sexta-feira, 29 de maio de 2009

Força Tarefa - Fogo Cerrado


Foi um episódio atípico, bem atípico. Força Tarefa é uma série pautada pela profundidade da história, pela densidade das personagens e pelo apelo psicológico que os policiais utilizam para realizar suas prisões e cumprir suas missões com a menor quantidade de tiros possível. Não foi isso que vimos neste episódio.

Algumas pessoas cobravam um episódio agitado, tenso, colocando o Tenente Wilson sob uma pressão de policial em verdadeira ação, o que de fato ainda não tinha acontecido. "Fogo Cerrado" teve isso de sobra.

Realizando uma transferência de um policial preso numa cidadezinha, Tenente Wilson se vê envolto a um ataque de criminosos a delegacia e ataque com armas pesadas, enquanto ele, o delegado (que é um mala), seu cabo companheiro e o carcereiro tentam defender o local.

O episódio foi pintado de vários momentos tensos, principalmente com o ataque da escrivã de polícia que resolve desabafar contra o delegado mala e despeja toda sua ira contra ele. Outro momento marcante foi o delegado ameaçando matar o traficante que comemorava o fato de "sua gente" estar invadindo o local para tirá-lo de lá.

A seqüência em que o office boy que entrega as marmitas dos presos é assassinato na porta de entrega da delegacia foi chocante. Muitos tiros e o corpo dele caindo em câmera lenta, incrível como a Globo se solta mais nas edições a cada episódio. Tá melhorando e muito.

Mas a edição infelizmente cometeu um erro bizarro. Todas as vezes em que o Wilson e o delegado conversavam sobre a possibilidade de usar o marginal como escudo para tirar o carcereiro ferido da delegacia aparecia em seguida o cabo corrupto, preso e que Wilson estava indo buscar a transferência. Essa edição torpe deixou claro que o ataque a delegacia não era para salvar o traficante, mas o cabo que sabia nome de gente graúda no tal esquema de tráfico.

Quando o Tenente Wilson entregou a arma para que o cabo ajudasse a evitar a invasão no mesmo instante eu disse: "agora a arma na nuca". Dito e feito, quando o Tenente se virou, a arma estava apontada contra ele. Clichê até a hora da morte.

Essa seqüência poderia destruir um episódio muito bem amarrado, mas ele foi salvo. Quando o cabo começou a sair da delegacia dizendo a Wilson que "sua gente" estava o salvando por que "eram seus amigos" ele sofreu uma saraivada de tiros e tombou morto. Todo o esquema organizado para matar "o que sabia demais". Simples assim.

Este episódio de Força Tarefa deu um corte na continuação da série, em que mostrava o desenvolver de relacionamentos de Wilson com sua chefia, com seus colegas e, principalmente, com sua namorada. Porém, ao contrário do que eu pensei, não foi um episódio solto, porque se prendeu a muitas outras pontas anteriores, como aquela que se foca na forma como Wilson encara o trabalho, com seriedade e um profissionalismo incrível.

Ah, e teve muitos tiros, mortes impressionantes, sangue jorrando pra todo lado, exatamente como o brasileiro adora. Episódio que mantém o nível da série.

1 Quebraram tudo:

Jay disse...

Ronaldo!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira