quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Resultado da Enquete


O resultado da enquete: "O SBT acertou ao colocar séries americana em horário nobre?" foi o seguinte:

Sim: 39%
Depende da série: 31%
Não: 20%
Não sei, é uma opção: 9%

Eu votei em depende da série e realmente acredito nisso, mas muito mais do que isso, existem dois pontos fundamentais nessa discussão. O primeiro é que o telespectador brasileiro é reconhecidamente fã do formato que os EUA adotou para séries, vide Lost, 24 Horas, Prison Break na globo, House, CSI na Record, Smallville, Cold Case no próprio SBT.

Portanto pode sim ser um acerto dar essa opção diferente de dramaturgia para o telespectador do horário que, nas duas principais concorrentes estão obrigados a assistir novelas, por isso acredito que dependendo da série é possível sim que a emissora tenha acertado. Um exemplo disso é a exibição de Harper's Island, que parece ser um acerto e a audiência tem reagido bem.

Porém, há o contraponto, que neste caso é simples: uma emissora brasileira deveria apoiar os brasileiros e, para tal, produzir seus próprios programas, inclusive no quesito dramaturgia, pois além de tratar da realidade nacional, daria a chance de empregar muitos profissionais da área.

Acho que seria interessante ao SBT produzir ao menos uma série nacional como teste em 2010 para sentir a reação do público junto a um produto deste estilo e nacional. Você acha que uma série nos moldes das séries de sucesso americano funcionaria no Brasil?

*******************

Vou esperar até meados da semana que vem para fazer um novo post mais enfático sobre Viver a Vida, mas já posso adiantar que a novela é pior do que eu pensava. Maneco errou a mão e todo capítulo o que vemos é uma sucessão infeliz de clichês tão previsíveis que algumas cenas parecem ser inspiradas em Malhação.

3 Quebraram tudo:

Kadu disse...

Sendo bem feito, dá certo sim. A Globo que o diga!

marco disse...

Ainda falta alguns ajustes na qualidade da serie brasileira, mas seria interessante começar andar com nossas proprias penas, fazendo serie de qualidade e de preferência fugir um pouco do trecho rio-sao paulo, lembro-me de algumas series na bandeirante dos anos 80 que eram muito boas, a globo as vezes esquece que é uma serie e produz uma mini-novela, o modelo americano é pratico e objetivo, sem muitas delongas antes de ficar chato termina.

Anônimo disse...

que papo e esse wilis

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira