segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A Fazenda - O fim de um ciclo


Não quero e não vou entrar no mérito da questão de quem venceu A Fazenda e de quem merecia vencer. Se eu tiver que discutir favoritismo e merecimento terei que colocar em pauta a clara manipulação dos resultados feita pela Rede Record (todas as enquetes da internet apontavam Danni Carlos como a vencedora, no fim Dado venceu com 83% dos votos).

A discussão que se deve fazer é que terminou o programa de maior audiência e faturamento da Rede Record em 2009 e, talvez, de toda sua história recente, desde que a emissora assumiu a mania de grandeza e intenção de um dia tornar-se líder de audiência.

A Fazenda começou como uma incógnita até tornar-se o sucesso consolidado que foi ao longo desses 84 dias de exibição. E a produção do programa trabalhou feito gente grande. Com edições rápidas e ágeis, criando sempre um clima folhetinesco de novela, o diretor soube dar o tom correto para o Reality. Os participantes também ajudaram, é bem verdade, tanto que dificilmente a emissora conseguirá reunir um grupo tão bom para uma nova edição. Nessa edição teve de tudo: romance, briga, choro, tristeza, novas amizades, frustração. Enfim, todos os ingredientes necessários para o sucesso.

E a emissora soube também tornar de A Fazenda o sucesso que ela foi. Com inserções em outros programas de sucesso da Casa, o público sempre sabia o que ocorreria nas edições do Reality e, mais, sabia também que encontraria o eliminado da semana em participações nos outros programas. Todos eles passaram pelo Hoje em Dia, Melhor do Brasil, Geraldo Brasil e Tudo é Possível e, sem exageros, o que era melhor.

Mas como tudo na Record erra a mão, não seria diferente nesse caso. Quando a história de vida de Carlinhos e as brigas de Dado X Pedro e Dado X Carlinhos começaram, a emissora se perdeu. Levando os familiares dos participantes para seus programas, toda a programação da Record só falava do Reality e aí começou a cansar. Um exemplo disso foi pós-eliminação em que Carlinhos passou o dia todo na emissora, ficando todo o programa Hoje em Dia e todo o Geraldo Brasil. Detalhe, a Record mudou toda sua programação, deixando o Hoje em Dia até quase às 3 horas da tarde e o Geraldo até quase às 8 da noite num ato de puro desrespeito com os telespectadores.

Ontem, na final, novamente uma edição ágil e interessante. A presença de Gugu foi discreta, provavelmente ele não aceitou ter sua imagem explorada violentamente, no que fez muito bem. A audiência ficou muito abaixo do que eu esperava, até a meia-noite o máximo que havia sido registrado eram 28 de pico, número de uma exibição normal de domingo de A Fazenda. A audiência deslanchou mesmo após o anúncio do vencedor, atingindo picos de 34 pontos, mas aí já era de madrugada e o programa estava no fim.

O fim de um ciclo, assim pode-se definitir o fim de A Fazenda. Até quarta-feira não se falará em outra coisa na emissora dos bispos, mas, e depois? A Record não soube aproveitar o sucesso do programa e sua realidade é preocupante, pois o SBT tem estreias para o próximo fim de semana e, ao que tudo indica, vai recuperar a vice-liderança. Vamos pagar para ver.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira