segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Começou Viver os Clichês


Começou Viver a Vida e o primeiro capítulo deixou algumas impressões. É evidente ser impossível avaliar uma novela pelo primeiro capítulo, mas é bem possível avaliar a tendência da obra. E não me surpreendi em nenhum momento com nenhuma cena exibida.
A fotografia é o mesmo espetáculo de todas as novelas de Manoel Carlos, a direção caprichosa, todos os detalhes pensados, a marcação nitidamente ensaiada a exaustão para deixar a cena sem falhas. E conseguiu.

O primeiro capítulo serviu para mostrar mais uma mocinha pé no saco, cheia de qualidades, a boa filha, a melhor profissional, a moça sonhadora, a mulher sem um grande amor, todos os clichês possíveis de uma protagonista estão ali, inseridos por osmose na Helena de Taís Araújo. Taís Araújo que teve todo o destaque de uma protagonista neste primeiro capítulo, mas ficou bem apagadinha. Tudo bem que não houve uma única cena realmente forte e necessária (como sempre Manoel Carlos cheio de cenas desnecessárias), mas ainda assim, faltou algo na interpretação dela.
O encontro de Helena e Marcos foi mais uma seqüência de clichês. O homem que empresta um objeto e fica encantado pela moça que troca um sorriso demonstrando também estar encantada. Tudo previsível demais.

A seqüência final então, sem dúvida entra para a História da teledramaturgia brasileira como o maior clichê de todos os tempos. “Ah, a Luciana tem que fechar o desfile”, nessa hora eu e o Brasil inteiro pensamos: “Ela vai cair”. Não deu outra, a moça caiu. Criatividade, Maneco, please.

Mas este primeiro capítulo teve pontos positivos também. Aparentemente Manoel Carlos desistiu de fazer novelas com 1500 personagens todos tendo histórias a serem desenvolvidas. Viver a Vida começou com poucos personagens de fato com história e achei isso bastante válido, espero que ele mantenha isso, tem tudo para desenvolver melhor os personagens.

O núcleo de Luciana é infinitamente melhor que o de Helena, aliás, a família de Luciana é o que há de melhor na novela. A briga entre as duas irmãs foi de chorar de rir, apesar da interpretação bisonha da irmã de Luciana, vivida por Aline Morais, que parece vai estar muito bem de novo.

Mas este primeiro capítulo teve uma dona: Lília Cabral. Ela deu uma show de interpretação. Mulher magoada pela vida e que fala verdades sem pensar duas vezes, o que torna tudo mais divertido. Vou gostar dela.

Enfim, Viver a Vida começou, mas ainda não disse a que veio, aliás, disse sim, veio cheia de clichês, como já era previsto e esses clichês tendem a se repetir por longos e infinitos 200 capítulos.

Ah, e a abertura? O que é aquela abertura? Pra quem estava acostumado com o primor de abertura que era Caminho das Índias, aquilo é uma piada. Pela abertura, a música tema devia ser Aquarela. (e a Bossa Nova está lá, de novo, ai Maneco, ninguém agüenta isso.)

21 Quebraram tudo:

tommy disse...

Pois é, né? Muito do mesmo. Maneco continua o mesmo. Gostei do capitulo, mas já deu pra sentir que a novela vai ser bem previsível. Saudades da "A Favorita".

marco disse...

rapaz eu não gosto de novela, ja disse varias vezes que quem assisti um capitulo ja viu tudo! principalmente as novelas de manuel carlos, essa coisa de bossa nova ja esta velha a muito tempo. voce acertou em tudo que disse e ' olha que não assisto novelas"(rs) . parabens.

lince disse...

"O núcleo de Luciana é infinitamente melhor que o de Helena, aliás, a família de Luciana é o que há de melhor na novela. A briga entre as duas irmãs foi de chorar de rir, apesar da interpretação bisonha da irmã de Luciana, vivida por Aline Morais, que parece vai estar muito bem de novo."

^
^
^
Saquei completamente qual é a sua cara , não vou perder tempo aqui não...lamentável...

@tvxtv disse...

E qual é a minha, Lince? Conte aí pra mim.

Kadu disse...

^

Volta sim. Todos nós sabemos que volta haha

Anônimo disse...

Meu filho, meu querido, é uma pena que ainda permitam que uma pessoa como você comente as novelas do Manoel Carlos....e o que é pior, comparar a abertura com aquela porcaria de Caminho das Índias?!Aquela sim foi a novela mais ridícula dos últimos tempos!!Que sem dúvida não retrata em nada o cotidiano REAL de nossas vidas.
Novela do Maneco é novela que faz bem assistir, que dá vontade de parar tudo pra ver o que vai acontecer com seus personagens, que não sei se vc sabe ele mantém a tradição de ALGUNS nomes por um motivo, porém, se você não sabe estes motivos estude mais um pouco e aprenda sobre a vida de MANOEL CARLOS!!!

Anônimo disse...

AH Sem condições ver Viver a vida ,de problemas cotidianos ja chega os nossos ,dos amigos ,vizinhos etc. Qdo se liga a TV fora da parte informativa,quer se ver algo que te transporte pra outro lugar ,que te faça pensar,amar,chorar,rir.Exemplo o filme AMOR ALEM DAS FRONTEIRAS ,O JARDINEIRO FIEL,O PACIENTE INGLES,INDIANA JONES etc.. roteiros ,lugares ,dramas,amor ,morte,vida, mas que te deem o chamado entreterimento .Pq ver aquela TAIS ARAUJO falando da vida da Helena ,e a louca Lilian Cabral dando pitch aiiiiiiii sai de ré .MANE troca o disco ,vira a pagina, cai na real .

Lílian Bonard disse...

Vocês são paulistas? Estou com essa leve impressão. O Manoel Carlos tem uma fórmula que dá certo e sempre dará. Só pra ressaltar, a abertura da novela, tem TUDO A VER com o título. "Viver". Linhas (talvez do tempo) se encontrando, fluindo, passando, leves. Com cores vivas. Tudo a ver.
Faltou um pouquinho de percepção da sua parte. Acho que você realmente deveria esperar aquela "uma semana" pra dar o seu pitaco. Graças a Deus acabou aquela "novela" com um bando de caricaturas ambulantes. Nada como uma obra da vida real.

Anônimo disse...

Eu sou paulista, mas amoooo as novelas do Manoel Carlos, têm clichê? têm, adoroooooooooooo, qual novela não tem. O seu comentário, meu querido, necessita de uma boa pesquisa. Ele simplesmente tem o melhor texto de todos os autores, se ele repete mais ou repete menos, isso é uma opinião sua, acredito que quem não assista novelas vá ler a sua crítica e achar td certo. Não interessa quem sou, minha profissão, ou qualquer outra coisa que me faça entender de novelas. Dou nota 8 pro primeiro capítulo. Mas já sei que com o texto maravilhoso, boa direção e personagens que serão marcantes minhas próximas notas serão 10,11,12,13... Caro "crítico", o melhor que vc possa fazer é realmente ir dommir, enquanto nós vamos assistir a novela, porque alguém que faz uma crítica dessas não deveria nem achar que entende de novela, ou melhor, de um bom texto.

Anônimo disse...

Parabéns Daniel! Escreve o que se sabe, com pertença.
Toda vez que a Globo necessita garantir a audiência, vende o pseudo modus vivendi bossa nova carioca, como se isso fosse real. Nas últimas novelas ne Manoel Carlos, assistia alguns capítulos apenas para observar os cenários, para fins de trabalho. A trama é um lixo, as falas pobres e pensam que somos todos alienados. Melhor zapear...

@tvxtv disse...

Obrigado a todos pelos comentários

Aos que gostaram, agradeço o apoio e aos que não gostaram da crítica, entendo o ponto de vista de vocês, os respeito, sei que muita gente gosta do estilo de Manoel Carlos, tanto que ele está aí a tanto tempo com novelas de sucesso, mas minha opinião se mantém. :D

Lia disse...

Viver a vida. De quem?

É impressionante como o autor da novela "Viver a Vida" (que começou ontem) consegue expressar o que há de mais superficial, medíocre e pobre da vida da classe média carioca. Não importa se aparecem ricos e pobres, negros e nisseis. É a cabeça vazia da classe média, com o clichê Leblon-Búzios-modelos. Os diálogos parecem "trancinhas" de comadres, as frases, mensagens de adolescentes, mesmo na boca de personagens "maduras". A idade do autor talvez fizesse com que ele ultrapassasse esses pequenos valores, mas ele de fato parece pensar assim mesmo. E vamos nos preparar, porque ele adora um câncerzinho. Como li num blog hoje, é dar sono.

Paulo Montanaro disse...

Quero esperar para ver mais daqui para frente... creio que uma ou duas semanas mostram se a novela tem potencial para superar a sua predecessora em audiência e trama... vamos ver.

Há braços
Paulo

marco disse...

É cara tem muita gente aqui que gosta de porcaria, mas muita porcaria mesmo! e pior que assina como anonimo, tem medo de que? daniel o que vc falou esta certissimo, só um(a) diota pensa que não.

Lia disse...

Segundo capítulo: pior ainda. Só bobagens...

@tvxtv disse...

É Lia, mais do que bobagens, foi nova sucessão de clichês evidentes e previsíveis. Eu já enjoei. :S

Ricardo Motta disse...

Já vi que essa novela pode se tornar uma nova America(de gloria perez), com diversos pseudo críticos(internautas) e pessoas ditas especialistas na área(midia em geral)metendo pau , e o público que não tá nem ai pra crítica fazendo a novela bombar.
Eu gostei!
Apesar do cenário chique, que pra muitos traz a imagem da futilidade, os diálogos estão muito eficazes com relação a proposta da trama, e muito interessantes também.

Kadu disse...

Eu sempre gostei do estilo Maneco de fazer novela, mas dizer que suas tramas não são repetitivas é demais, né!? Ultimamente, até no nome: "Páginas da Vida", "Viver a Vida"...

Sobre a abertura, ainda há tempo de mudar! Alguém na Globo deve ter pedido simplicidade e Hans Donner exagerou! Podiam, ao menos, substituir aquele fundo branco por imagens.

marco disse...

Rodrigo Santoro?! é uma piada né? os personagens internacional foram bizonhos, os demais atores merecem suas colocações. agora foram injustos com wagner moura, tarcisio meira e alguns atores dos anos 60 quando a coisa era mais artesanal. tirando santoro o resto ta bom!

julia disse...

Nossa, esse povo que não sabe ler crítica hein...vou te contar! levam tudo pro lado pessoal! ficam falando do crítico...se não gostou faz a sua crítica, oras! ou então comente respeitavelmente
o que que tem a ver a pessoa ser paulista? não pode gostar da novela não? que mentalidade mais atrasada...
só pra deixar bem claro: sou mineira.
acho ridículo, somos todos brasileiros.
para mim, o capítulo deixou a desejar sim, parabéns pela crítica Daniel Cézar!

Anônimo disse...

a novela começou fadada ao fracasso.helena é umporre,chata,arrogante,se sentindo a dona da moral.critica luciana mas esconde seus pecados debaixo do tapete,matou o filho para se dar bem na carreira,se veste de noiva na suite da ex e para completar vai morar na casa que era da outra.so estes detalhes ja demonstram que maravilha de carater tem esta moça.fora tudo isto tais esta horrivel,arrogante e esqueceu que para ser uma protagonista não vale so caras e bocas tem de ter humildade

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira