segunda-feira, 1 de junho de 2009

Finalmente uma Cena Antológica

Eu achei que Caminho das Índias fosse passar em seus 200 capítulos desapercebida pelo grande público por faltar uma cena antológica. Após mais da metade da obra, tivemos algumas cenas boas, outras cenas ótimas, algumas cenas divertidas, mas nenhuma cena antológica. Agora, Gloria Perez pode acabar sua novela, finalmente a tal cena foi ao ar nesta segunda-feira.

Após um começo cheio de expectativas, Caminho das Índias se perdeu ao longo dos meses em todas as tramas, sem exceção, o que prejudicou e muito a novela, porém, continuava grande a expectativa para o dia em que a vilã Yvone (Letícia Sabatella) deixaria o milionário Raul Cadore (Alexandre Borges) na miséria. E o dia finalmente chegou.

A cena foi magnífica, muito bem escrita por Glória Perez que pensou em todos os nuances desse desfecho. Muito bem dirigida, uma vez que era necessária uma edição correta, posicionamento de luzes e câmeras perfeitos para dar o tom exato de sensualidade e duabiedade que a cena exigia. Mas principalmente, a cena foi rica em interpretação. Alexandre Borges deu um show na pele de Raul, enquanto deitado na cama, era algemado e via o seu amor se vestir de forma sensual para "ele", sua expressão de desejo dizia tudo.

Mas a cena foi de Letícia Sabatella, a atriz que nunca me convenceu como vilã desde que a novela estreou, foi um espetáculo a parte na engrenagem da cena. Sensual, porém sempre simples como é o seu marco. Sempre sorrindo e com uma crueldade mórbida ao dizer frases de efeito como "eu te desejo muito, sabia?". Letícia deu a Yvone a dimensão exata de vilania que a cena necessitava.

O fim foi com chave de ouro. Já vestida, enquanto Raul explodia de desejo, ela joga um beijo no ar e diz simplesmente: "E aí, foi bom pra você?" Então pega sua mala e sai calmamente do quarto. Brilhante, palmas de pé para Letícia Sabatella.

Só um detalhe, houve um erro de estratégia da Globo. Ficou claro que a emissora optou por exibir a cena no segundo dia de exibição de A Fazenda para tentar prender o seu telespectador, fato que João Emannuel Carneiro perpetuou em A Favorita. Mas o nosso querido JEC foi mestre nisso, lembram-se o que ele fez para revelar quem era a vilã? A revelação ocorreu num capítulo de terça-feira e no primeiro bloco. Sim, logo no primeiro bloco e o desfecho continuou por todo o episódio, com pitadas de cenas para prender o telespectador.

Colocar a cena principal no fim, como ficou claro que seria, faz o telespectador migrar para outras emissoras, até porque o capítulo como um todo foi fraco, só pra variar, e voltar no momento do último bloco. Aí amanhã assiste o primeiro bloco e pronto. Tudo meio previsível na direção, ne?

Não achei o vídeo no youtube ainda. Tem no site da novela e se você achar no youtube, nos passe nos comentários. Mas vale a pena ver a cena, a melhor da novela até o momento.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira