terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Favorita - o retorno


Tá, pode ser exagero esse título. Mas ele é fundamental para que haja compreensão sobre o que quero falar. Estreou a nova novela das 18h da Rede Globo, "Cama de Gato". E a impressão que se ficou foi de que está no ar a melhor novela do horário em muito tempo.

Desde a primeira cena da novela tudo que se viu foram inúmeros elementos que lembram a melhor novela brasileira de todos os tempos (pelo menos para mim), "A Favorita". Eu sinceramente achei que levaria anos até que alguém ousasse novamente e seguisse o caminho de João Emanuel Carneiro para produzir um thriller com a qualidade que foi a antecessora de "Caminho das Índias".

Mas, não. Menos de um ano após o fim da saga de Flora e Donatella, em pleno horário das seis, temos uma história cujos elementos são próximos. Quem acompanhou "A Favorita" e está assistindo "Cama de Gato", já notou, afinal, o mesmo climinha de suspense que páira pelos capítulos, inclusive com músicas que remetem à tensão não apenas para os personagens, mas também para o telespectador.

Além disso, a fotografia é muito parecida, uma imagem muito mais escura do que estamos acostumados às produções nacionais de telenovela. E isso é muito necessário para que a história possa seguir o rumo e o clima pretendido pelas duas autoras seja alcançado.

E os diálogos? Todos lembram bastante o estilo de "A Favorita", sem rodeios, sem frases apenas para ocupar espaço e tempo do capítulo. Ali, tudo faz sentido, todas as frases tem um porquê e, principalmente no núcleo principal, tudo tem um novelo que pode se desenrolar.

Os núcleo paralelos me parecem, em início, até mais interessante dos que tínhamos em "A Favorita". Certamente porque no horário das seis é mais fácil criar cenas cômicas e personagens engraçados que chamem a atenção.

Mas o que prendeu mesmo a atenção nessa comparação foram os protagonistas. Marcos Palmeiras na pele de Gustavo é praticamente uma Donatella de calças. Ela foi acusada de um crime em que era inocente; ele também. Ambos por armação de outros. Ela foi dada como morta; ele também. Ela teve de provar sua inocência; ele também terá. Ela teve Zé Bob como amor e anjo da guarda; ele tem a personagem de Camila Pitanga.

Esta, que aliás, também empresta a sua protagonista elementos que Cláudia Raia doou a Donatella. Principalmente a fibra e falta de medo de enfrentar pessoas más.
A vilã Verônica, vivida por Paola Oliveira é tão pérfida quanto Flora foi. Porém, pelo horário, é uma versão light da personagem terrível. Mesmo assim, acredito que ela irá realizar algumas maldades para chocar todos os telespectadores. É o que parece, ao menos.

Até aqui nenhuma atuação vem comprometendo a excelente história criada pela dupla que já havia escrito o remake de "O Profeta". "Cama de Gato" vai bem em tudo, inclusive no Ibope, com a melhor primeira semana em muito tempo. Sob a supervisão do próprio João Emanuel Carneiro, o que se vê, na verdade, é uma outra história, mas muito, muito próxima de "A Favorita". E isso é o maior elogio que uma novela poderia receber.

*Este texto também está disponínvel no site Famosidades. Clique aqui e confira tudo do mundo dos famosos.

5 Quebraram tudo:

Ivete disse...

Realmente, Cama de Gato promete ser uma ótima novela. Espero sinceramente que não venha aquelas fases insuportáveis de "encher linguiça". Se continuar da forma que vai até agora, sempre com ação e cenas bem feitas, há de se manter em alta. Os atores não poderiam ter sido melhor escolhidos.Todos, até agora, fantásticos!

Unknown disse...

Realmente a novela está ótima...concordo com todas as comparações feitas e também acho isso muito bom. Uma nova forma de fazer novela se inicia para alguns autores, pois os que não ousam perdem espaço.
Esse é o meu blog favorito!!hehe...

tommy disse...

Sim, a novela esta muito boa mesmo. Estou adorando. Está no ritmo certo.

Anônimo disse...

HORRÍVEL

Anônimo disse...

a novela é boa, mas a comparação nada haver!provavelmente ela vai melhorar, marcos e camila são bons atores. a favorita foi uma novela diferente merece todo elogio, foi do inferno ao ceu no ibope.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira