segunda-feira, 10 de agosto de 2009

2009 O Ano do Cinema Nacional


Desde a "retomada" do Cinema Brasileiro que não vemos tantas superproduções - para os padrões nacionais, é claro - e tamanho retorno do público como em 2009. Normalmente são raros os filmes brasileiros que conseguem atingir marcas expressivas e quase nunca um filme nacional entra na casa do milhão de telespectadores indo assistir no cinema.

Em 2009 já temos 4 produções que conseguiram este feito e, caminhamos para superar este número até o fim do ano. Pode-se questionar a qualidade de alguns filmes, mas é inegável que o investimento tem melhorado e, mais, que os roteiros têm melhorado consideravelmente, porque não é o investimento que leva o público às salas de cinema, mas é um bom filme, sendo nacional ou não.

Muito se tem faldo do fenômeno de "audiência" nacional o filme de Daniel Filho "Se eu fosse você 2" que já levou mais de 5 milhões de pessoas a assistí-lo, recorde absoluto para filmes nacionais. A crítica não se derreteu de elogios, mas é praticamente lugar comum a afirmação que a continuação é infinitamente superior ao primeiro e, temos Glória Pires inspirada como nunca, melhor até que Tony Ramos dessa vez.

Mas filme de comédia sempre teve muito público no Brasil, desde os tempos de O Auto da Compadecida. Mesmo assim, temos outras produções que estão bem, como é o caso do bom filme "Mulher Invisível" que já beira os 3 milhões de espectadores, números muito acima do esperado pela produção. Muito disso devido a excepcional interpretação de Selton Melo que, num filme com roteiro melhor, teria chance de vencer prêmios internacionais por essa atuação.

Mais dois trabalhos caminham muito bem, um deles é o fraco, fraquíssimo, Jean Charles, cujo roteiro foi escrito de forma errônea baseando-se na vida pacata do brasileiro assassinado pela polícia inglesa ao ser confundido com um terrorista. Como eu já disse aqui no blog, a história é fraca, mas o filme se salva pela brilhante atuação de Selton Melo que parece estar em seu ano, com duas atuações impecáveis. "Jean Charles" já ultrapassou a marca de um milhão de visitas ao cinema.

O outro filme que também vai bem no que diz respeito a público é o detestável "Divã", a produção mais fraca do cinema nacional entre as "tops". Com uma atuação pobre de praticamente todo o elenco, o filme é muito mais explorado pelo prisma erótico e acaba caindo na mesmice de filmes nacionais antigos, principalmente pela direção frágil. Mesmo assim o filme também já ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores.

Outros dois trabalhos prometem superar a barreira do milhão para 2009. O primeiro tem tudo para ser o melhor trabalho do cinema em 2009. "Tempos de Paz" com Tony Ramos e o sensacional Dan Stulback não deve ter dificuldades em ultrapassar a marca de um milhão, muito pelo elenco forte, pelo selo da Globo Filmes que está fazendo uma mega divulgação, pela direção firme de Daniel Filho, mas também pela crítica positiva que vem recebendo. A outra obra é mais um filme de humor e que - segundo especialistas - deve levar mais de 3 milhões de pessoas ao cinema, "Os Normais 2" tem sido tratado como a grande produção brasileira em 2009. Humor ainda mais escraxado do que no filme anterior e na série e com uma dose de erotismo sádico.

Enfim, esperamos que após um 2009 farto, o cinema nacional perceba que é possível sim levar o público às salas para assistir produções nacionais, a prova é que esses 04 filmes juntos, já ultrapassaram os 10 milhões de espectadores e com esses dois outros que estão entrando em cartaz, esse número pode chegar a incríveis 15 milhões de pessoas assistindo a filmes nacionais num único ano. Are Baba.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira