segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Acabou Viver a Vida


Depois de muito tempo sem falar uma palavra de Viver a Vida, a novela do horário nobre da Rede Globo, decidi que o tempo oportuno. Nesse período a novela continuou em baixa na audiência e, já tendo ultrapassado 70 capítulos não conseguiu chegar ao patamar dos 40 pontos, o que é motivo de preocupação, pois certamente sua média final será muito afetada (aliás, Viver a Vida está a frente somente de Caminho das Índias em toda a década, e ainda assim com uma diferença menor que um ponto e já está a quase 2 pontos atrás de A Favorita.).

A novela não tem audiência por uma série de fatores, alguns deles inclusive externos, como a concorrência que vem crescendo. O SBT com Sobrenatural e a Record com A Fazenda tem conseguido roubar alguns pontos da novela global, mas nada de surpreendente, pois a soma das duas emissoras não dá tão mais do que em anos anteriores.

O grande problema de Viver a Vida é Viver a Vida. Foram mais de 70 capítulos e a novela não disse a que veio, aliás, disse, ela veio para ser lembrada certamente como a pior novela de Manoel Carlos conseguindo a proeza de ser ainda pior que Páginas da Vida.

Uma trama arrastada - marca registrada de Maneco nos últimos tempos - cheia de didatismos desnecessários, alguém ainda aguenta o Miguel explicando tecnicamente o que é a tetraplegia? Ele já fez isso em todos os núcleos, logo ele vai aos programas da emissora falar sobre o tema. Além disso tudo, ocorre que a trama em si inexiste, simplesmente inexiste. Qual a história da novela, alguém sabe?

A mocinha Helena já foi auto-confiante, nariz empinado, chata, mesquinha, apaixonada, sem auto-estima, chorona, amiga e com tantas facetas de personalidade a única conclusão a que se pode chegar é que ela na verdade é esquizofrênica. A protagonista anda e passeia pelos núcleos como uma barata tonta que não tem história alguma para contar.

Giovana Antonelli que desde antes da estreia era tida como a grande vilã da década e que Maneco iria surpreender o país com essa personagem, ainda não disse a que veio. Coitada, ela não passa de um objeto de enfeite para a novela sem ter história alguma. E pior, de vilã, a moça não tem nada, ao contrário, ela é muito mais mocinha que a própria protagonista.

Todos os núcleos de Viver a Vida são chatos e modorrentos. Não há uma única história capaz de prender o telespectador. A história da Luciana? Nem tanto assim, o excessivo didatismo e o dramalhão mexicano que o diretor tem feito das cenas atrapalha muito o desenrolar da história e faz com que o telespectador enjoe rápido, como já aconteceu.

A novela - assim como todas as novelas ruins - tem alguns personagens interessantes. Neste caso, o melhor deles é vivido por Barbara Paz. Renata é a única pessoa de toda a novela com uma história interessante, que realmente vale a pena acompanhar, a interpretação de Bárbara está impecável, inclusive, a melhor da novela.

Manoel Carlos e seus defensores xiitas não cansam de dizer que seu estilo é de narrar com calma os fatos do cotidiano, que ele é o autor que mais se aproxima da realidade. Isso é um engano, Viver a Vida é cheia de cenas irreais (a cena em que Helena pede perdão a Thereza é uma prova disso, eu tinha a impressão que Thalía apareceria em cena dançando Maria do Bairro) e mesmo assim, Maneco se esquece de algo, novela é teledramaturgia, dramaturgia implica drama, histórias com fundos dramáticos e Viver a Vida não tem nem nunca teve isso.

Por isso o título deste artigo é sugestivo, de fato, 70 capítulos depois, dá pra dizer que Viver a Vida acabou, porque se em 1/3 da trama a novela não engrenou e não chamou a atenção, podemos desistir e esperar a próxima, porque dali não vai sair nada. Nada mesmo.

Este artigo também estará disponível no site Famosidades. O melhor site sobre o mundo dos famosos

11 Quebraram tudo:

Gabriel Borba disse...

A novela não é de todo ruim, pelo menos dá pra fazer boas críticas.

Gisele disse...

Concordo. Achei a crítima muito coesa. Afinal, lendo o resumo da novela ou assistindo dá na mesma.. vc tem a impressão de que na semana passada aconteceu a mesma coisa!

confesso aqui entre nós que.. eu tô trocando a novela por SUPERNATURAL... do SBT!!!!! Nossa.. nem acredito que admiti isso.. mas... se a novela tá um trem fantasma.. então é melhor ficar com quem entende do assunto né?

Valeu!! T+

Mara Ribeiro disse...

Gostei muito da crítica! Li no Famosidades e vim aqui para deixar meu recado.

É uma novela insossa, entediante.

Estes dias estava pensando "onde está o núcleo pobre desta novela"? Aquele em que geralmente tem um personagem engraçado... nada.

Anônimo disse...

ontem (domingo) no meu blog eu coloquei que a Dora é mais mocinha que Helena.
Coincidência...
Mas a novela não é tão chata assim

Anônimo disse...

Se o Leblon está retratado fielmente na novela, prefiro morar no Tibet.

Anônimo disse...

-LADO BOM DA VIDA...esta é a novela do Maneco...
-Novela do Maneco... este é o LADO BOM DA VIDA !!!
Chega de tanta mazela...

Jhon william disse...

Meu Deus, tenho que lhe falar...
este blog é o melhor que já vi...
eu amo a Taís Araujo, Aline Morais, Giovanna A,(talvez por isso não falei mal da novela ainda)
e os demais atores...
acho que as atrizes são PERFEITAS, porém o autor é péssimo...
nota-se isso por Paginas da Vida...
Eu esperava muito de viver a vida
e só lamento muito por Taís Araujo não ter decolado, sou extremamente fã dela.

tb costumo postar muito sobre, tv filmes etc...
só lamento não ter um Gadget, de SEGUIDOR, gostaria de acompanhar o blog...

Brunno disse...

Eu ainda assisto, mas pode até se dizer que é pra falar mal depois. Eu gosto da Giovanna da novela, ela e a pequeninha lá é a unica coisa que me dá um animo para ver, mas para terem UMA CENA de menos de 5 minutos por capitulo vira um porre.. Se o texto fosse melhor Mateus Solano se sairia incrivel, mas ainda assim Barbara paz merece os holofotes.
Ótima critica =)

Anônimo disse...

concordo q a Helena seja chata, mas a novela tem personagens q estar arrazando em sua interpretação a exemplo disso, e a Lilia Cabral e Aline Morais. Um dos erro do famoso "Maneco" foi o beijo entre Luciana e Bruno q de acordo com os comentários são irmãos, a relação dela( Luciana) e os Gêmeos estavam ótima, ai aparece o Bruno do nada sem historia,sem quimica dá um beijo, e no final revela que os dois são irmão, completamente sem noção nota zero!!!

Unknown disse...

Horrivel o cena e o texto entre o Rodriogo Hilbert e Thiago Lacerda:
-Pois é uma vez eu tive um acidente.
-Onde "brother"?
- Nas motanhas do Himalaia.


Rsrsrsrsr

MUito ruim essa novela.

LOG DA PAMELAA disse...

essa novela é mt boa pq passa com as pessoas vivem no seu dia-a-dia como se fosse verdade
por isso eu amei e não gostei que acabou

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira