quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Caminho da Record


A Record quando lançou o desafio de chegar a liderança em alguns anos - isso em 2007 - parecia uma piada, mas quando a emissora começou seu investimento no jornalismo e na teledramaturgia ficou claro que o desafio era sério, talvez inalcançável, mas ao menos dava para perceber que uma emissora iria tentar acabar com o império global.

A facilidade como a emissora dos bispos tomou o segundo lugar do SBT foi assustadora. Uma emissora como o SBT, popular, tradicional e que em alguns momentos da história chegou a incomodar a poderosa Rede Globo, estava simplesmente sucumbindo diante da força da Record e parecia que o fim do SBT se aproximava, como já havia ocorrido com outras no Brasil como a TV Tupi e a TV Manchete.

Mas aí a soberba - pecado, que um bispo evangélico não deveria ter - assolou membros da Igreja Universal e da Rede Record e a emissora se desesperou em busca pela liderança urgente e então passou a apostar em audiência fácil. Substituiu programas de qualidade por lixos televisivos, começou a tentar a todo custo copiar a grade de programação de sucesso da Globo e perdeu completamente a identidade.

As novela tiveram uma queda assustadora de qualidade - não que alguma novela da Record tenha sido uma obra-prima, exceção feita a Essas Mulheres e a atual Poder Paralelo - mas a emissora passou a apostar na violência dentro das novelas, como na horrível Vidas Opostas, que atrai audiência, mas afasta o público fiel e de qualidade.

Em 2009 a emissora entrou em queda, após inúmeros erros de estratégia, como lançar o pífio programa Geraldo Brasil e também ao apostar exaustivamente no Reality Show A Fazenda em detrimento da programação. Além disso, uma grade voadora torna a cada dia a rede motivo de piadas e chacotas, inclusive entre telespectadores.

É provável que em algum momento a Rede Globo tenha se preocupado com a Record, principalmente em momento de crescimento da emissora, quando suas novelas chegavam a 20 pontos de média e seus programas sempre conseguiam dois dígitos, não é mais o caso.

A Fazenda foi, provavelmente, o último grande sucesso da emissora porque cada vez mais temos a impressão que a Record não está a caminho da liderança, mas está a caminho do terceiro lugar.

2 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

Concordo com sua opinião a Rede Record teve uma queda considerável em sua audiência, penso que devido a escolhas mal feitas, por uma direção que talvez naõ esteja apto a tais cargos, como pessoas ligadas a igreja que estão presentes na emissora.A imagem da Globo é muito forte e presente na vida do brasileiro, para a Record ou outra rede de televisaõ roubar esse lugar é preciso melhorar suas programações. E ainda falta muito pra Record ter " O Q de Qualidade da Globo" ( Padrão Globo). A sorte deles é que existem telespectadores que naõ prezam por tais qualidades.... William Araujo

Kadu Gaspar disse...

Que saudade da Record de alguns poucos anos atrás!
Eu acreditava naquela etnão emissorazinha que ameaçava tirar a liderança da Globo! Foi recordista por um bom tempo, mas infelizmente a Record escolheu o caminho errado. Infelizmente.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira