sábado, 13 de junho de 2009

Os Melhores da Semana

Numa semana não muito movimentada da nossa TV Aberta, vem aí, Os Melhores da Semana, confira:

10 - Esquadrão da Moda, no SBT

9 - Supernanny, no SBT

8 - Globo Esporte cada vez mais divertido, na Globo

7 - Episódio Final de A Lei e o Crime, na Record

6 - Episódio de Força Tarefa, na Globo

5 - Isabelle Drummond em Caras e Bocas, na Globo

4 - Bahuan colocando Nana Cayme e Erasmo Carlos pra cantar pra Maya em Caminho das Índias, na Globo

3 - A Semana de A Fazenda, na Record

2 - Paulo Gorgulho e Paloma Duarte em Poder Paralelo, na Record

1 - Episódio de Tudo Novo de Novo, na Globo

Frase da semana. Essa semana é um diálogo que aconteceu em A Fazenda, durante escolha do Tá na Roça:

Babi: Eu voto na Danni Carlos (...) ela fala pouco e eu não gosto de quem fala pouco.

Danni Carlos: Eu voto na Babi, estava em dúvida, mas é isso.

Babi: Pode desenvolver.

Danni Carlos: Não, eu falo pouco.

Tudo Novo de Novo - Duas Irmãs


Já está virando clichê, mas nesse caso preciso dizer que nem ligo. Pelo visto, enquanto Tudo Novo de Novo estiver no ar você vai vir aqui semanalmente e ler eu dizer que esta é a melhor série da TV brasileira e já se tornou uma das minha favoritas. Incrível é que toda sexta ela consegue melhorar ainda mais.

Nesta sexta em "Duas Irmãs", o episódio resgatou toda a tensão que havia se perdido nos últimos episódios que estavam mais centrados em convivência familiar. Os problemas entre Clara e Nanda por causa do caso da irmã da protagonista com o cunhado de Miguel (confuso, eu sei, mas brilhante também) acabaram por ter seu desenrolar no episódio de hoje.

A cena em que Clara e Nanda discutem é sensacional, principalmente quando Nanda diz: "Eu a auto centrada? Você entra aqui e fala como eu destruí a SUA vida, o SEU namoro, a SUA felicidade e a auto centrada sou eu?" Muito bom o texto e a Maria Eduarda deu um banho de atuação, só pra variar.

Gostei também da forma como Miguel e Clara lidaram com a situação da irmã dela ter um caso com o cunhado dele. O diálogo entre Miguel e Otávio foi tudo muito equilibrado, como dois homens maduros e, Otávio, como eu já esperava, mostrou ser uma ótima pessoa, apenas confuso apenas tantos anos de casamento. A conversa dele com a esposa também foi de muita sensibilidade e ela sempre muito madura e equilibrada. Gostei.

E teve a Irene Ravache... ah, a Irene Ravache que em um episódio, em poucos minutos no ar, com poucas cenas aparecendo, roubou todo o episódio para si. Ela fez uma artista plástica lésbica que tem um caso com Ruth. Tudo muito sensível, sem ficar vulgar, dentro da brilhante proposta da série.

A cena em que Júlia e Ruth conversam sobre a relação da mãe foi comovente. Ruth dizendo: "Quando você crescer você vai entender." e Júlia diz: "Pára de dizer isso. E enquanto eu não cresço, o que faço?" Quando eu digo que o texto dessa série é primoroso tem gente que ainda não acredita.

Ótimo saber que Irene Ravache continua na série, espero que entre para o elenco fixo, porque ela arrebenta.

Mas o melhor do episódio ficou, de novo, na boca de Léo. Quando Clara chegou em casa e viu a irmã lá, estranhou, mas Nanda já se apressou a sair, antes porém, Léo soltou mais uma de suas pérolas: "Mãe, por que você e a tia Nanda estão brigada? Você diz que irmãos não podem brigar e manda eu fazer as pazes quando eu brigo com a Carol e agora você briga?" Esse menino é sensacional, um dos personagens mais bem criados da série toda.

A última cena, como sempre, foi de um bom gosto brilhante. Os roteiristas sabem como ninguém criar situações que nos fazem pensar (ou como diria a Warner: "nos fazem sentir") e a direção entendeu bem o sentido da série. Ver a Clara olhando para Miguel e Léo lendo um livro infantil (e com um significado absolutamente profundo para a série) não teve preço.

Parabéns a Globo.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Força Tarefa - Apartamento 124


Em mais um novo episódio de Força Tarefa a série mostra que a cada semana mais entra em sintonia com a realidade do mundo policial que cerca o Brasil e, principalmente, dá mais cara de polícia aos principais personagens da série.

Não que no começo a série fugia disso, mas era importante mostrar a realidade da Corregedoria e, por isso, eram raras as cenas de violência explícita durante ação dos policiais e a escolha correta dos roteiristas foi de apostar em episódios em que os protagonistas utilizam mais estratégias de inteligentes para pegar os policiais corruptos.

Desde os últimos episódios isso já não é possível, vemos principalmente um Tenente Wilson cada vez mais ousado e trabalhando sempre para conseguir seus objetivos, porém, aliando a inteligência à violência quando esta se faz necessária.

Em "Apartamento 124", Wilson se viu colocado num sequestro de um prédio inteiro e, por isso foi obrigado a agir por conta própria. É preciso deixar claro que o tenente não sabia que a ação era toda maestrada por um policial, ali ele não estava mais a trabalho, porém, lutava para salvar sua própria vida.

Deu para termos a exata dimensão de como ele é capaz de agir com frieza, violência, ousadia e inteligência quando o perigo se aproxima. A forma como ele desarmou um dos bandidos que o tinha sob a mira de uma arma foi muito bem feita e, em seguida, aterrorizando os outros bandidos mantendo os elevadores parados em seu andar para, logo depois, ir atingindo um a um de todos os bandidos, inclusive matando um deles, foi digna da série 24 Horas.

As histórias paralelas de Força Tarefa sempre foram interessantes e, dessa vez não seria diferente. Vimos a história do contador de um traficante que fazia tudo para proteger sua família, mas que teve a vida transformada em um inferno porque todos os corruptos queriam encontrá-lo para pegar parte do dinheiro sujo. Também tivemos a história da ex-atriz famosa dos cinemas nos anos 50 e que agora está entregue ao esquecimento, comovente sua fala.

Mais uma vez Força Tarefa mostrou acertar o tom e caminhar perfeitamente bem no caminho de um episódio cheio de tensão e, pela primeira vez, pudemos ver o tenente Wilson realmente agindo, atirando, lutando e, como se fez necessário, matando.

A cena final do episódio, só pra variar um pouco, foi divertida, com a senhora do outro apartamento matando o policial corrupto, e em seguida Wilson chega pedindo calma dizendo que está tudo bem, afinal a polícia chegou. A senhora então dá de ombros e diz: "Vocês, como sempre atrasados".

Agora a série caminha para o final da temporada, restando apenas 4 episódios e, mesmo antes de acabar, já começa a deixar saudades devido sua impressionante qualidade.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Extra! Extra!

Extra, extra!

Caras e Bocas melhora a cada dia e já começa a recuperar a audiência do horário das sete. Seguidamente vem subindo a audiência e já chegou a 32 pontos de média. E pensar que Três Irmãs dava na casa de 25... É porque Caras e Bocas não é a Treva!

************************

Extra, extra!

O SBT parece que vai realmente apostar no seguimento de novelas. Três emissoras simultaneamente produzindo novelas? Tomara que engrene, mas eu acho que emissoras menores como SBT podiam se apoiar em séries...

************************

Extra, extra!

O episódio dessa semana de Força Tarefa parece que vai ser o mais quente e o mais ágil até agora de toda a temporada. Tenente Wilson está cada vez melhor e mais ativo. Torço para que ele fique menos certinho e mais pesado como policial.

************************

Extra, extra!

A Fazenda melhora e só sabe melhorar. Como eu disse, colocar os participantes frente a frente na hora da indicação para o "Tá na Roça" foi uma ideia (agora sem acento, difícil acostmar affff) de gênio. Deu briga já nesta quarta-feira, principalmente entre Babi e Danni Carlos. Resultado, Babi foi mandada pra Roça pela maioria e faz companhia a Mulher Samambaia que foi a pior na prova e a Jonathan que foi indicado pelo fazendeiro Théo. Eu torço pra que o Jonathan saia, ele é meio chatinho, mas as enquetes apontam que a eliminada deve ser a Babi. Tadinho do Miro, sem a Babi e sem o Giane...

terça-feira, 9 de junho de 2009

O Melhor da Record


Já falei dela aqui. Não gosto de me repetir quando o tema é novelas principalmente porque quando a novela é boa não dá pra fazer um post por dia (até dá, mas só faria se fosse A Favorita ehehehe), mas hoje preciso falar de novo sobre Poder Paralelo.

Confesso que tinha esquecido do capítulo de hoje, nem pra gravar eu pus e estava tranquilamente assistindo Toma lá, dá cá e, no primeiro intervalo comercial, zapeei a TV e assisti a melhor cena de novelas em 2009 (exceção feita A Favorita que acabou no início do ano).

O encontro de Tony Castellamare (Gabriel Braga Nunes) e o advogado José Santana (Paulo Gorgulho) foi simplesmente um espetáculo. Uma das cenas mais bem escritas que já vi na minha vida. Texto primoroso, que qualquer ator do mundo teria honra em interpretar tamanha a riqueza de profundidade das falas e as oportunidades para se caminhar livremente pela interpretação.

E o que é a interpretação de Paulo Gorgulho? Sem dúvida seu melhor personagem, riquíssimo e que dá a chance dele mostrar todo o talento que foi desperdiçado por anos em papeis de menor expressão. Infelizmente não achei foto da cena em que Santana pressiona Tony com arma em punho para que ele confesse ser um agente americano, mas essa foto mostra a riqueza de interpretação do ator.

Mas o tema do post, como o título sugere, é sobre o melhor da emissora paulista que tenta chegar a liderança um dia. Com produções como Poder Paralelo, é certo que talvez consiga. A novela é a melhor da atualidade e caminha para ser a melhor do ano porque a Globo errou a mão feio depois de A Favorita.

Se Poder Paralelo estivesse sendo exibida na Globo em horário nobre e não na Record, certamente o resultado seria outro. Tanto em audiência quanto em comentários. A novela já teria caído na boca do povo porque é uma obra prima. Pra mim a novela tem um dono e se chama Paulo Gorgulho, entre as mulheres, estou em dúvida entre Paloma Duarte e Patrícia França, o fato é que a novela merece ganhar TODOS os prêmios no ano que vem.

********************************

Toma lá dá cá, decepção. Muito triste o que fizeram com minha série de humor favorita....

********************************

Ao contrário de Poder Paralelo, Promessas de Amor continua bizarro e ridículo. Vi hoje uma cena em que uma mutante atravessa uma parede e o médico diz: "Oh não, ela fugiu"... Poupe meus olhos disso Tiago Santiago, por favor.

A Lei e o Crime


Antigamente nós brasileiros passávamos anos assistindo a programação de séries americanas e suspirando com a capacidade dos roteiristas em produzir séries policiais de tamanha qualidade e, todas as vezes que o Brasil tentou foi absolutamente um fracasso dos grandes.

Esse problema começou a mudar quando a Fox Brasil resolveu investir no segmento e produziu "9 mm" a primeira série brasileira com alguma qualidade, mas ainda assim com algumas falhas que - ao se comparar com as americanas - nos deixavam com certo constrangimento.

Em 2009 conhecemos na Globo "Força Tarefa" uma série digna de ser chamada policial, produção com requinte de qualidade poucas vezes visto, com um elenco afinado, direção que conhece do ramo e roteiristas que dominam a história e usam a criatividade sem apelar.

Mas antes da Globo apostar, a pioneira disso na TV aberta foi a Rede Record com "A Lei e o Crime", a melhor aposta da emissora nos últimos anos e que deu resultados assombrosos, tanto em audiência quanto em críticas.

Nesta semana a série chegou ao final de sua temporada cumprindo uma etapa importante. O elenco cresceu, a história se tornou cada vez mais densa com o decorrer de cada episódio e, mais, a luta da nossa querida delegada parece que nunca chegará ao fim.

O episódio final infelizmente não foi o melhor da temporada que teve molmentos épicos de batalha contra o crime e, principalmente, de batalhas contra a corrupção da polícia que apóia o tráfico nas favelas. O último episódio foi marcado por um só tema e ficou concentrado exclusivamente nele, o grande amor da delegada e do policial corrupto, sua prisão e sua fuga, e o amor impossível evidentemente, afinal a delegada é absolutamente incorruptível e foi capaz de prender o homem que tanto ama numa das cenas mais emocionantes da série.

Infelizmente, contudo, A Lei e o Crime não puxou gancho algum. O fim da temporada nos mostrou mais o fim da série. Quem assistiu teve a impressão que fechou-se o ciclo e não há mais história para ser contada. Isso foi um erro, afinal o interesse do telespectador deveria ser mantido para a 2ª temporada que vem em 2010. Esperamos que mesmo assim a série volte com a mesma qualidade e capacidade de nos surpreender como foi nesta primeira temporada.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Jogo Duro... de doer


Estreou ontem pela Rede Globo o novo reality show da emissora, "Jogo Duro", entrou na grade da emissora ao melhor estilo "A Fazenda" sem ninguém saber ao certo de onde vinha e para onde ia e, pior, foi anunciado apenas na semana de exibição. Nem parecia coisa da Globo.

E quando o programa começou, o que já era ruim de imaginar, ficou ainda pior. "Jogo Duro" é ruim demais, coisa que não parece nem um pouco um programa da grade global. Fiquei os primeiros dez minutos sem entender quem na emissora aprovou este projeto e, em seguida, fiquei pensando que Boninho deve realmente ser muito poderoso para conseguir emplacar um programa deste nível.

A maior parte dos críticos da TV brasileira caem matando programas de baixo nível e, espero do fundo do coração, que tenham a coragem de falar o mesmo desse programa que é a pior coisa que apareceu na TV em 2009.

É extremamente constrangedor assistir àquelas provas e ver os participantes serem colocados em situações bizarras e degradantes por apenas um punhado de dinheiro. Ao ler essa definição que, para mim define bem "Jogo Duro", você deve ter pensado o mesmo que eu enquanto assistias, é de fato um típico programa estilo Rede TV. Se alguém me dissesse que a Globo apostaria numa porcaria dessas eu nunca acreditaria.

O medo e até desespero - foi essa a impressão - pela exibição de A Fazenda na concorrente, fez a emissora dos Marinho preparar às pressas um Reality para combater o dia do "Tá na Roça", mas não foi eficaz. Além de um programa muito, muito ruim, Paulo Vilhena como apresentador é uma das coisas mais bizarras de todos os tempos. Entre ele e Luicana Gimenez eu sou mais a Luciana.

Pena ver que uma emissora do porte da Globo decidiu por conta própria descer o nível de sua programação a tal ponto. Espero que esse programete não dure e que um reality de qualidade comece logo - expectativa para a volta de No Limite, este sim um grande programa.

domingo, 7 de junho de 2009

A Fazenda - 1º Pé na Estrada




E Franciely Freduzeski, a pessoa mais mala da Fazenda foi eliminada do programa, como estava previsto por boas partes dos sites que realizaram enquetes sobre o "Tá na Roça", como UOL e Terra.

A 1ª eliminação do Programa mostrou um formato diferente, com as três indicadas ao "Tá na Roça" indo para um outro ponto da fazenda e, ao lado de Brito Júnior, protagonizando um bate papo interessante, com direito a perguntas do internauta. Achei a idéia válida, apesar de tirar o foco do restante dos participantes, o que pode fazer muita gente achar que o programa é armado.

A eliminação estava evidente, principalmente porque aqui fora eram grandes as críticas a postura de Franciely que sempre se mostrava arrogante e com olhar superior. Saiu e, eu torço para que a próxima seja a Lucieli, outra insuportável de mão cheia.

Brito Júnior melhorou muito, tanto na apresentação de sábado, durante a festa temática da semana, como no domingo, a frente do Tá na Roça. Ele ainda tem muito que melhorar e se soltar mais, uma boa seria que ele parasse de ler o TP e passasse a utilizar mais a espontaneidade, mas caminha para melhorar mais a cada aparição, tomara, torço pra que ele se acerte.

A Fazenda melhorou muito e cada episódio vem recheado de emoções, como a briga de Theo Becker com Dado Dolabella (que os críticos da Record que só sabem perseguir a emissora disseram, sem nenhum argumento que foi armada) e também com Lucieli di Camargo. Ele encarnou o Alexandre Frota (Casa dos Artistas 1, lembram?) e acho que a estratégia pode dar certo.

Gostei do fato da eliminada da semana escolher o próximo fazendeiro, isso vai dar o que falar porque com os grupos formados como estão se formando fica claro que um vai tentar proteger o outro, é como o anjo do BBB. Boa idéia.

Enfim, A Fazenda está de fato pegando e só nega quem insiste em perseguir a Record sem nenhum motivo.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira