quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ídolos não pegou


Já acabou a fase de audição de Ídolos e eu confesso que nem percebi. Não foi uma nem duas vezes que eu simplesmente esqueci do programa da Record e olha que sempre fui fã desse estilo de programa, desde os tempos do excelente Popstar no SBT. Também fiquei apreensivo quando o programa mudou do SBT para a Record, mas aprovei a edição passada.

A média de audiência do programa gira sempre em torno de 10 e 11 pontos, sem grandes picos e sem grandes quedas de audiência. Fiquei me perguntando o motivo de um formato tão vencedor ao redor do mundo não emplacar no Brasil. American Idol é o programa mais assistido na TV americana quando está no ar e em todo o ano perde apenas para as finais de baseball, diferença né?

Então, qual o problema com Ídolos? Na 1ª temporada, ainda pelo SBT, o programa quase emplacou, chegou a médias excelentes de 16 pontos, o que para o SBT era motivo de se comemorar, mas já na 2ª temporada não houve fôlego e a audiência ficou no mesmo patamar que se encontra hoje.

A resposta é muito simples. Você se lembra de Leandro? Deixa eu refrescar sua memória, ele tem o cabelo todo vermelho. Ainda não? Mais uma dica: ele é conhecido como Leandro Pica-Pau. Lembrou? Não? Pois é, esse cara foi o vencedor do Ídolos 1, derrotando Lucas (que por mais que eu tente, é impossível lembrar o sobrenome).

Pela Record, alguém lembra quem venceu o programa o ano passado? E aos que lembram eu pergunto se estão ouvindo algum sucesso do vencedor ou se ele emplacou algum sucesso no país todo? Não, né. Essa é a diferença. Enquanto nos EUA American Idol realmente forma novos Ídolos como a exuberante Kelly Klarkson que depois do programa ficou mundialmente conhecida e ainda hoje, anos depois de ter estado no programa, continua no auge da carreira, no Brasil vemos vencedores que já são esquecidos no dia seguinte.

A exceção ao formato foi Popstars feminino que formou o grupo Rouge que conseguiu uma fama assombrosa, mas pouco duradoura. Enfim, enquanto a Record - atual detentora dos direitos do programa - pensar em Ídolos apenas como um programa de entretenimento, não vai adiantar, não teremos novos ídolos nunquinha.

****************************

Eu preciso falar. O que foi a interpretação da Paloma Duarte no capítulo desta quinta em Poder Paralelo? Podem discordar o quanto quiser, podem dizer que Christiane Torlone foi brilhante em Caminho das Índias, ou a Cássia Kiss que foi sensacional em Paraíso, mas pra mim, a melhor atuação feminina no ano e, disparada, foi de Paloma Duarte que nos presenteia com sua Fernanda Lyra. Palmas pra ela - e de pé.

Quero também fazer uma observação para a excelente atuação da dupla Patrícia França e Guilherme Boury, muito bem nos papéis de Nina e Pedro, também em Poder Paralelo.

11 Quebraram tudo:

Paulo Montanaro disse...

Concordo plenamente com a observação...

Mesmo o Fama, da Globo, que deveria ter naturalmente mais audiência sempre foi um primo bem pobre da programação. Mesmo que alguns vencedores ainda estejam por aí, como o Hugo (com a dupla Hugo e Thiago) ou a primeira vencedora, que usou o Jackson como sobrenome mas esqueci o primeiro nome... hehehe

Mas acho que é isso mesmo. Falta um plano, um projeto maior para o vencedor. Não é só gravar um disco, porque ninguém mais compra esse tipo de produto. Quem sabe algo na internet...

Há braços
Paulo

@tvxtv disse...

Acho que você se refere a Janet Jackson, ne?

Não sei se algo voltado para a internet seria suficiente. O ideal seria algo organizado, como fizeram com o Rouge que já tinha shows agendado antes do grupo estar formado.

Jay disse...

Mas aí é querer enfiar guela abaixo os vencedores... os caras não 'emplacam' porque não são bons. Tanto que o melhor cara do 2º Idolos, que não ganhou, conseguiu virar vocalista do Soweto, que eu não sei que fim levou, mas é um grupo renomado há anos no Brasil né (apesar de eu não gostar de pagode rs)... mas ganha um monte de porcaria, que lançam uns cdzinhos fuleros depois, querem o que? No American Idol e outros volta e meia aparece umas criaturas excelentes, Kelly Clarkson, David Cook, o Daughtry pra citar alguns, (sem falar o Kurt Nielsen que é absolutamente genial, venceu um World Idol aí) e que às vezes nem ganham também, mas é covardia querer comparar com o Ídolos.

Thiago disse...

- A vencedora do 1º FAMA foi a Vanessa Jackson!
- O Thiaguinho q virou vocalista do EXALTASAMBA, participou do FAMA e até onde sei, o grupo faz sucesso no seu "nincho".


A grande pergunta q me faço desde o Ídolos no SBT é: pq a própria emissora não faz o merchan do vencedor? Tipo lavagem cerebral mesmo, até todos estarem saturados... Lembra q o Rouge estava em todos os programas do SBT, tinha clipes perfeitos e o cd era lançado no último episódio, ou seja, no auge da fama, não dava tempo de esquecer!

Por Exemplo: O Vencedor de Ídolos do ano passado iria ser o vocalista da musica de abertura de "Promessas de Amor" até foi veinculado, depois o Marco Camargo decidiu trocar ele pelo Cremona q nem no Top 3 ficou! qm entende!?

@tvxtv disse...

Thiago você quer comparar o "Thiaguinho" com uma Kelly Klarkson? Veja bem a repercussão de ambos. O fato é que Idol faz sucesso no mundo inteiro, menos no Brasil.

Thiago disse...

Em nenhum momento quis comparar! Até pq estão em galáxias diferentes! Só quis consertar oq o amigo de cima havia falado!


Nos EUA vc assiste tentando descobrir a próxima estrela q venderá milhões de discos e tal... No Brasil eu mesmo vejo sabendo q não vai dar em nada!

=S

Jay disse...

Ah, e não tem nada pra consertar não.. o Davi, do 2º Idolos, que virou vocalista do Soweto mesmo... esse do exaltasamba eu nem sabia rs...

Unknown disse...

Detesto a interpretação de patrícia frança e guilherme Boury em poder paralelo...
Eles não tem química e os personagens são ridículos ..
Paloma Duarte é uma ótima atriz mas não chega a ter a melhor atuação feminina do ano...por favor né..sem exageros! 10.000 vezes Cássia kiss.
Enquanto aos programas que revelam novos cantores, eu ainda tenho esperança que a globo bole um novo formato de programa, diferente do FAMA, para fazer sucesso e lançar um verdadeiro ídolo, pois he a única emissora que tem essa capacidade no momento.

Anônimo disse...

Discordo sobre o Rouge durar pouco... foi o grupo formado pelo programa Popstars que mais durou no mundo. Mas querendo ou nao este tipo de grupo sempre tem uma duraçao menor que de outros generos.
A diferença com o Idolos está no ivestimento em divulgação e no tempo para lançar o CD.
Rouge e Broz eram apresentados na final no sabado, no domingo estavam no Gugu e na segunda o CD ja estava a venda. Sem contar que a divulgãçao em cima deles era pesada.
Vale lembrar que a audiencia de Popstars nao era das maiores girava em torno de 15 pontos.

Unknown disse...

O Fama revelou a Roberta Sá, que não ficou bem colocada no programa mas hoje está aí super bem sucedida! Além dela, tem o João Sabiá que faz sucesso no circuito Lapa e a Marina Elaly, que está sempre nas trilhas sonoras da Globo.

Unknown disse...

Fico me perguntando o por quê que a Record coloca o Ídolos para passar quase meia noite, quem assistirá??? Enquanto o American Idol e o X-Factor do Reino Unido (lançou Leona Lewis da trilha sonora de Avatar), passam no horário nobre de seus países. Parece que se não tiver uma bunda aparecendo no Brasil o programa não vai fazer sucesso!!!??? Uma grande tristeza para nosso país

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira