sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Por que a Record é vice líder


Fiquei me perguntando durante boa parte da semana sobre qual o real motivo de mesmo cum uma grade bagunçada, mudanças constantes e programas de qualidade duvidosa, ainda assim a Record mantém o segundo lugar de audiência no país. A resposta para isso sugere alguns pontos interessantes sobre o telespectador brasileiro.

Creio que o mais óbvio se dá pelo fato de que a emissora da Barra Funda apostou alto nos últimos anos quando montou seu projeto ousado para chegar a liderança de audiência. O investimento da Record nos últimos anos não é algo que se deva ignorar, foram inúmeras contratações de peso em várias áreas, tanto na dramaturgia quanto no jornalismo, além de profissionais que não trabalham na frente das câmeras, mas que são experientes. Isso tudo fez a Record produzir programas de qualidade e que chamaram a atenção do público.

Outro ponto é que a emissora soube levar para si programas e modelos de programação de sucesso das concorrentes. No início isso não pareceu cópia, mesmo que os críticos insistissem em chamar assim. O modelo da Rede Globo em produzir novelas, a revista eletrônica aos domingos, formato de jornalismo, tudo que os profissionais haviam aprendido em outras emissoras estavam pondo em prática na Record e deu certo.

Com este salto de qualidade acompanhada da queda brusca de qualidade do SBT, a Record não teve dificuldades para se tornar vice-líder de audiência e, em alguns momentos apenas, chegou a incomodar a Globo e fazer parecer que seria possível uma disputa próxima com a emissora dos Marinho.

Hoje, sabemos que isso é impossível. Na ânsia por diminuir a enorme diferente entre ela e a Globo, a rede de Edir Macedo se perdeu. Começou a apostar em programas de audiência fácil, sensacionalistas e acabou por afastar o público. Esse tipo de programa só tem audiência grande durante alguma tragédia de repercussão nacional, fora isso, o resultado é pífio. Sem conseguir os resultados desejados, a Record importou do SBT a famosa "grade voadora" e deixou os telespectadores muito irritados com as constantes mudanças em sua programação. Além disso, a inspiração em outras emissoras se transofmrou em cópia descarada, com programas idênticos, apenas mudando o nome e deixando claro até para seu público que de fato copiou o formato.

A audiência da emissora caiu e muito no mês de setembro. Após o erro da alta cúpula da Record em apostar demais na Fazenda, deixando o programa como centro único da programação. Com o fim do Reality e desgaste dos participantes, a emissora não teve como segurar a audiência e raramente seus programas conseguem chegar a dois dígitos.

Mas ainda assim a Record é vice-líder e isso se dá pelo simples fato de que o público tem hábitos. Mudar de hábito não é fácil para o brasileiro, por isso ainda há tempo da Record recuperar-se melhorando sua programação e não perder o segundo lugar. Com a mentalidade de seus diretores, é improvável que isso aconteça, porque como aconteceu com o SBT, o público está se cansando e migrando, e ainda tem o fato de o SBT estar melhorando muito a cada dia e reconquistando o público.

2 Quebraram tudo:

Anderson Diniz disse...

Quem investe nos mesmos formatos de uma única concorrente sem trazer nenhuma inovação, nenhuma diferença, e chegando até a criar nomes nitidamente inspirados nos nomes de programas dessa concorrente (Fantástico/Esporte Espetacular - Domingo Espetacular/Esporte Fantástico) está copiando, sim!

Não subestime a culpa do SBT pela ascensão da Record. O maior responsável pela queda do SBT nos últimos anos foi o próprio SBT!

http://midiaclipping.blogspot.com/2009/08/especial-o-que-o-sbt-tem-comemorar-no.html

E se o SBT não tivesse caído tanto os investimentos da Record não seriam suficientes pra fazer todo esse barulho que ela tem feito!

Unknown disse...

O fato da record ser a vice-líder dá-se ao fato do SBT ter desandado de repente, dando de mão beijada a vice liderança a record. A record copia a globo e pior : el copia mal! Tão mal que nem atores de peso vindos da rede globo não conseguem fazer com que uma novela da emissora dê um show de audiência, pois a produção é péssima e os temas se repetem. A record é muito exagerada, e nunca irá ultrapassar a globo.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira