sábado, 30 de maio de 2009

Tudo Novo de Novo - Invasões


Tudo Novo de Novo acaba de conquistar um marco que deveria ser comentado para que as próximas gerações jamais se esquecessem. Ela ultrapassou nesse último episódio a barreira da perfeição. Sem medo de errar já posso dizer que a série é a minha predileta atualmente, isso inclui as americanas.

O episódio "Invasões" que mostra a casa de Clara literalmente ser invadida por diversas pessoas (seu pai, sua enteada, a empregada com o filho) traz significados que são muito mais profundos que simples invasões físicas e de privacidade. A forma como a família invade o tempo, a vida, os gostos de Clara sugam toda a sua força e estão tornando-a uma mulher abatida, quase amargurada pelos problemas e pela responsabilidade de ter que ser a esteira de tantas pessoas ao seu redor.

Enquanto isso, Miguel continua com duas filhas adolescentes: a sua filha Júlia e a sua ex-mulher Rute, que continua agindo como se tivesse 13 anos de idade. As conseqüências de tantos problema causaram problemas psicológicos em Júlia, o que faz sentido, mas temperou a relação de Miguel e Clara com mais ingredientes bombásticos.

Para quem acompanha Tudo Novo de Novo desde o primeiro episódio como eu, é motivo para se comemorar a evolução das personagens e das relações. Incrível como cada personagem tem uma personalidade marcante que foi facilmente identificada neste brilhante episódio. Carol é a incompleta, que não tem tudo o que quer, inclusive a atenção da mãe; Léo é o único adulto da história, sim uma criança de uns 7 anos, é o único que não dá trabalho para os protagonista, ao contrário, ele é sempre quem tem as frases mais sábias, como hoje: "Por que o filho da empregada não sai de lá e eu, que sou seu filho, não volto pra minha casa?". Simples como um mais um; Júlia é a adolescente traumatizada e que tem tudo para ser uma jovem rebelde, carente e confusa.

Em meio a tudo isso temos a relação entre Clara e Miguel que, a despeito de tantos problemas, aprenderam a se tornar cúmplices, a começar "tudo novo de novo" diariamente para que assim, os problemas não atrapalhem a relação.

*****************************

Vocês já notaram como tudo se encaixa nessa série? Em qualquer outra série, mal escrita, acharíamos absurdo tantas coisas acontecerem simultaneamente com os protagonistas, mas ali não, tudo faz sentido e lembra muito a vida da gente? Em minha casa pelo menos vive acontecendo essas maluquices e quando começa vem tudo de uma vez. Te entendo Clara, eu juro.

*****************************

O choro de Clara após a malcriação de Júlia, para mim teve um significado importante, ela é forte, é uma mãe forte, uma filha forte, uma profissional forte, mas é uma namorada fraca que depende da força e estrutura de Miguel para continuar de pé. Não se dar com a filha da única pessoa que dá base para ela foi a morte.

*****************************

A cena da broxada de Miguel e de Clara no motel foi divertida, e foi muito fofo ver os dois desabafando os próprios problemas olhando para o espelho no teto, deitados na cama redonda.

*****************************

Cena final, de novo, PER-FEI-TA. Tantos problemas? Filha doente? Pai doente? Casa cheia? Ex-mulher com crise? Ex-marido irresponsável? Dane-se, vamos comer cachorro-quente... Muito fofo.

*****************************

Melhor episódio da série. Melhor episódio de séries brasileiras em 2009. Melhor episódio de qualquer série em 2009. Fato. Duvida? Vai assistir, vai.

2 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

Eu amo demais todos os episodios!! Impossivel escolher um melhor. Mas ontem foi perfeito mesmo.

Jay disse...

Duvido, e nao vou assistir merda nenhuma não. =D

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira