sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A irregularidade do SBT


Desde que Sílvio Santos "abandonou" a direção do SBT e entregou este trabalho para sua filha Daniela Beyrute, o que tem se visto na programação da emissora é um salto de qualidade em todos os quesitos, sem exceção.

2009 tem sido um ano em que o SBT é a emissora quem mais deve comemorar. Segundo dados do PNE, a emissora de Sílvio Santos é vice-líder de audiência no Brasil todo, mesmo ainda estando em 3º lugar nas duas principais praças que é São Paulo e Rio de Janeiro, e mesmo nessas duas, a diferença entre SBT e Record cai a cada semana, diferença que já chegou a 4 pontos, não passa de 1 e até menos.

Daniela Beyrute investiu bastante na programação da emissora com contratações de peso como Eliana e Roberto Justus. Eliana mais do que dobrou a audiência do SBT em seu horário, é vice-líder absoluta e continua brigando com Faustão pela liderança em seu horário, o que prova a força que o SBT ainda tem.

Mas um problema ainda persiste. Durante a semana, no horário nobre, o SBT tem a maior irregularidade entre as emissoras do Brasil. É um sobe e desce nos números do ibope que chega a assustar o telespectador e devia, ao menos, preocupar os diretores da Casa. Para se ter uma idéia, até as 19:30, a emissora sempre gira entre 4 a 6 pontos, assim que começa o SBT Brasil, a audiência despenca para a casa dos 3 pontos.

Com a 1ª Linha de Shows, as 20:15, a audiência se recupera e sobe para médias entre 7 a 9 pontos, com picos de até 12. Imagine você, uma emissora em menos de uma hora pular de 3 pontos para 12! No horário das Séries, às 21:00 horas a audiência se mantém estável, em torno de 9 pontos e assim fica também às 22:00 com Pegadinhas Picantes, porém, quando começa Vende-se um Véu de Noiva, após Pegadinhas, a audiência volta a despencar, chegando a 3, 4 pontos.

Essa irregularidade é o que mantém o SBT em terceiro lugar ainda na principal praça que é São Paulo. Uma emissora não pode variar entre 3 e 10 pontos em tão curto espaço de tempo. No momento essa deve ser a maior preocupação do SBT e seus diretores, talvez seja o momento de um pequeno ajuste na grade.

3 Quebraram tudo:

Moderador disse...

Eu acho que a mudança de horários na faixa nobre, principalmente no que se diz respeito ao horário de novelas, só deveria ser feito quando acabar Véu de Noiva e estrear Uma Rosa com Amor. É sinal de respeito com o público da atual novela e isso conta pontos com o telespectador ;)

Unknown disse...

Gostaria de saber onde podemos ver os pontos de audiência que as emissoras alcançam...
é um site que mostra??
sempre tive curiosidade.
obrigado!

@tvxtv disse...

ehehehe Rodriguinho, isso depende da pessoa. Cada um tem suas fontes, ne :D

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira