sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Por toda minha a vida: um banho de produção


Não é de hoje que eu quero falar deste tema, mas creio que agora seja o melhor momento para falar deste programa que tem sido um diferencial da Televisão brasileira em 2009. Por toda a minha vida mostra a todos como se produzir um programa de qualidade.

Se formos tentar classificá-lo, já começam as dificuldades, pois não é fácil saber se ele deve ser colocado como um programa jornalístico, linha de shows, entretenimento, uma vez que absolutamente todos os elementos de cada um destes estilos de programas televisivos são vistos em Por toda a minha vida.

A começar pelo excelente trabalho de pesquisa que certamente é realizado por uma equipe séria de jornalistas compromissados com a verdade, afinal o objetivo do programa não é melhorar ou tornar mais dramática a história de vida dos astros brasileiros já mortos, mas mostrar exatamente como foi a vida deles. As histórias contadas revelam que a pesquisa é feita com muito cuidado buscando detalhes que normalmente passariam despercebidos pela maioria.

A forma encontrada para se narrar a história também é muito interessante. Não apenas porque a produção dramatiza boa parte da história, isso também é interessante, mas a grande sacada é a mescla entre dramatização, testemunhos de amigos e narração de Fernanda Lima, essa junção torna o Por toda a minha vida dinâmico e muito interessante de se assistir.

O tom dado a narrativa também é muito importante para que este seja um dos melhores produtos produzidos pela TV brasileira no ano. Como normalmente os artistas brasileiros que morreram jovens estavam sempre envoltos a polêmicas, o Por toda a minha vida poderia muito bem abordar este aspecto o que certamente seria garantia de audiência, mas a opção da direção é de não apelar, antes conseguir audiência pela qualidade técnica e pela capacidade que a história em si tem de emocionar. Mais um ponto positivo.

Fernanda Lima, só pra variar um pouco, segue impecável. Ela encontrou o tom na apresentação de um programa deste estilo e está perfeita em seu papel. Sua voz nunca ultrapassa o ponto, em determinados momentos ela está fria como deve ser e em outros imposta uma emoção perfeita para o momento.

Seria difícil decidir qual foi o melhor dos últimos Por toda a Minha vida exibidos pela Rede Globo. Mamonas Assassinas, Cazuza, Claudinho e, essa semana, Raul Seixas, todos tiveram pontos positivos e beiraram a perfeição técnica. Nós, telespectadores, podemos não conseguir escolher qual o melhor programa entre estes, mas temos a certeza ao assistir Por toda a minha vida qual o motivo da Globo ser a líder disparada de audiência no Brasil. A qualidade de sua produção é infinitamente superior.

2 Quebraram tudo:

Gabriel Borba disse...

Daniel, concordo contigo sobre a produção do Por Toda a Minha Vida, mas tenho que discordar de ti em um ponto: acho que as histórias são, sim, um pouco maquiadas. Não que isto seja ruim, mas que acontece, acontece.
Cazuza, Claudinho e Raul Seixas tiveram suas trajetórias amenizadas em alguns pontos polêmicos, talvez para preservar a qualidade do programa, como tu mesmo disseste.
Mesmo assim, o programa é muito bom, e de alto nível, em todos os sentidos.

Antonio Oviêdo disse...

Comentei no blog q participo (faã uma visitinha www.et7ra.blogspot.com )sobre esse programa no meu post dessa semana... é muito bom mesmo, é emocionante sem ser piegas... gostei do post, parabéns daniel...( e o caso daniel kastro, alguma novidade?rs)

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira