sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Salve Geral é o filme nacional pré indicado ao Oscar


O Ministério da Cultura surpreendeu ao divulgar nesta sexta-feira (18) o nome do filme brasileiro pré-indicado ao Oscar para tentar concorrer na categoria Melhor Filme de Língua Estrangeira. O filme Salve Geral, de Sérgio Resende surpreendeu ao desbancar os favoritos e ser o escolhido do país.

De acordo com o Ministério da Cultura, o filme tem uma qualidade inovadora, com cenas fortes e muito bem marcadas, além de excelentes interpretações, o que pode motivar uma vitória durante o longo processo de seleção até chegar aos 05 finalistas indicados pela academia.

Concorriam nesta sexta-feira 10 filmes nacionais na tentativa de serem os indicados ao processo de seleção internacional do Oscar. O Blog, na época em que o Ministério da Cultura divulgou a lista dos 10 filmes, fez uma crítica dando sua opinião sobre os favoritos e você pode ler Aqui.

Salve Geral desbancou os favoritos de boa parte da crítica que eram Besouro e Budapeste e também desbancou o meu favorito, "Feliz Natal" que tinha Selton Melo na estreia como diretor.

O filme escolhido é baseado em fatos reais e narra a história dos incidentes ocorridos em todo o Estado de São Paulo orquestrados pelo PCC - Primeiro Comando da Capital - que na época provocou inúmeros atos considerados terroristas dentro e fora das prisões, matando policiais, famílias de policiais, além de uma série de atentados contra autoridades do Estado.

Salve Geral ainda não estreou no circuito nacional, para poder concorrer a pré-seleção brasileira, o filme estreia nesta sexta-feira apenas na cidade de Taubaté e tem estreia prevista para todo o Brasil no dia 12 de Outubro. Tem no elenco Andréa Beltrão, uma das maiores atrizes da atual geração brasileira. A indicação do Ministério da Cultura deve ajudar na divulgação do filme e isso deverá levar mais gente às salas de cinema para assistir.

confesso que estou um pouco frustrado porque esperava ver Feliz Natal no Oscar, mas não posso fazer uma crítica mais efetiva sem ter assistido Salve Geral. De qualquer forma, acho difícil que o filme tenha alguma chance de chegar de fato entre os 05 finalistas do Oscar.

Confira uma curta sinopse do filme: Lúcia (Andréia Beltrão) é uma viúva de classe média que sonha em tirar o filho Rafael (Lee Thalor), de 18 anos, da prisão. Em suas frequentes visitas à penitenciária ela conhece Ruiva (Denise Weinberg), advogada do Professor (Bruno Perillo), líder do Comando. As duas ficam amigas e logo Lúcia é usada em missões ligadas à organização criminosa. Precisando do dinheiro, ela aceita realizar as tarefas. Paralelamente o Comando passa por uma luta interna pelo poder, ampliada pelo confronto dos prisioneiros com o sistema carcerário. Quando o governo decide transferir, de uma só vez, centenas de presos para penitenciárias de segurança máxima no interior do estado, o Comando envia a ordem para que seus integrantes realizem uma série de ataques em pleno Dia das Mães, deixando a cidade de São Paulo sitiada.

1 Quebraram tudo:

marco disse...

vou falar de uma outra coisa...serra veio a bahia e disse que as mulheres são melhores que os homens, ouvindo isto, qual o motivo que me levaria a votar nele? como as mulhures são melhores vou votar em dilma ou em marina, pq vou votar no que não é o melhor?. ou foi burrice??? tentar agradar tem seus custos, falar demais também...

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira