quinta-feira, 23 de julho de 2009

A regularidade de A Fazenda


Já foram inúmeras eliminações. O programa começou cheio de oba-oba com a Rede Record fazendo lançamento de super produção e aguardando retorno milionário em anúncios, merchans e, obviamente, em audiência.

A primeira semana foi claramente carregada e cansativa, mas a partir daí os acertos se sucederam e A Fazenda começou a chamar a atenção do telespectador por suas edições rápidas e, principalmente pela incrível química entre os participantes. Inúmeras brigas (Théo Becker que o diga), amizades se formando, grupos se estreitando.

Dia após dia foi ficando claro o que sempre se vê em Realitties Shows desse porte (como Big Brother e Casa dos Artistas), um grupo de participantes que se une para ficar mais forte e continuar na casa o máximo de tempo possível (um exemplo recente disso foi o tal lado "B" do Big Brother que levou Fran, Max e Pri para a final do programa). Em A Fazenda este grupo está claro e é claramente comandado por Danielle Souza, a Samambaia.

Tudo bem que a estratégia que parecia muito boa começou a se diluir quando Mirella tomou um tombo ao ser eliminada do programa no último domingo, mas fato é que Danielle Souza aparece como grande candidata a conquistar o programa e a bolada.

Após tanto tempo de programa, já é possível dizer que A Fazenda tem uma regularidade que impressiona, ao contrário de tudo na Record que oscila muito. O programa conquistou grandes anunciantes, mas não há o alarde por conta disso, nem grande mudanças e nem novas inserções que encheriam muito o saco.

No quesito audiência - que parece ser o mais importante para os diretores - também há essa regularidade, sem sobressaltos. Todos sabem os números aproximados do programa a cada dia, vejamos: Na segunda e na terça normalmente gira entre 12 e 14 pontos; na quarta esse número normalmente sobe para 16 a 18; na quinta raramente passa dos 12 e na sexta gira em torno dos 14. No final de semana é mais interessante, edições longas e no sábado o programa tem audiência entre os 13 e 15 e no domingo nunca fica abaixo dos 18 com picos de até 25.

Essa regularidade garante ao programa a estabilidade, coisa que praticamente nenhum programa da grade atual da Record tem. É possível identificar o público e assim ter a tranquilidade de que novas edições poderão ser feitas, já que A FAzenda aparentemente tem seu público conquistado e nada de mudança gerada por ser "fenômeno", apenas telespectadores que gostam do formato.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira