terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A boa impressão de Cinquentinha


Desde Senhora do Destino que Aguinaldo Silva constantemente erra a mão ao escrever seus trabalhos. A novela de maior audiência da década no horário da Rede Globo já era uma tortura de ser assistida, tão popularesca, caricata e esterotipada quanto programas populares tão criticados pelo Brasil afora. Duas Caras novamente apresentou-se como uma aposta popular do autor e acabou virando um samba do criolo doido, dessa vez isso não aconteceu com Cinquentinha.

A minissérie que estreou nesta terça-feira mostra o mesmo Aguinaldo de sempre, que sabe desenvolver diálogos populares não importando se a personagem é podre de tão rica ou se sequer teve educação, o fato é que Aguinaldo cria personagens prontos a explodir em confusões e com palavreados mais próximos da realidade humana.

Cinquentinha nos apresentou as três protagonistas de Suzana Vieira, Marília Gabriela e Beth Lago muito bem. São três estereótipos muito bem definidos de mulheres da meia idade e com dificuldade de encarar o futuro, se fincando - cada uma a seu modo - no passado. Todos os estereótipos estão ali: a perua rica, a posuda falida, a maluca que se acha moderna. Outros personagens também são completamente esterotipados e clichês.

Isso é ruim? Não necessariamente. Toda obra cai no estereótipo, é impossível se fugir deles em pleno século XXI. O que diferencia um programa de qualidade dos outros é justamente saber conduzir tantos modelos de pessoas. E o primeiro episódio da minissérie fez isso muito bem. As protagonistas todas são vazias até a hora da morte, mas tem problemas profundos e certamente questionamentos ainda mais profundos que faz com que muitas se identifiquem com elas.

A ousadia do primeiro episódio mostrando várias cenas quentes, como Suzana Vieira pegando seu motorista num motel xexelento (como diria Sílvia, também de criação de Aguinaldo), ou então a personagem de Marília Gabriela, esta sim, ousada por demais, que apenas em um episódio já esteve com um aspirante a modelo menor de idade e nesta cena deu pra notar que o rapaz realmente estava nu e depois, ela ainda teve uma relação homossexual, não mostrada no ar, mas vimos a mostra parte de seus seios.

Este tipo de ousadia é permitido graças ao horário e, aparentemente, Aguinaldo Silva vai saber lidar com isso sem apelar, sem colocar sexo por sexo como foco principal apenas para obter audiência. E esta atitude por si só já é louvável.

As atuações também estão todas no ponto, mesmo assim, duas atrizes se destacam, Beth Lago, como sempre esbanjando talento e interpretando apenas com o olhar e com uma - sim uma - sobrancelha. E Ângela Vieira que em duas cenas roubou a cena com sua personagem lésbica, ela soube dar um toque único de interpretação, fugindo completamente do clichê.

Enfim, Cinquentinha estreou sem badalação, aliás isso é característico nos trabalhos do autor, mas com uma pegada tão forte que parece deixar a impressão que vem aí outro sucesso de Aguinaldo Silva, é esperar pra conferir. Potencial parece ter, pelo menos no primeiro episódio, Cinquentinha está ano-luz a frente dos últimos dois trabalhos do autor.

****************************

As votações para o 1º Troféu TVxTV estão encerradas. Amanhã divulgaremos o resultado no blog e quem é o vencedor dos DVD's.

4 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

eu adorei Cinquentinha, ñ vou perder um capítulo

Danilo disse...

Eu achei muito diferente do que o Aguinaldo já fez, acho que pelo fato de ser minissérie ele pode ousar um pouco mais, além de ser mais moderna.
Também achei a Beth e a Angela Vieira ótimas. E espero mais cenas da Maria Padilha, que acho que vai causaaar.
Acho que Cinquentinha tem tudo pra bombar, afinal são só 8 capítulos, então tem que ser tudo muito rápido.
Ah, e a Suzana Vieira ta muito podre, tanto a personagem quanto em atuação

--
Você podia fazer uma lista das 10 melhores atrizes da nova geração. Dica.

kBrunno disse...

Eu gostei, sério. Suzana Vieira até está bem, tem personagens dela que são um porre.. Beth Lago está divina, Angela Vieira também, mas Marilia Gabriela merece destaque. Mas aquele Fabrício Santiago (Malhação) só sabe fazer papel de favelado? Ah sim, e aquele Gabriel outro porrezinho!

Unknown disse...

Realmente essa minissérie está impecável.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira