graças a uma estreita amizade com um famoso diretor. Essa é a definição clássica para Antônio Banderas. Se dependesse exclusivamente de seu talento, é provável que o ator nunca aparecesse em grandes obras e nem fosse conhecido do grande público, mas seus laços de amizade com o famoso cineasta Pedro Almodóvar o colocam na lista dos atores mais conhecidos de Hollywood.
Nem isso é capaz de mudar o fato de que ele é um ator fraco e que normalmente em seus filmes tem a mesma expressão gélida e sem vida, mal sabendo compor e aprofundar seus personagens – e alguns deles inclusive são bons e dariam ótimas interpretações nas mãos de um bom ator.
Ele tem eternizado no cinema o personagem do Zorro fazendo dois filmes distintos sobre o herói mexicano (o ator também é mexicano) e estragado completamente a história desse personagem com atuações abaixo da crítica em filmes que são ao menos razoáveis, mas sua interpretação tímida, sem a energia necessária para encarnar um herói, irrita.
No filme Pecado Original, Antônio Banderas teve sua chance de mostrar seu talento tendo em mãos, talvez, seu personagem mais complexos, mas novamente o que se viu, foi o ator interpretando ele mesmo, sem expressão, cuspindo o texto e irritando os telespectadores.
Banderas nunca foi indicado ao Oscar, mas já recebeu 04 indicações ao Globo de Ouro, o que de certa forma é surpreendente, mesmo nunca tendo vencido. Por tantas atuações pífias, ele aparece em 9º lugar como os piores atores internacionais de nosso blog.

8º Tom Cruise – 1962



Como colocar numa lista de piores atores um homem que em sua época de juventude era idolatrado por mulheres do mundo inteiro e eleito diversas vezes como o rosto masculino mais bonito do mundo? É simples quando esse ator depende exclusivamente de sua beleza para continuar na mídia e demonstra uma total incapacidade e talento para a arte de atuar. Tom Cruise surgiu para o cinema muito jovem e chamou a atenção das moças do mundo inteiro pela sua capacidade de incorporar o galã e pelo tal “olhar profundo”.
Diante disso, recebeu inúmeros convites para trabalhar em superproduções em que seu rosto não o ajudaria muito, pois ele precisaria o mínimo de capacidade interpretativa, e foi a partir daí que sua carreira entrou em declínio, já que ele deu provas em várias oportunidades de que não era muito bom em atuar.
Filmes como Entrevista com o Vampiro e De Olhos bem Fechados em que Tom Cruise precisaria atuar e não apenas ficar com seu sorriso e seu “profundo olhar” diante das câmeras fizeram com que o ator recebesse duras críticas de especialistas em cinema de todo o mundo e sua carreira começasse a entrar em declínio.
Mesmo assim, o ator conseguiu sucesso e muito dinheiro, principalmente em seu trabalho no sucesso Missão Impossível, filme explosivo sem grande roteiro e que com tantas explosões, a interpretação não era assim tão primordial, ele acabou se dando melhor.
Tom Cruise foi indicado três vezes ao Oscar, mas nunca conseguiu levar para a casa a estatueta.
Por tantos trabalhos ruins e com a interpretação crítica, Tom Cruise aparece em 8º lugar na nossa lista.

7º Keanu Reeves – 1964



Keanu Reeves é o único ator dessa nossa lista que poderia ser colocado aqui tranquilamente sem sentimento de culpa pelo simples fato de que não é sequer um ator profissional nos EUA. Ele já freqüentou a Escola de Artes dos EUA, mas foi expulso muito antes de completar o curso, o que já chama a atenção para um ator de porte internacional como ele.
No início de carreira, Reeves chamou a atenção da crítica e de diretores por sua atuação em peças teatrais em Hollywood, o que lhe valeu o primeiro convite para um trabalho no cinema, também muito elogiado.
Não se sabe ao certo se a pressão, ou se foi realmente a falta de estudos que fizeram com que o promissor ator tivesse a partir da fama atuações tão fracas e que o marcaram por ser um dos atores mais vazios de expressão em todo o Cinema Mundial.
E o ator tem em seu currículo filmes conhecidos em todo o mundo, como Matrix, em que na pele de Neo, o ator agradou e muito os fãs, mas a crítica não o perdoou pela sua incapacidade de compor o personagem e não deixa-lo raso, como Neo acabou ficando, principalmente nas seqüências da trilogia.
Em O Advogado do Diabo, Keanu Reeves contracenou com o brilhante Al Pacino e em todas as cenas que dividiam juntos a atuação, ele decepcionou, não conseguindo sequer manter um bom nível de cena para o companheiro.
O filme, segundo os críticos, em que o ator está melhor é Caçadores de Emoção, quando ele recebeu diversas críticas positivas, mas o filme não foi o sucesso esperado e muitas pessoas sequer conhece.
O ator já recebeu incríveis 5 indicações para o prêmio Framboesa de Ouro (prêmio de pior atuação nos EUA) o que por si só já é um indicativo forte de como ele é fraco. Aqui, Keanu Reeves aparece em 7º lugar.

6º Steven Seagal – 1952



Um lutador que decide que pode atuar. Essa definição caberia para outros nomes de Hollywood e certamente teremos de repeti-lo em nossa lista, mas no momento ela cabe perfeitamente para Steven Seagal.
Ele como ator é um exímio lutador e filmes de lutas são sucesso nos EUA, logo era fácil adivinhar que um lutador talentoso e com paciência para repetir milhões de vezes os mesmos golpes durante uma gravação, acabaria fazendo sucesso e virando um astro do cinema mundial.
Um ator ruim num filme bom pode ser salvo ou passar desapercebido. E não são poucos os filmes bons de lutas que existem no cinema, mas quase nenhum deles incluem no elenco Steven Seagal, que além de tudo, tem a infelicidade de aceitar roteiros ruins, sem história alguma e com personagens rasos e que não se justifica por tamanha violência.
Filmes como No Corredor da Morte, Difícil de Matar, Hoje você Morre são praticamente repetições de um mesmo roteiro apenas com título, elenco e nome de personagens diferentes, até algumas situações se repetem constantemente nos filmes de Seagal, o que já o torna irritante, porque ver filmes com ele é prever praticamente tudo o que vai acontecer.
Sem nenhuma grande indicação a algum prêmio importante do Cinema, Steven Seagal aparece em 6º lugar na nossa lista.

5º Rob Schneider – 1963



Um ator que aceita trabalhar em filmes de humor pastelão e que ainda assim consegue ser exagerado nesse tipo de obra merece mesmo aparecer numa lista de piores atores de todos os tempos. Este é Rob Schneider.
Talvez o primeiro grande filme do ator seja Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York, um clássico do cinema infantil e que é idolatrado por praticamente todas as crianças daquela geração, mas ainda assim, sendo apenas pouco crítico, o ator é o pior no elenco do filme que foi um grande sucesso.
Ao perceber que nunca seria um grande astro em Hollywood, Rob Schneider optou por aceitar fazer pequenas pontas em filme de outro comediante, Adam Sandler, muito amigo dele. Normalmente em todas as suas aparições ele deixa a cena fraca, pois seus personagens além de ruins, são sempre mal interpretados o que não justifica suas participações nesses filmes.
Ele não tem uma filmografia muito extensa, até porque não é um dos nomes mais conhecidos no cenário do Cinema Mundial, mas está em superproduções, como Volta ao Mundo em 80 dias – Uma Aposta muito louca ou Gigolô Europeu por Acidente, filmes em que teve personagens grandes, com destaque e sempre com interpretação fraca.
Rob Schneider tem 05 indicações ao prêmio Framboesa de Ouro, empatando com Keanu Reeves, e por isso aparece em 5º lugar na nossa lista.

4º Eddie Murphy – 1961



Pode parecer estranho ver o nome de Eddie Murphy numa lista de piores atores, já que para muitos ele é considerado o melhor ator de comédia de sua geração, e chegou a ser apontado como um dos maiores comediantes já vistos. Porém, uma sucessão de equívocos na última década, filmes mal escolhidos, interpretações forçadas, migração para filmes de ação, fizeram com que o ator perdesse completamente a identidade e o feedback.
Um ator que fez filmes como O Professor Aloprado será sempre lembrado como um grande ator, afinal sua interpretação é nesse filme é sempre considerada sempre acima da média.
Mesmo assim, os últimos filmes de Eddie têm sido muito criticados tanto nos EUA como fora dele, como é o caso de Dreamgrils – Em Busca de um Sonho e também a Mansão Mal Assombrada. Filmes estes que criaram grandes expectativas e que acabaram decepcionando público, crítica e provavelmente o próprio ator.
E esta tem sido a sina do ator nos últimos 10 anos, sempre com escolhas erradas – exceção feita a Shreck em que o ator apenas emprestou a voz – e por isso a carreira de Eddie Murphy entrou em declínio e ele figura em 4º lugar na nossa lista de piores atores internacionais de todos os tempos.

3º Colin Farrell – 1976



O ator mais jovem de nossa lista, Colin Farrell ainda está no “auge” de sua carreira no alto de seus 33 anos, tenta superar as críticas a seu trabalho e melhorar sua vida como ator, mas com escolhas infelizes, interpretações pífias, as chances dele conseguir bons trabalhos e boas críticas vão ficando cada vez mais difíceis conforme o tempo vai passando.
O primeiro filme de Colin que chamou a atenção em Hollywood foi “Tigerland” e a partir daí começaram a explodir convites para outros filmes. Segundo a crítica, sua interpretação nesse filme foi forte, sagaz e muito inteligente, provavelmente apenas sorte e boa direção porque a partir daí ele nunca mais acertou num trabalho.
Ele fez inúmeros trabalhos e incrivelmente recebeu alguns prêmios importantes e já chegou a ser cogitado para o Oscar, o que para muitos críticos seria uma das maiores bizarrices da história do maior prêmio do Cinema Mundial, uma vez que Colin Farrell é considerado um dos astros do cinema mais fracos de sua geração.
Por tantos trabalhos ruins, tantas críticas negativas, Colin Farrell não poderia ficar de fora duma lista dos piores atores internacionais de todos os tempos e, em nosso blog, ele recebe a “honrosa” medalha de bronze com o 3º lugar.

2º Arnold Schwarzenegger – 1947



O ex Mister Olympia e atual Governador da Califórnia não poderia ficar de fora de nossa lista, afinal Schwarzenegger é um dos maiores astros de Hollywood quando o assunto é filme de ações, mas nem isso foi capaz de torna-lo um bom ator. Assim como Seagal, ele como ator é um grande lutador e um homem incrivelmente forte e, talvez, um bom político.
Após participar de concursos de fisiculturismo e vencer muitos deles ao redor do mundo, Arnold foi eleito Mister Olympia em 1970 aos 23 anos tornando-se o vencedor mais jovem do mundo, esse recorde dura ainda hoje.
Convidado para atuar no cinema, ele aceitou de pronto e iniciou sua carreira na década de 70 fazendo filmes como O Guarda Costas e O Homem dos Músculos de Aço. Mas a fama no cinema veio mesmo em 1984 quando ele estrelou O Exterminador do Futuro e se tornou um dos principais astros do cinema de ação dos EUA.
Mesmo com a fama, Schwarzenegger sempre foi tido pelos críticos como um charlatão no cinema sem nenhuma capacidade interpretativa, sem domínio algum das câmeras e, principalmente, sem qualquer conhecimento técnico da arte de atuar, o que sempre lhe renderam pesadas críticas, mesmo quando o filme agradava público e crítica (como no caso do aclamado O Exterminador do Futuro 2).
Arnold Schwarzenegger pode se orgulhar, a despeito de tantas críticas, de já ter ganho um Globo de Ouro e recebido outras indicações o que o coloca, segundo ele, no patamar de bom ator.
Mesmo assim, Arnold Schwarzenegger aparece sempre nas listas de piores atores e aqui ele é o vice-campeão.

1º Bem Affleck – 1972



O Rei da atuação sem expressão, seja em qual personagem for. Essa é a melhor forma de se definir um ator como Ben Affleck, considerado por praticamente toda a crítica uma pessoa sem qualquer talento para a arte da interpretação e que erra em todas – realmente todas – as suas composições no Cinema.
Ben Affleck começou a fazer sucesso no Cinema com o filme O Gênio Indomado, mas antes ele já havia feito uma série de filmes, sempre aparecendo de forma discreta e comprometendo todas as cenas por sua atuação abaixo da média, como nos filmes Barrados no Shopping e Código de Honra.
Após atuação em Gênio Indomado, filme muito elogiado pela crítica, mas que o ignorou em sua atuação, sinal de que ele não agradara tanto como ele próprio pensava, ele atuou num dos filmes mais elogiados do fim da década de 90 e que recebeu inúmeros prêmios, “Shakespeare Apaixonado” foi um marco na história do Cinema na década de 90, recebendo prêmios ao redor do mundo, mas nem isso foi capaz de fazer a crítica diminuir o tom em suas palavras a atuação do jovem ator.
Nos últimos anos ele somente fez filmes ignorados por crítica e público, verdadeiros fiascos de bilheteria e que nem aparecem muito em críticas dos principais jornais americanos, sinal de que aos 37 anos o ator já entra em declínio inclusive entre os diretores.
Ben Affleck já ganhou um Oscar. Isso parece bizarro, mas nem tanto assim, afinal ele venceu como roteirista e não como ator. O prêmio foi vencido no ano de 1998 com o filme “Good Will Hunting” em que ele escreveu em parceria com o também ator Mat Damon.
Por tantos fracassos de bilheterias, tantas críticas, e atuações sempre fracas, Ben Affleck foi eleito pelo blog “TVxTV” como o pior ator internacional de todos os tempos.

Amor e Sexo com a cara da Globo


O primeiro programa Amor e Sexo teve a cara da Globo. Um programa que se propõe a discutir temas relacionados tanto ao amor quanto ao sexo e que vai ao ar às sextas-feiras após as 11 da noite, poderia ousar um pouco mais, ter discussões um tanto quanto mais picantes.

Mesmo assim, o formato é interessante, os quadros são interessantes, apesar de precisar ainda de um ou outro ajuste. No Quadro Quiz por exemplo, poderia se explorar muito mais os tais "bonequinhos que ficam nus" para que fique mais vivo, a impressão que se deu é que o joguinho era para crianças de 05 anos.

Outro quadro que ainda precisa de ajustes é o tal quadro de dicas, que vem com três dicas - de bronze, prata e ouro - as dicas foram muito boboquinhas e muito leves para um programa desse tipo, dá pra melhorar.

Mas o melhor quadro, disparado, é sem dúvida, "Caindo na Pista", em que Fernanda Lima se propõe a sair na rua e encontrar uma moça e um moço solteiros e que concordem em se conhecerem um pouco melhor. O quadro é hilário, muito bem dirigido e a Fernanda está ótima, literalmente correndo pelo meio da rua em busca de participantes. Já fiquei curioso para saber como o 1º caso se desenrolará na semana que vem.

Aliás, Fernanda Lima é o que tem de melhor no programa. Ela que cresceu muito desde sua pífia atuação em Bang Bang e já dava mostras de muita qualidade em Pé na Jaca, melhorou ainda mais ao substituir Angélica no Vídeo-Game, agora está mais firme, ousada e dominando a tela do que nunca.

Enfim, Amor e Sexo não é um programa que vá mudar os moldes da TV Mundial ou entrar para a história da Globo. Mas é interessante, bom como entretenimento e deve pegar.

****************************************

Segundo dados prévios SBT e Record tiveram empate técnico na medição da audiência/dia nesta sexta-feira.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SBT Show em novo horário já

Eu entendo que Íris Abravanel, autora da novela Vende-se um Véu de Noiva, bata o pé e insista em não aceitar que sua novela mude de horário, subindo para a faixa das 20:15, afinal, mudança de horário no meio da trama é traição para com o público que acompanha a novela no horário habitual e pode não conseguir fazer o mesmo em outro horário.

Mas é preciso compreender a situação atual. O SBT já provou que não existe mais em sua programação a chamada Grade Voadora que marcou a emissora nos últimos anos. O respeito para com o telespectador voltou juntamente com a chegada da excelente e competente Daniela Beyrute, filha de Sílvio Santos, mas que vem provando a cada dia ter capacidade e tino para comandar a programação da emissora. Muito do crescimento do SBT em 2009 se deve a ela.

Os telespectadores já tem consciência de que a emissora respeita o público novamente, então já é hora do SBT fazer os ajustes necessários para manter sua grade mais forte e não precisar de mudanças tão cedo. E a hora é agora. Ontem o SBT Brasil, que foi ao ar no horário das 10 ficou 15 minutos na vice-liderança a frente da novela da Record, o que prova a fragilidade da Record, já que o jornalístico tem sido o calcanhar de aquiles da emissora.

No horário das 20:15 o SBT Show tem dado muito trabalho a Record, mas constantemente está ficando atrás da emissora da Barra Funda. Os programas do SBT Show (Você se Lembra? Esquadrão da Moda, qual é o seu Talento? Só Falta Esposa (e agora o Nada além da Verdade)) são programas com potencial que podem atingir facilmente dois dígitos se forem exibidos na faixa das 22.

O SBT já se firmou na disputa pela vice-liderança e está em vantagem sobre a Record nessa briga, mas agora é preciso ousar, ter coragem de arriscar a programação noturna e obter resultados. Aliás, com um pouco mais de coragem, o SBT também poderia colocar o Programa do Ratinho para as 21:00 e entregar o horário do SBT Show aquecido, já que o programa vem tendo bons resultados também a tarde, isso é de se pensar.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Como é fácil fazer novela


Vamos partir do princípio que SBT e Record já tiveram seus grandes momentos de audiência no Brasil. SBT já deu 50 pontos com Casa dos Artistas e Record 29 com A Fazena, mas quero focar hoje nas novelas. O SBT já deu trabalho para o Jornal Nacional quando exibia Maria do Bairro que chegou a ficar a 1 ponto do jornal da Globo. Na Record, Caminhos do Coração, Vidas Opostas e Escrava Isaura deram audiência além do esperado, chegando a momentos de liderança.

Mas essas emissoras não se mantém por uma série de razões os outros trabalhos não fizeram sucesso e logo o setor de dramaturgia ficou um tanto quanto esquecido. Isso não acontece na Globo, uma emissora que preza pela organização da grade, pela manutenção de sua programação e aposta muito em suas novelas - talvez por isso seja considerada o melhor celeiro de novelas do mundo - o fato é que os autores da Globo tem uma estrutura tremenda para ter a tranquilidade de apresentar seu produto ao público e ter o sucesso como garantia.

Mas durante Caminho das Índias não foi o que vimos, ao contrário, assistimo uma novela que capengou na audiência do início ao fim. É fato que os números de audiência não são os mesmos de dez anos atrás, mas vamos comparar com A Favorita, que também teve número abaixo da meta. A Favorita começou mal, ficou mal um tempo, mas depois se estabilizou acima dos 40 pontos e lá ficou até o fim, sua média geral somente não foi superior a 40 porque aos sábados o share cai muito e a emissora perdia cerca de 8 pontos.

Caminho das Índias está nas suas últimas semanas e até semana passada - um mês antes do encerramento - ainda registrava durante a semana algumas audiências abaixo de 40 pontos, o que é inaceitável para uma novela das 8 da Globo nessa fase. Ocorre que o público não via razão para assistir a novela, afinal, nunca acontecia nada.

Nesta semana todos foram surpreendidos pela audiência da novela na segunda-feira quando registrou incríveis 50 pontos de média e na terça repetiu o feito. Muitos se perguntam o que aconteceu, mas a resposta é simples. É fácil fazer novela. A partir do momento que Glória Perez parou de enrolar e deu prosseguimento aos acontecimentos e fez com que as cenas fossem ágeis, o público correu para assistir. Mesmo que a direção continue um fiasco, ao menos o destino dos personagens começou a andar e por isso a audiência procura a novela.

É provável que Caminho das Índias chegue até seu último capítulo registrando audiências a partir de agora sempre acima dos 45 pontos, pena que foi tarde demais.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A queda começou

Eu cheguei inclusive a comentar no twitter e aqui também que com o fim de A Fazenda, a Rede Record tinha motivos de sobra para se preocupar, porque sua grade estava tomada com participantes do Reality e, obviamente, com o fim do programa, o interesse já não seria mais o mesmo e a tendência era de profunda queda na audiência, já que a emissora não soube aproveitar o bom momento e oferecer ao telespectador programas mais atrativos.

Mas eu confesso que esperava uma queda não tão rápida assim, eu pensava que a queda começaria a partir desta quarta ou na quinta-feira e fosse gradativa. Ao que parece, a emissora sofreu uma queda significativa já dois dias após a exibição da final do Reality.

Segundo os números prévios do Ibope, os programas da emissora sofreram uma queda vertiginosa. O Programa Hoje em Dia que estava comemorando audiência na casa dos 13 a 15 pontos, voltou a normalidade e teve média de 9 pontos, Geraldo Brasil também sofreu queda, maior ainda, voltando a brigar pela segunda posição com o SBT com apenas 8 de audiência. A noite o terror foi maior ainda, a novela Bela, a Feia registrou pífios 6,5 pontos perdendo para o SBT, amargando o terceiro lugar. A novela Poder Paralelo também sofreu chegando a 7 pontos.

Mesmo em queda, o único programa do dia a conseguir dois dígitos para a emissora da Barra Funda foi Ídolos, que atingiu 10 pontos de média. O que, para um dia que a Record deve esquecer, já que no consolidado corre sério risco de ter perdido para o SBT durante todo odia, foi uma bom resultado.

E a tentêndia é de que nesses próximos dias a queda continue e se acentue, é provável que o SBT recupere seu segundo lugar sem muitas dificuldades, já que a Record não apresenta resistência.

***********************************

É incrível como todas as cenas esperadas em Caminho das Índias frustra o telespectador. Os únicos dois grandes momentos que foram marcantes e muito bem feitos em toda a novela foram a cena em que Bahuan abandona Maya (talvez a cena mais linda da novela) e quando Yvone deixa Raul algemado na cama e foge com seu dinheiro. Ontem mais uma chance e nova frustração. O encontro de Raul e Yvone tinha tudo para ser tenso, interessante e cheio de nuances, mas foi frustrante. Letícia Sabatella novamente faltou e ficou sem interpretação alguma, fraca demais e Alexandre Borges sobrou, ficou caricata e falso. E a idéia do bombom envenenado foi a maior imbecilidade da história da dramaturgia.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Tempos de Paz - Que Paz?


Com toda a boa vontade do mundo eu decidi assistir Tempos de Paz um filme que tinha a história que me pareceu interessante quando vi trailers e comentários a respeito e - ainda por cima - tinha no elenco um dos nomes da interpretação atual que muito me agrada, Dan Stulback.

Devia estar preparado para o que eu ia ver, e muito preparado. O filme não é ruim, ele é muito ruim. A começar pelo roteiro que inclui uma série de situações irritantemente clichês. Existem dois tipos de clichês, aqueles que depois de ver você percebe que foi muito clichê e o outro, que no início da situação é possível prever o que vai acontecer. É deste segundo estilo que o filme é entupido, a maioria das cenas é totalmente dispensável e cansativa.

Um filme de roteiro fraco já tem grandes possibilidades de fiascar, mas nas mãos de um bom diretor talvez haja salvação. Não é o caso de Tempos de Paz. Daniel Filho novamente errou a mão e prova a cada novo trabalho ser um cineasta apenas mediano e incapaz de conduzir uma super-produção nacional dando um bom resultado. Daniel Filho errou ao conduzir o filme de forma equivocada quando optou por tentar a todo custo criar climas de comoção ao público, pois o roteiro não aparentava ter essa intenção.

Para completar, o elenco do filme - que aparentemente era de peso - foi todo errado. Interpretações completamente equivocadas marcaram o tempo todo do trabalho o que contribuiu para o filme ser o fracasso que é. Tony Ramos mais uma vez demonstrou sua capacidade de criar tipos e a mesma capacidade de exagerar na dose, tornando o personagem irritante e cansativo. Por sua vez, Dan Stulback, a quem eu depositava grandes expectativas, criou um sotaque exagerado, mas mais do que isso, suas expressões eram todas previsíveis e a composição do personagem ficou devendo profundidade.

Muitos diziam que Tempos de Paz seria o melhor filme de 2009 e erraram por muito, muito mesmo. Ele está, na verdade, entre os piores do ano. Mulher Invisível, apesar de tudo, continua sendo o mais interessante dos lançamentos do ano.

**********************

Tudo bem que a realidade das duas emissoras é bem diferente, mas a Record insiste tanto que está a caminho da liderança. A Fazenda, principal produto da emissora em 2009, registrou em sua final uma média de 21 pontos com picos de 32, enquanto Caminho das Índias, num capítulo comum nesta segunda-feira, registrou uma média de 49 pontos e picos de 53, mais que o dobro da concorrência. Interessante, não?

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A Fazenda - O fim de um ciclo


Não quero e não vou entrar no mérito da questão de quem venceu A Fazenda e de quem merecia vencer. Se eu tiver que discutir favoritismo e merecimento terei que colocar em pauta a clara manipulação dos resultados feita pela Rede Record (todas as enquetes da internet apontavam Danni Carlos como a vencedora, no fim Dado venceu com 83% dos votos).

A discussão que se deve fazer é que terminou o programa de maior audiência e faturamento da Rede Record em 2009 e, talvez, de toda sua história recente, desde que a emissora assumiu a mania de grandeza e intenção de um dia tornar-se líder de audiência.

A Fazenda começou como uma incógnita até tornar-se o sucesso consolidado que foi ao longo desses 84 dias de exibição. E a produção do programa trabalhou feito gente grande. Com edições rápidas e ágeis, criando sempre um clima folhetinesco de novela, o diretor soube dar o tom correto para o Reality. Os participantes também ajudaram, é bem verdade, tanto que dificilmente a emissora conseguirá reunir um grupo tão bom para uma nova edição. Nessa edição teve de tudo: romance, briga, choro, tristeza, novas amizades, frustração. Enfim, todos os ingredientes necessários para o sucesso.

E a emissora soube também tornar de A Fazenda o sucesso que ela foi. Com inserções em outros programas de sucesso da Casa, o público sempre sabia o que ocorreria nas edições do Reality e, mais, sabia também que encontraria o eliminado da semana em participações nos outros programas. Todos eles passaram pelo Hoje em Dia, Melhor do Brasil, Geraldo Brasil e Tudo é Possível e, sem exageros, o que era melhor.

Mas como tudo na Record erra a mão, não seria diferente nesse caso. Quando a história de vida de Carlinhos e as brigas de Dado X Pedro e Dado X Carlinhos começaram, a emissora se perdeu. Levando os familiares dos participantes para seus programas, toda a programação da Record só falava do Reality e aí começou a cansar. Um exemplo disso foi pós-eliminação em que Carlinhos passou o dia todo na emissora, ficando todo o programa Hoje em Dia e todo o Geraldo Brasil. Detalhe, a Record mudou toda sua programação, deixando o Hoje em Dia até quase às 3 horas da tarde e o Geraldo até quase às 8 da noite num ato de puro desrespeito com os telespectadores.

Ontem, na final, novamente uma edição ágil e interessante. A presença de Gugu foi discreta, provavelmente ele não aceitou ter sua imagem explorada violentamente, no que fez muito bem. A audiência ficou muito abaixo do que eu esperava, até a meia-noite o máximo que havia sido registrado eram 28 de pico, número de uma exibição normal de domingo de A Fazenda. A audiência deslanchou mesmo após o anúncio do vencedor, atingindo picos de 34 pontos, mas aí já era de madrugada e o programa estava no fim.

O fim de um ciclo, assim pode-se definitir o fim de A Fazenda. Até quarta-feira não se falará em outra coisa na emissora dos bispos, mas, e depois? A Record não soube aproveitar o sucesso do programa e sua realidade é preocupante, pois o SBT tem estreias para o próximo fim de semana e, ao que tudo indica, vai recuperar a vice-liderança. Vamos pagar para ver.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira