sábado, 6 de junho de 2009

Os Melhores da Semana entre outras coisas

Confira a lista dos 10 Melhores Momentos da TV Aberta nessa semana que foi cheia de atrações:

10 - Atuação de Paloma Duarte em Poder Paralelo, na Record

9 - Episódio de Força Tarefa, na Globo

8 - Troca de Família, na Record

7 - Yvone deixa Raul na miséira em cena antológica, em Caminho das Índias, na Globo

6 - Indicação do Tá na Roça, na Record

5 - Macaco Chico apaixonado pela Socorro em Caras e Bocas, na Globo

4 - Episódio 300 de A Grande Família, na Globo

3 - Penúltimo Episódio da temporada de A Lei e o Crime, na Record

2 - Briga de Théo Becker e Dado Dolabella na Fazenda, na Record

1 - Episódio de Tudo Novo de Novo, na Globo

**********************************

E, a partir dessa semana, no mesmo post, coloco também a Frase da Semana, nessa semana são duas:

1 - "Se eu sou Deus, tu é o diabo leke" - Théo Becker para Dado Dolabella em A Fazenda, na Record.

2 - "A mãe da mulher do meu pai é o que minha?" - Léo para Clara, em Tudo Novo de Novo, na Globo.

**********************************

A Fazenda só melhora a cada dia que passa. Edição ótima durante a semana e a Festa "temática" (festa caipira com cada música...) foi uma diversão só.

Tudo Novo de Novo - Sogras e Lagartos


Fico me perguntando até quando vou ser obrigado a dizer semanalmente que Tudo Novo de Novo é o melhor programa da TV Brasileira no ano e uma das melhores séries que eu já vi na minha vida. Ao que tudo indica acho que repetirei essa frase enquanto a série estiver no ar.

No episódio desta semana "Sogras e Lagartos" vimos novamente situações incrivelmente verossímeis e contados com a maior sensibilidade possível. As lembranças de Clara do próprio parto enquanto via o filho de seu ex-marido na maternidade nos deu a exata dimensão da importância de um momento como este na vida de uma mulher.

A vida da família brasileira também foi mostrada como é complexa e difícil para todos, como novamente foi dito por Léo, 07 anos, (o mais sábio do programa): "A mãe da mulher do meu pai é o que minha?" Tantas famílias feitas e refeitas acabam criando novos parentescos que nunca existiu.

Pra mim, mais do que um episódio em que vimos a "nova" sogra de Clara tão insuportável quanto sua mãe, e também mais do que ver a "velha" sogra de Clara que é um doce de pessoa, a cena que marcou o episódio para mim foi o encontro de Carol com seu pai, Fred, na clínica de desintoxicação. Tudo feito com muita sensibilidade, dentro da realidade e mostrando como ter um pai drogado mexe com a cabeça de uma adolescente. Palmas para os roteiristas, para a direção e para os atores.

Clara continua tendo de resolver os problemas de todos, do filho que as quer ficar com a madrasta, as vezes não; da filha que aproveita-se por estar sensível com os problemas e decide desobedecer a mãe e ir a uma festa (bem feito pra ela que o carinha quis agarrá-la, menina "mala". Ah, e essa cena também foi ótima) e, mais, ainda precisa resolver os problemas que a própria irmã cria ao se transformar em amante do cunhado de Miguel.

Miguel também mostra que não é este príncipe todo. Está certo que a mãe dele é muito chata, mas não gostei da forma rude, grosseira e até cruel com que ele tratou a mãe. A cada episódio mais eu vejo que ele não é a pessoa indicada para ter uma relação com Clara que é sensível, respeitadora e cheia de princípios com qualquer pessoa.

A única coisa que diminuiu um pouco a perfeição do episódio foi o final. Acho que o episódio deveria ter encerrado no momento em que Clara e Miguel assistem juntos a cena bizarra da irmã de Clara e do cunhado de Miguel se beijando no restaurante. Daria muito mais impacto, apesar da beleza da cena final.

*******************************************

Adorei a frase da Clara para o ex-marido Paulo, quando ele desabafou estar cansado de tudo e querer sumir, mas não concretamente: "Eu sei, você quer sumir para um flat na Terra do Nunca".

*******************************************

Essa série está se consagrando por ser cheia de astros e estrelas da Globo. Quanto mais aparece familiares, mais atores e atrizes de peso são escalados. Sinal que a série terá vida longa? Tomara.

*******************************************

Pena o fato de a Globo não perceber o potencial de Tudo Novo de Novo e, além de jogá-la para a sexta-feira a noite, está começando sua exibição cada vez mais tarde. Ontem começou era 23:14.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Força Tarefa - Valor Sentimental


Incrível como até o momento Força Tarefa se destaca de qualquer outra série policial - seja brasileira ou não - por em nenhum episódio repetir a fórmula, o formato, o desfecho ou o que quer que seja. A cada quinta-feira é um episódio absolutamente diferente dos anteriores e sempre com uma carga emocional também distinta. Sinal que os roteiristas têm a série nas mãos e podem caminhar por vários trilhos.

Prova disso foi o episódio desta quinta-feira, "Valor Sentimental" nem parecia um episódio de uma série policial e, mais, não parecia episódio da mesma série que nas duas últimas quintas-feiras teve uma carga de tensão absurda com inúmeros tiroteios.

Neste episódio conhecemos um pouco mais da criatividade do Tenente Wilson que não se dá por vencido nunca. Após ter o carro de sua namorada roubado ele decide que vai recuperá-lo e, para sua surpresa, uma "empresa" entra em contato com ele pedindo 3 mil reais para recuperar o carro em 24 horas. Óbvio que os ladrões roubam o carro e depois vendem para o próprio dono.

Revoltado, Wilson decide armar uma arapuca para os bandidos. Consegue carros de valor sentimental e deixa em pontos estratégicos até que, finalmente, consegue o rastro dos ladrões.

O episódio foi muito mais do que o mocinho perseguindo os bandidos e armando pra cima deles. Ele foi cercado de situações cômicas, leves e mostrou o lado de Wilson e da equipe da Corregedoria que não tínhamos visto antes, o lado da solidariedade por colegas.

Ao descobrir que existem policiais que comandam o esquema, evidentemente a equipe toda participa e Coronel Caetano e sua equipe consegue prender todos, como sempre, graças a Tenente Wilson e sua incrível criatividade.

Mais um episódio que cumpre etapas da série e mostra que ela, sem dúvida, pode ter vida longa na Rede Globo.

********************************************

Muito engraçado o diálogo de Wilson e Jaqueline logo nas primeiras cenas quando ele dirige o carro dela (que foi o roubado). Ela falando tanto do carro que tem valor sentimental e tal, e ele: "Tenho certeza que este carro tem nome, qual é?" "Joaninha". Muito bom

********************************************

Então a Sargento Selma já foi namorada de uma mecânica? Interessante... Mais legal ainda foi após o tiroteio que prendeu os policiais corruptos e destruiu o carro emprestado, Selma sem saber como contar isso pra tal mecânica, Wilson diz: "Isso não é coisa de se falar ao telefone. Passa lá, você ta sumida..." repetindo a frase da mecânica e soltando risos da própria Sargento.

********************************************

Muito boa a ligação de Wilson para os policiais corruptos se fazendo passar por corrupto também: "Eu sou concorrente e recupero seu carro em 12, veja bem, 12 horas".

********************************************

Por fim, a cena final, o cinismo de Wilson foi de fazer rir também. Jaqueline fala que não quer andar muito com a "Joaninha" com medo de roubá-la e ele: "Eu já disse Jacke, quem vai roubar um Mustangue velho?"

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Record acerta com A Fazenda


Quatro episódios. Uma prova. Uma escolha do "Tá na Roça". E já é possível afirmar que a Record acertou em cheio na compra dos direitos, na organização, na exibição e, principalmente, no formato de A Fazenda, fenômeno mundial de audiência.

Após o começo mais morno da história dos Realities Shows em todo o mundo, a Fazenda já melhorou muito desde segunda-feira, com uma edição ágil, agressiva e, obviamente, manipuladora - marca registrada do diretor que também dirigiu Casa dos Artistas.

Conforme os dias foram passando, nitidamente os pequenos grupos começaram a se formar na "casa" e já pode-se perceber todo o tipo de estratégia para se conquistar o prêmio. Como a estratégia de Carlos "Mendigo" e Pedro "Leonardo" que tentam a todo custo serem os mais simpáticos, animados e divertidos do lugar. Parece que eles assistiram muito os últimos BBB's.

Mas para mim - e quero deixar claro que posso estar enganado, não sou expert nesse tipo de Reality, assisti apenas Casa dos Artistas 1, BBB1 e o mais recente em 2009 - A Fazenda já tem 3 favoritos natos ao prêmio. O primeiro é o queridinho do público, que no final das contas é quem escolhe, Dado Dolabella já foi eleito por voto popular como o primeiro fazendeiro e isso mostra o quanto ele é querido pelos telespectadores; Miro Moreira é favorito porque é o homem sentimental, bem disposto, pronto a ajudar e todo mundo nota que isso faz parte de sua personalidade, nisso ele lembra muito o Jean Willy, vencedor do BBB5 (pelo amor de Deus, não estou falando nada da sexualidade do cara) e isso vai torná-lo rapidamente querido pelo público; e por fim a mais forte candidata até aqui, Danni Carlos, que se mostrou absolutamente atenciosa e já é a mais querida na casa, isso é fato. Ela é meio que a Naná do BBB.

Posso errar e todos saírem, mas apontos eles como favoritos.

Sobre o episódio desta quarta-feira, quero destacar que a direção do programa acertou ao mudar os moldes do BBB e Casa dos Artistas e colocar os competidores frente a frente para votar em quem ia para o "Tá na Roça", as chances de atritos e picuinhas são muito maiores assim. E elas já começaram a vir.

A Fazenda pode não vir a ser um fenômeno de audiência, mas ela tem tudo para dar certo e vingar, durar várias edições sem sofrer o desgaste que Casa dos Artistas sofreu, inclusive nas próximas edições podendo ser feitas por anônimos, pois o formato é muito, muito interessante.

Para o programa engrenar, é preciso que a Record tome uma decisão urgente. Ou coloque outro apresentador (e eu aposto que Ana Hickman ou Paulo Henrique Amorin seriam perfeitos para o papel) ou exijam que Brito Jr. mude de postura. Ele está um caco apresentando o programa. Hoje os participantes soltos, brincando entre e com ele e ele os ignorava constantemente seguindo claramente a pauta, sem relaxar. Ele foi antipático com todos, inclusive com o público e ficar lendo tele prompter ninguém merece. Desse jeito o Brasil não vai dizer: "Oi Brito" como diz "Oi Bial"!

Sobre os três que estão "Na Roça" eu acho que é provável que saia a Luciele Di Camargo, chata que só, mas a Francieli Freduzesky também tem chances por ser explosiva e Mirella Santos pode sair por ser insignificante. Na enquete do UOL, até o momento Francieli estava liderando para sair com 43%.

Ah! A Record liberou o voto pelo site, até que enfim! Vote e escolha seu participante a pôr o pé na estrada. Se quiser votar, clique Aqui

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Toma lá, dá cá - Doze Horas pra Salvar seu Casamento


Novo episódio de Toma lá, dá cá e a mesma impressão que a temporada toda vem carregando aos fãs de que foi bom, mas podia ser bem melhor se soubessem explorar a história de forma correta.

Em "Doze Horas pra Salvar seu Casamento", o tema escolhido para desenvolver e ser o mote do episódio foi mais uma vez fraco, como vem sendo nos últimos episódios. Se dependesse exclusivamente dos acontecimentos e seqüências criadas pelo tema principal, certamente não haveria uma única risada em todo o episódio.

Porém, a vantagem (ou desvantagem, depende do ponto de vista) do formato, é que além do tema principal, acontecem vários pequenos temas paralelos que, normalmente, são bem mais engraçados que o central.

No episódio desta terça-feira, por exemplo, a grande sacada foi recolocarem a Isadora (Fernanda Souza) na posição em que ela sempre foi engraçada, como mau caráter. Ela como a nova Magda não engrenou e é muito melhor ela e suas pequenas e divertidas vilanias.

Na realidade, o mote da noite deveria ter sido a tal viagem de Isadora para Brasília na intenção de ser nomeada a juiza de "Pururucas do Norte", o novo estado brasileiro. Seria sem dúvida alguma muito mais divertido.

Se Toma lá dá cá não começar a se encontrar em seus episódios centrais, é provável que o interesse do público diminua gradativamente e, os momentos engraçadas, também tendem a diminuir, uma vez que não é possível rir apenas em momentos esporádicos.

Neste episódio, contudo, foram muitos os momentos engraçados, além da própria Isadora, tivemos os xiliques de Celinha, sempre muito bons, além do discurso sensacional de Mário Jorge sobre o nascimento do filho, Tatalo. A Rita imitando a cara do filho ao nascer foi um dos momentos mais divertidos do ano na série, sem sombra de dúvidas.

Fiquei pensando em classificar este episódio como bom, mas por ter tido uma história central tão fraca, prefiro dizer que foi apenas razoável. Longe, muito longe do velho Toma lá, dá cá que conhecemos. (os fãs vão me xingar, eu sei.)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

A Fazenda


Sensacional o episódio de A Fazenda. Edição agressiva como deve ser, absolutamente manipuladora como já víamos desse diretor nos idos de A Casa dos Artistas e propícia para grandes confusões.

Uma série de frases sem noção dos participantes deixou o episódio leve, divertido e muito bom. Ver a Danni Carlos tomando banho da forma mais desastrada possível não tem preço. Mas o papo de Dado Dollabella e Miro enquanto malhavam foi de morrer de rir. A cada 4 frases um soltava: "Puta velho, é mesmo".

A edição parece que vai ser boa, agora precisamos ver como se desenvolve o dia a dia dos participantes e os serviços rurais, esses sim é que serão sem dúvida a grande atração do programa.

Ah, e nem teve o Brito Jr. que cansa a beleza de qualquer um.

Finalmente uma Cena Antológica

Eu achei que Caminho das Índias fosse passar em seus 200 capítulos desapercebida pelo grande público por faltar uma cena antológica. Após mais da metade da obra, tivemos algumas cenas boas, outras cenas ótimas, algumas cenas divertidas, mas nenhuma cena antológica. Agora, Gloria Perez pode acabar sua novela, finalmente a tal cena foi ao ar nesta segunda-feira.

Após um começo cheio de expectativas, Caminho das Índias se perdeu ao longo dos meses em todas as tramas, sem exceção, o que prejudicou e muito a novela, porém, continuava grande a expectativa para o dia em que a vilã Yvone (Letícia Sabatella) deixaria o milionário Raul Cadore (Alexandre Borges) na miséria. E o dia finalmente chegou.

A cena foi magnífica, muito bem escrita por Glória Perez que pensou em todos os nuances desse desfecho. Muito bem dirigida, uma vez que era necessária uma edição correta, posicionamento de luzes e câmeras perfeitos para dar o tom exato de sensualidade e duabiedade que a cena exigia. Mas principalmente, a cena foi rica em interpretação. Alexandre Borges deu um show na pele de Raul, enquanto deitado na cama, era algemado e via o seu amor se vestir de forma sensual para "ele", sua expressão de desejo dizia tudo.

Mas a cena foi de Letícia Sabatella, a atriz que nunca me convenceu como vilã desde que a novela estreou, foi um espetáculo a parte na engrenagem da cena. Sensual, porém sempre simples como é o seu marco. Sempre sorrindo e com uma crueldade mórbida ao dizer frases de efeito como "eu te desejo muito, sabia?". Letícia deu a Yvone a dimensão exata de vilania que a cena necessitava.

O fim foi com chave de ouro. Já vestida, enquanto Raul explodia de desejo, ela joga um beijo no ar e diz simplesmente: "E aí, foi bom pra você?" Então pega sua mala e sai calmamente do quarto. Brilhante, palmas de pé para Letícia Sabatella.

Só um detalhe, houve um erro de estratégia da Globo. Ficou claro que a emissora optou por exibir a cena no segundo dia de exibição de A Fazenda para tentar prender o seu telespectador, fato que João Emannuel Carneiro perpetuou em A Favorita. Mas o nosso querido JEC foi mestre nisso, lembram-se o que ele fez para revelar quem era a vilã? A revelação ocorreu num capítulo de terça-feira e no primeiro bloco. Sim, logo no primeiro bloco e o desfecho continuou por todo o episódio, com pitadas de cenas para prender o telespectador.

Colocar a cena principal no fim, como ficou claro que seria, faz o telespectador migrar para outras emissoras, até porque o capítulo como um todo foi fraco, só pra variar, e voltar no momento do último bloco. Aí amanhã assiste o primeiro bloco e pronto. Tudo meio previsível na direção, ne?

Não achei o vídeo no youtube ainda. Tem no site da novela e se você achar no youtube, nos passe nos comentários. Mas vale a pena ver a cena, a melhor da novela até o momento.

domingo, 31 de maio de 2009

A Fazenda - O bixo vai pegar




Finalmente começou o Reality Show tão alardeado pela Rede Record de Televisão e que, alguns demonstravam empolgação e outros pouco caso, afinal tudo que vem da Record alguns demonstram mesmo preconceito. Após especulações de todo tipo, finalmente descobrimos quem eras os 14 participantes de A Fazenda.

Antes de falar dos participantes, preciso falar que o formato do programa me agrada e agrada muito. Antes de ter uma opinião formada, preciso assistir a alguns episódios para saber como será feita a edição, o que é muito importante em programas desse tipo. Neste primeiro programa, ao vivo, gostei da forma como foi mostrada a Fazenda, o cenário e também gostei das tomadas utilizada pela direção. Me agradou.

Falando um pouco do formato brasileiro. Adorei a idéia do líder da semana (que vai se chamar Fazendeiro) poder escolher quem vai ordenhar durante a semana, quem vai pegar os ovos no galinheiro, enfim, distribuir os serviços. Confusão a vista. Fato! Também gostei do nome para o "paredão", é o "Tá na Roça" e sempre com três participantes, um indicado pelo tal Fazendeiro, outro indicado pelos moradores e um terceiro que é o que tiver o pior desempenho nas provas semanais. Interessante.

Não gostei do método escolhido para chamar os participantes. No começo foi legal, mas a partir do 4º já estava monótono e na metade já deu sono. Um erro que não deve comprometer o programa.

Falemos agora do apresentador. Ah, o Brito Júnior. Eu criei muito expectativa em torno de sua performance, uma vez que tinha absoluta certeza que viria uma cópia paraguaia do Bial. Quem dera! Não veio, veio algo pior. Um Brito Júnior meio ao estilo Roberto Cabrinni, apresentando um Reality como se estivesse comentando a queda do dólar (definição do meu amigo k juno). Brito não demonstrou nenhum carisma e espero que ele mude o jeito de apresentar, pois isso pode complicar o andamento do programa.

Vamos aos participantes, são eles: Babi Xavier, Renato Arruda, Luciele di Camargo, Bárbara Kobouth, Jonathan Haangensen, Mirella Santos, Francielly Freduzeski, Théo Becker, Mulher Samambaia (Danielle Souza), Miro Moreira, Carlinhos da Silva (Mendigo), Danni Carlos, Dado Dolabella, Pedro (filho de Leonardo).

A princípio gostei da escolha, me parece que tem gente ali que vai esquentar a disputa e fazer muitas brigas. É o caso de Renato Arruda que já fez uma careta quando a Mulher Samambaia disse que não gosta de dormir de roupa. Enfim, é possível que tenhamos muitas brigas, picuinhas e muita gente se fazendo de Max (BBB) pra jogar e vencer. É esperar pra ver.

Acho sinceramente que A Fazenda vai pegar, a audiência até onde sei foi boa e é possível que o público goste ainda mais quando começarem os trabalhos rurais no local. Ver os participantes realizando trabalhos bucólicos vai ser realmente divertido. É esperar pra ver.

Ah, mas a Record podia começar o programa no horário previsto, né?

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira