sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Avatar é bom. E apenas isso


Assisti nesta sexta-feira ao filme mais aguardado do ano e um dos mais aguardados dos últimos anos no mundo do Cinema. De James Cameron - criador de Titanic e O Exterminador do Futuro 2 - Avatar causou quase uma comoção entre os fãs de Cinema no mundo todo devido a todo o sigilo e a mega produção que envolvia o longa.

Como tudo que leva a assinatura de James Cameron, o que se viu nas telonas foi uma produção detalhada que, desde a primeira cena é possível notar que há um preparo e uma preocupação com cada pequeno detalhe, seja da cena em si, ou da própria produção cheia de efeitos especiais.

Quem esteve no Cinema teve a mesma sensação. Avatar tem a melhor produção visual da História do Cinema e isso não cabe sequer discussão. Planejada para ser exibida em 3D a qualidade das cenas é tamanha como nunca se viu antes, de fato o espectador tem a impressão de estar participando do filme como um personagem. A legenda, inclusive, foi tão bem pensada que não cansa a vista do telespectador e em nenhum momento incomoda, seja nas cenas tranqüilas ou nas cenas de ação que exigem agilidade e muitos efeitos especiais.

Os efeitos, inclusive, são o grande trunfo da obra. Cameron não economizou - literalmente, o filme teve orçamento recorde - para produzir uma história com efeitos especiais impossível de se imaginar. Na verdade, alguns desses efeitos são difíceis de acreditar mesmo para quem está dentro do cinema assistindo ao filme.

Para quem gosta de efeitos especiais de ficção científica e de imagem em 3D o filme é espetacular, mas quando alguém vai ao Cinema ou mesmo vê em casa, precisa de uma junção de várias coisas para considerar um filme espetacular e, algumas dessas coisas faltam a Avatar.

O roteiro do filme é interessante, mas repete inúmeras histórias já contadas anteriormente, além de todos - sem exceção - os personagens serem clichês e muito previsíveis, o que em determinados momentos irrita um pouco. A história é muito bem conduzida e percebe-se o traço de Cameron nos diálogos, sempre ágeis e cheios de significados, mas não foi desta vez que o cineasta conseguiu escrever um roteiro espetacular.

Outra observação - não chega a ser um problema - é o elenco. Cameron apostou em alguns rostos não muito conhecidos e ninguém consagrado e, ao que parece, a aposta não foi certeira como em Titanic. O elenco de Avatar é apenas razoável e nada além disso e, em algumas cenas, principalmente nas com diálogos mais profundos que exigiam sentimento, os atores ficaram devendo um pouco.

Enfim, Avatar vai sim ficar na História do Cinema como o mais inovador dos filmes até o ano de 2009, como a grande aposta em efeitos especiais e uma produção brilhante em 3D, mas não entra para a galeria dos grandes e clássicos filmes da História do Cinema. Numa análise geral, o filme não é nem o melhor do ano, perde para Bastardos Inglórios. Avatar é bom, nada mais do que isso. Bom.

1 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

ha então nem vou mais assistir tb.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira