sexta-feira, 31 de julho de 2009

Os 50 Pontos de Poder Paralelo


Depois de um tempo sem falar da novela da Record, tenho que voltar ao tema, como prometi no post anterior, por uma série de razões, mas o principal é pelos capítulos dessas últimas semanas que tem sido muito - e quando digo muito, é realmente muito - acima da média.

Especialmente o capítulo de quinta-feira foi redondinho como raras vezes se vê numa novela. Poder Paralelo tem uma qualidade que apenas A Favorita tinha, a capacidade do autor em não incluir as barrigas - período em que tudo fica em banho-maria e não acontece quase nada, só para ganhar tempo - e a cada capítulo acontece uma coisa nova, com histórias ágeis e cheias de emoção.

Não é a toa que a novela que venceu nossa lista de melhores novelas tenha sido A Favorita, uma novela inovadora que abandonou o tradicional folhetim com histórias de amor e adotou suspense, emoção e principalmente muita briga (no sentido de disputa). Poder Paralelo tem folhetim, tem história de amor, mas o foco na máfia, a disputa pelo poder, a corrupção policial, tudo sempre com fineza, sem apelação, colocarão essa novela certamente entre as melhores já produzidas.

Poder Paralelo é, de longe, a melhor produção de novelas da Rede Record, e não há nem sequer possibilidade de comparar com qualquer outra. Lauro Cézar Muniz definitivamente recuperou a inspiração após o trabalho abaixo da média em Cidadão Brasileiro e, em sua melhor forma, escreve um texto primoroso, num horário horrendo e ainda assim segue mantendo a Record como vice-líder e sempre com dois dígitos.

Eu disse ainda há pouco a uma amiga que, com a grade atual da Globo, Paraíso atingindo médias de 30 pontos, Caras e Bocas chegando a 36 e Caminho das Índias a 44, se Poder Paralelo fosse global, no horário de Caminho das Índias e com o padrão globo para divulgação, certamente essa novela já teria ultrapassado a marca de 50 pontos de média, porque recebendo alto, ela certamente subiria fácil porque o texto é espetacular.

Falar de Poder Paralelo e não falar de Paloma Duarte é cometer sacrilégio. Eu já disse que ela tem sido destaque da novela e na atuação feminina brasileira em 2009. No capítulo de quinta-feira, toda a seqüência em que Rudi faz escandâlo no hotel, depois Fernanda Lyra tem que se explicar pra imprensa e, principalmente, conversando no telefone com Rudi enquanto ele dispara com o carro para provocar um acidnete, foi a melhor seqüência da novela e a melhor em 2009. A atuação de Paloma esteve impecável, todos os seus movimentos, o texto, a forma de olhar, tudo esteve perfeito. Ela vem dando provas de que a Globo a aproveitava muito, muito mal.

Não contem pra ninguém, mas começo a achar a atuação de Paloma Duarte do mesmo nível de Patrícia Pilar em A Favorita, vamos ver se ela mantém esse incrível nível alto até o fim. E Poder Paralelo também só não aparece como minha segunda novela predileta porque o elenco como um todo é abaixo da média, com algumas exceções, claro.

Ainda assim, eu recomendo, Poder Paralelo, em horários malucos e sempre mudando, na Record.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira