quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Enlatados e Audiência

Tanto a Record quanto o SBT que atualmente protagonizam uma disputa extremamente acirrada pelo segundo lugar de audiência no país têm em suas grades produtos enlatados - e não falo de filmes ou desenhos animados, mas de séries - e esses enlatados normalmente são criticados por ser uma forma simples de obter audiência sem dar a oportunidade de emprego para roteiristas, atores, atrizes e outros profissionais dentro do próprio país.

Talvez isso seja verdade, porém é impossível ignorar o fato de que esses produtos dão resultados, tanto no quesito audiência quanto no quesito faturamento, mas como o faturamento poucas vezes é divulgado, não faz sentido ficarmos aqui debatendo isso, portanto, é melhor nos atermos na audiência.

Um exemplo disso foram as inúmeras críticas que jorraram ao SBT quando a emissora divulgou que exibiria séries americanas em sua grade nobre, colocando em plena disputa com a principal audiência da Globo, a novela das 8. Muitos falaram que a idéia iria fiascar e, até agora o que se viu foi a série Harper's Island ganhar fôlego a cada episódio e já roubar de Bela, a Feia o segundo lugar na preferência do público no horário. O que precisa ainda verificar é se o horário terá fôlego por longo tempo, principalmente quando as séries forem sendo substituídas, a próxima, já divulgada pelo SBT, será Supernatural.

A Record também faz sucesso em audiência com suas séries enlatadas. As franquias de CSI e House ocupam com folga a vice-liderança de audiência no final da noite, o que ajuda - e muito - na média/dia da emissora fazendo ela ainda figurar como vice-líder de preferência. A emissora acertou ao comprar os direitos dessas séries que são sucesso no mundo todo e não seria diferente no Brasil.

Até a Globo exibe enlatados de sucesso, claro que de forma totalmente diferente. A emissora utiliza as férias de diversos programas - como o Programa do Jô - e no início de cada ano exibe as temporadas de Lost, 24 Horas e Prison Break, também conseguindo bons resultados.

O fato, queiram os críticos ou não, é que o formato de séries americanas é um sucesso no mundo e as emissoras brasileiras aparentemente sabem se aproveitar disso na briga ferrenha pela audiência.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira