domingo, 11 de outubro de 2009

Fernanda Montenegro - A Maior de Todas

Não é todos os dias que uma atriz do porte de Fernanda Montenegro comemora uma data tão especial, afinal são 80 anos e, a maioria deles, dedicados a arte da interpretação, e interpretação da melhor qualidade.

Sempre fui fã da atriz, desde o meu tempo de criança em que via TV e nem entendia muito de técnica de interpretação, mas mesmo assim, algo me chamava a atenção pelo fascínio que Fernanda Montenegro sempre exerceu diante das câmeras.

Uma atriz que começou no teatro e demorou - e muito - para ser picada pelo bixinho chamado "TV", mesmo assim, sempre disse ser fascinada muito mais pelo teatro do que pela TV. Isso não quer dizer que ela fez poucas novelas, ao contrário, tem um currículo também invejável nas telenovelas, como em Guerra dos Sexos, Cambalacho e Riacho Doce.

Nem sempre Fernanda Montenegro teve o principal papel nas obras em que trabalhou, mas invariavelmente, após o término, ela era sempre a protagonista, afinal a facilidade que a atriz tem para roubar a cena é impressionante.

Para quem é mais novo e não se lembra da atriz que esteve impressionante em Guerra dos Sexos - novela de humor, espetacular - houve pelo menos duas interpretações em telenovelas nos últimos anos que chamou a atenção. Em Zazá, o tom de humor e dramaticidade vividos pela atriz foram sempre muito bons, acima da média para uma novela como aquela.

Mas, principalmente em Belíssima, Fernanda Montenegro mostrou todo seu talento na pele da pérfida vilã Bia Falcão, que para muitos é a pior vilã de todos os tempos.

E ainda tem o cinema, ah, o cinema. O que dizer da única atriz brasileira já indicada a um Oscar? Não, e ela não foi indicada em categorias mais baixas, ela foi indicada entre as tops mesmo. No filme, Fernanda Montenegro deu um show de interpretação e foi indicada a todos os principais prêmios de atuação ao redor do mundo - Oscar, Globo de Ouro, Associação dos Críticos Americanos e o Prêmio de Berlim - venceu dois, o da Associação dos Críticos e o de Berlim, o que já é um feito.

Enfim, Fernanda Montenegro completou 80 anos, mas quem é presenteado somos nós, telespectadores, por ter em nosso país uma atriz de primeira grandeza que, se fosse americana, já teria levado para casa diversos Oscars. Alguém duvida?

Confira abaixo, um banho de atuação de Fernanda Montenegro na pele de Bia Falcão:

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira