sábado, 2 de maio de 2009

Tudo Novo de Novo - Engarrafamentos

* spoilers



Alguém me explica como semana após semana Tudo Novo de Novo só faz melhorar? Depois que parece chegar a perfeição, na semana seguinte, eles melhoram. Incrível isso, principalmente se pensarmos que os moldes não são tipicamente brasileiros.

O terceiro episódio de Tudo Novo de Novo trouxe mais um caminho na árdua luta de Clara e Miguel para conseguir se relacionarem: fazer com que os filhos se combinassem. O que parece uma tarefa impossível, já que as idades dos filhos torna tudo muito mais difícil.

Neste episódio, o texto permitiu-nos conhecer um pouco mais dos filhos dos dois protagonista, visto que era esse o objetivo. A filha de Miguel, é a que mais me chamou a atenção, porque ela é uma típica adolescente dos dias atuais. Fechada em torno de si, a "adulta" da casa porque tenta proteger os sentimentos da mãe que se tornou uma mulher em crise de meia idade. Ela não consegue se relacionar com outras meninas de sua idade, e sente falta do casamento da mãe e do pai, isso reflete em sua aceitação na nova relação de Miguel.

Em contrapartida, a filha de Clara é a revoltadinha. Adolescente que se acha dona do próprio nariz e que a cada briga com a mãe faz questão de lembrar que tem um pai do outro lado do mundo. Por isso, a relação dela com o namorado novo da mãe, estava claro que seria absolutamente inviável. O único que se salva é o filho de Clara, uma criança que é utilizada pelos roteiristas como desafogo de sabedoria em meio a tamanhos absurdos.

O fim de semana que na cabeça de Miguel e Clara, e apenas de Miguel e Clara, tinha tudo para ser perfeito, acabou se tornando um grande pesadelo, o que era óbvio, visto que relacionamentos são confusos e a série mostrou com maestria que não é possível criar laços afetivos de amizade apenas porque outras pessoas assim o querem.

Mais do que tudo isso, Tudo Novo de Novo apresentou uma alternativa nova. Antes que o público se cansasse da força inabalável de Miguel e Clara que mesmo em todas as situações continuavam unidos, finalmente vimos eles em crise. Começou a pesar na balança o que é mais importante? A relação deles ou o bem estar dos filhos?

O fim do episódio foi muito bom, porque mais do que um simples engarrafamento de carros, mostrou que o fim de semana estava empacado, a relação de Miguel e Clara ficou empacada e mais, os sentimentos de todos dentro daquele carro, estavam empacados.

****************************

Júlia Lemertz e Marco Ricca estão cada vez melhores, notaram? A vontade nos papeis e interpretando com maestria.

****************************

A entrada de Marina Ruy Barbosa me trouxe nostalgia. Saudades de Belíssima.

***************************

Amanhã, texto sobre 24 horas.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Lost - The Variable

* spoilers




Agora sim, queridos roteiristas, um episódio que podemos dizer com todas as letras ser digno de uma série do nível de Lost. Após o fiasco que foi o último episódio que, continua sem o menor motivo de ser, a série brindou-nos com um dos melhores episódios de todos os tempos de Lost, talvez apenas comparado a The Constant e, obviamente ambos estão interligados.

A saga de Daniel Faraday, o físico que entende como poucas pessoas no mundo as "constantes" físicas e que afirmou no início da 5ª temporada ser impossível mudar o passado e, por conta disso, viu sua amada morrer em seus braços, continua exatamente do ponto onde parou, mas dessa vez, Daniel Faraday aparentemente descobriu que existem as variáveis e essas variáveis podem levar a mudanças.

Em sua linha de raciocínio brilhante e inteligente, Faraday segue por todo o episódio em busca de um passado que foi avassalador em sua vida. Sua mãe, Eloise Hawking, a mulher que durante toda a vida de Faraday o obrigou a ser aquilo que, aparentemente ele nunca quis.

No passado, a vida de Daniel foi destruída por conta das exigências de sua mãe. Ele testou consigo próprio e, em seguida, com sua namorada Thereza, algo que destruiu a mente da moça, deixando-a perdida em algum lugar do tempo. Ele, afetado, se viu novamente obrigado a atender um pedido da mãe, ir para a ilha estudar as situações físicas do local. "A ilha pode curá-lo", afirmou Charles Widmores que, agora sabemos, ser o pai de Faraday. (faz todo sentido agora o motivo de Daniel e Charlotte ficarem "brincando" testando a mente dele, na temporada passada).

Este sensacional episódio de Lost nos mostrou que os conflitos de relacionamento continuam em qualquer lugar do passado, do presente ou do futuro. Jin não quis ajudar Faraday a tirá-los de 1977 porque não quer sair sem encontrar Sun; Sawyer não quis porque ele acredita que sua vida é em 1977; Juliet disse a senha da cerca eletromagnética porque não quer Sawyer e Kate lado a lado; Jack usou Aaron, o ponto fraco de Kate, para fazê-la segui-lo. Enfim, os relacionamentos da ilha continuam amadurecendo.

Faraday tentou durante todo o episódio mudar a Constante que foi a perfuração eltromagnética. E, segundo ele, isso faria com que o avião da Oceanic nunca caísse na ilha e a vida de todos voltariam ao normal com o avião pousando em L.A. Seria isso possível? A explicação para a queda do avião (que você lê logo abaixo) foi sensacional. Finalmente uma resposta a altura das perguntas de Lost.

E o principal relacionamento do episódio, Faraday e sua mãe, chegou a um ponto impensável. A Ilha mostrou a Faraday da forma mais difícil que as variáveis nem sempre podem modificar a constante. Quando ele levou um tiro certeiro de sua própria mãe - 30 anos mais jovem, diga-se de passagem - ele entendeu, que tudo foi planejado por ela e por Widmore por algum motivo, certamente "maior" e "melhor" para a Ilha. Isso ainda não sabemos.

A morte de Faraday foi simbólica, porque mostrou que a luta entre as variáveis e a Constante pende para a Constante, já que ela sabe exatamente o que vai acontecer, enquanto as variações dependem de andar no escuro.

Lost brindou-nos com um primeiro episódio que abre o "início" do fim da temporada e mostrou que apesar de algumas escorregadelas, a 5ª temporada foi um grande feito.

**********************

Respostas do episódio:

1 - Daniel Faraday chorou ao ver a falsa queda do avião porque ele sabia que já havia conhecido aquelas pessoas

2 - Quem criou a farsa da queda do avião no mar e de todos os sobreviventes mortos foi, como eu sempre acreditei, Charles Widmore e não Benjamin Linus.

3 - Charles Widmore é pai de Daniel Faraday.

4 - Uma perfuração eletromagnética causou um grande acidente na Ilha, o que obrigou que a "escotilha cisne" fosse cimentada como "Chernobyl" e, durante 20 anos, alguém precisasse controlar o fluxo eletromagnético apertando um botão. Quando Desmond não apertou, o avião Oceanic caiu e todos foram parar na ilha. (belíssima explicação para a queda do avião)

**************************

Perguntinhas básicas:

1 - Por onde anda Sayd?

2 - Se os sobrevivente de 1977 conseguirem explodir a bomba de Hidrogênio, como sugerido por Faraday, o que acontece com os sobreviventes que estão no presente (ou futuro) da Ilha?

3 - Será que a Kate quer mesmo continua seu voô para L.A. onde será julgada e, provavelmente condenada a morte?

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Força Tarefa - Caminhões de Carga Roubados


* spoilers


Terceiro episódio de Força Tarefa trouxe um terceiro estilo na forma de narrativa que os autores decidiram trabalhar. Isso comprova que os autores dispõem de uma gama de formatos para contar suas histórias que nos permite concluir que a série não se tornará cansativa.

O primeiro episódio foi totalmente centrado no lado emocional de uma investigação, nos mostrando o sofrimento da mulher do policial corrupto. O segundo foi tenso, trouxe a realidade de várias mortes e da ansiedade do Tenente Wilson e cia. na busca por salvar a vida de outras pessoas. E agora, nesta noite, o terceiro episódio teve como foco a dificuldade de relacionamento e o quanto isso pode atrapalhar o cotidiano.

Este episódio foi realmente muito diferente dos outros dois, ele foi até mais arrastado na história principal que parecia não engrenar nunca, já que o foco da noite era no relacionamento de Wilson e sua namorada. Ainda assim, a forma de infiltração do tenente e de Selma na qudrilha que roubava carga de caminhão foi muito interessante. Não houve clichês para que eles se infiltrassem, tudo muito simples.

O fato é que os roteiristas de Força Tarefa estão inspirados. Três episódios e acredito eu que sequer foi gasto uma carga total de uma arma com os tiros que foram vistos até o momento. Só há tiro quando é de fato necessário, não há buscca por audiência.

Neste terceiro episódio foi possível se deleitar com um texto bem escrito e com situações interessantes, como a cena em que um dos bandidos agride a funcionária que estava roubando produtos contrabandiados, a violência do chute doeu até em mim. E a pobre da Selma nada pôde fazer.

A atuação de Murilo Benício continua impecável e não dá pra ignorar o conflito que o personagem dele vive. Tenente Wilson nasceu para ser policial - e dos bons, que fique bem claro - ele adora o que faz. Mas ele também adora sua namorada Jacke, que demonstra cansaço em ser sua segunda opção e, ainda aparece o "fantasminha camarada", o padrinho de Wilson na polícia, que se matou quando foi flagrado pelo tenente praticando crime e agora, morto, aparece para ele como seu "auter ego", afirmando que ele é muito chato. Esse conflito é bacana.

Mas nem só de cenas boas vive a série. A cena em que Selma tenta ligar para o Coronel a fim de localizar Wilson foi ridícula. Como uma policial treinada para ser disfarçada liga para seu chefe em pleno covil dos bandidos? Tava na cara que ela ia ser descoberta.

Enfim, o terceiro episódio de Força Tarefa cumpriu bem o objetivo de caminhar com a história da vida de Wilson e mostrar que existem conflitos também em cada personagem e não apenas a história policial.

*********************************

O melhor do episódio foi Bárbara Paz que estava divina em sua participação. Ela cresceu muito como atriz.

De novo Milton Gonçalves apareceu muito pouco. Precisava de um ator desse naipe pra fazer essas participações minúsculas?

Por que o Tenente Wilson só assiste programas da Globo?

quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Barriga de Caminho das Índias




A protagonista de Caminho das Índias, Maya (Juliana Paes) deu a luz a seu filho no capítulo da última terça-feira. Esse era um dos capítulos mais esperados pelos telespectadores assíduos da novela de Glória de Perez, visto que muita coisa gira em torno desse parto.

A expectativa não apenas dos telespectadores da novela, mas da crítica é de que com o fim da barriga de Maya, também chegue ao fim a barriga de Caminho das Índias, a novela das oito que começou desacreditada por parte dos fãs e da crítica.

É bem verdade que a novela em alguns capítulos conquistou boa parte dos fãs apaixonados por novelas (dentro do padrão atual de audiência do horário) e tratou logo de desmentir a última imagem que Glória Perez havia deixado na TV com a horrorosa e insípida América. Ao contrário do que muitos pensavam, Caminho das Índias é diferente de O Clone e tem histórias ótimas.

Porém, como eu disse, com o fim da gravidez da protagonista a expectativa é que acabe a barriga da novela - pra quem não sabe, barriga é o período de uma novela em que não acontece muita coisa.

Esse período na atual novela das oito e que, diga-se de passagem, não houve em sua antecessora, a sensacional A Favorita, foi além do que se espera de uma barriga. Não pelo tempo, afinal, o período dura em torno de duas semanas, mas ocorre que neste período realmente NADA aconteceu em Caminho das Índias. Se apagarmos os últimos 12 capítulos, não vamos perder nada e nem o fio de nenhum núcleo, o que prova que a barriga está cansativa.

Esperemos que a autora volte a desenvolver as situações como a do Tarso (Bruno Gagliasso), a briga entre Sílvia (Débora Bloch) e Ramiro(Humberto Martins), o golpe de Ivone (Letícia Sabatela), além obviamente dos protagonistas Maya (Juliana Paes), Raj (Rodrigo Lombardi) e Bahuan (Márcio Garcia). É o que queremos.

*******************************

Já deu! Desisti oficialmente de acompanhar e criticar religiosamente Toma lá, dá cá. O episódio de ontem mostrou que a temporada não vai engrenar, que as situações criadas não são engraçadas e, apenas vez por outra é possível rir.

É triste ter de reconhecer que a série que tinha um potencial imenso, até para superar a famosa Sai de Baixo, chegue a esse ponto, em que o telespectador consegue, no máximo, dar um sorriso amarelo.

******************************

Ainda não assisti 24 Horas, tenham paciência. Devo ver hoje e posto no máximo amanhã a tarde os comentários.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Revista Season

Desculpem o sumiço!

Eu sempre disse que a mídia da moda, ou seja, a internet, não é como as outras mídias, quando dois veículos tornam-se rivais - principalmente veículos que utilizam a mesma mídia, como a Rede Record e a Rede Globo - ao contrário, na internet existem parceiros.

Isso é bom, muito bom! E por isso, foi com muita alegria que recebi uma proposta vinda do twitter. Um jovem chamado Janssen Barufe que faz um ótimo trabalho para quem gosta de séries e TV como nós e produz por conta própria uma excelente revista virtual, a Revista Season

Gostei da proposta dele para uma ótima parceria entre o Blog e a Revista e por isso abro este espaço para divulgar a Revista que está em sua oitava edição. Ele escreveu um pequeno texto que eu reproduzo abaixo e eu indico a leitura da Revista.

"Saudações aos ‘Lostinianos e Seriemaniacos’ de plantão. Sou Janssen Barufe (Mianni) criador da revista de entretenimento Season. A revista hoje e sempre foi um trabalho prazeroso para mim, mas há um ano eu não imaginava que um dia no futuro muitas pessoas gostariam de meu trabalho, trabalho esse despretensioso que vinha saciar minha vontade de produzir algo relacionado à minha paixão por Lost.

A Internet hoje proporciona certa facilidade para divulgação e expansão de conteúdo com muita rapidez, temos blogs sobre séries às centenas, muitos já são grandes portais de notícias, mas meu foco foi criar algo “inédito”. Então sozinho, com conhecimento praticamente nulo na área comecei a bolar algumas coisas, buscando informações justamente nesses blogs, com ajuda de meu irmão Jader na parte gráfica lançamos a primeira edição.

De lá para cá a revista cresceu, dezenas de pessoas colaboraram a cada edição e todas são creditadas (mesmo que seus nomes não estejam aqui, estão nas páginas da revista), elas aumentaram nossa força de expansão e credibilidade. A partir da quinta edição buscamos novos públicos apesar de deixarmos Lost como foco principal, seguimos indicação dos leitores sempre com conteúdo próprio e abertos a sugestões.

Na semana passada lançamos a oitava edição, com gosto especial de comemoração de um ano de atividade. Esta publicação traz na capa uma matéria escrita por Victor Darmo com uma teoria muito interessante baseada na cultura Grega com ingredientes especiais como alienígenas e referências ao grande sucesso Indiana Jones, tudo para tentar esclarecer a origem da Ilha. Temos também Grey´s Anatomy, Rome, dicas especiais de mídias de entretenimento com Thiago Lima e seriados menos famosos, mas não menos interessantes como The Lost Room e O Último Templário por Lucas Antonio. Além da entrevista com Leco Leite e uma matéria flashback sobre a grandiosa comédia Chaves por Thiago Bastos.

Quero agradecer a todos que nos acompanham, ao Daniel e seu blog “TV x TV” pela oportunidade de estar me apresentando e principalmente a revista Season. Espero estar sempre aqui com novidades e em breve a nona edição, aguardem. Enquanto isso, baixem, leiam, critiquem, elogiem, participem da comunidade no Orkut, nos ajudem a movimentar ainda mais esse projeto que veio para ser nosso porta voz para o mundo dos seriados de TV.

Grande abraço, namastê."

Clique aqui para baixar a Oitava Edição da Revista Season

domingo, 26 de abril de 2009

Os Melhores da Semana

Com um pequeno atrasao - sorry - estou publicando os melhores dessa semana. Foi difícil fazer, porque não tivemos tantos momentos melhores assim nesta semana, mas vamos lá:

10 - Opash na Gafieira, em Caminho das Índias

9 - Frase de Tenente Wilson: "Yoga? E como tu pretende levitar com este peso todo?", em Força Tarefa

8 - Jack Bauer avô, em 24 Horas

7 - Jornal Nacional com diálogos ao vivo com repórteres

6 - Poder Paralelo, que continua muito bem na Rede Record

5 - A volta de Walter Casagrande Júnior, no Arena Sportv

4 - A Lei e o Crime, com um primeira temporada divina, na Rede Record

3 - Episódio de Força Tarefa

2 - Episódio genial de A Grande Família

1 - Episódio perfeito de Tudo Novo de Novo

E pra você? Eu esqueci de algo importante?

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira